A Black Boots começou em 1996, há 20 anos atrás. Os primeiros produtos foram botas e coturnos próprios, mas aos poucos a loja foi acrescentando outros parceiros. Com seu posicionamento arrojado, se tornou ponto conceito para muitas marcas importantes que foram chegando ao Brasil.
A loja física atual fica em Belo Horizonte, na Rua Sergipe 1233, Savassi. É um espaço que faz você se sentir em casa, não importa quem é ou o que é você é. A próxima vez que você estiver em Belo Horizonte, separe um tempo para visitar com os amigos.
Acho que vocês já sabem, mas eu trabalhei lá, de 2013 até 2017. Coordenei a transformação digital da marca. O objetivo foi expandir a visibilidade online para contar sua história a nível nacional e implementar uma operação de e-commerce mais robusta – aproveitando um trabalho na internet que começou nos anos 2000, mas que ainda não havia tomado forma de um negócio de escala nacional.
Acho que conseguimos! O número de visitas do site aumento em 500% e as vendas em 750% em três anos. Além disso, a marca Black Boots tomou de vez o primeiro plano, firmando-se com credibilidade como uma das principais marcas de botas do país. Os produtos próprios passaram a ser vistos como melhores do que de outras marcas de botas, e aos poucos, a loja foi se transformando em um espaço quase 100% Black Boots.
O mais bacana? Me lembro de quando comecei o trabalho no Instagram, com menos de 200 seguidores e no Facebook com menos de 30.000. Hoje, são milhares de pessoas no Brasil inteiro seguindo e curtindo fotos que nós tiramos e interagindo com as nossas histórias. Tudo isso sem basicamente investir nada em “compra”. Novos amigos que nos encontraram de forma orgânica.
Pos bem, no meio desse caminho, em 2016, fui convidou para ser sócio de uma loja física nova, que seria a primeira loja-franquia. Foi uma oportunidade incrível que começou há três anos atrás no Tumblr. Fiquei muito feliz… mas com certeza foi muito intenso! Sabíamos o que era pra ser: Um espaço simples e criativo, para encontros, reuniões e conversas, mas montar não é nada fácil.
A Nova Loja Black Boots
A troca de espaço foi uma grande mudança na empresa. A loja antiga era maior e compartilhava espaço com o e-commerce. Não precisávamos de um espaço enorme para atender os clientes, e como não é sensato pagar aluguel para guardar estoque, veio a busca por um espaço bem localizado e um galpão para os produtos. O ritmo mudou, mas acima de tudo isso está a vontade de aprimorar a interação com os clientes e entregar produtos melhores. Não necessáriamente mais rápido ou com o melhor preço, mas feitos com esmero para durar.
Essa hospitalidade está no sangue. A Black Boots cresceu agregando interações entre funcionários, clientes, fornecedores, parceiros, amigos, etc. Ela foi interagindo com a vida redor, gente diferente, mas bem parecida…afinal, são apenas os detalhes que mudam! Lá na loja tem os velhos conhecidos que nós novatos vamos conhecendo, e também tem os rostos novos que chegam todos os dias, nossa vez de cultivar relacionamentos.
Todas essas pessoas que passaram e ainda vão passar pela loja deixaram alguma coisa… ideias, aprendizados, um objeto, um abraço. Levam algo também… podem ser produtos, ou inspirações, apenas uma experiência agradável. Espero ajudar a reproduzir um pouquinho disso na recém nascida!
Para isso a loja foi montada com muito carinho, tudo feito em casa; inspirações minhas, projeto da Camila que trabalha no atendimento, obra e montagem pelo Flávio, ex-vendedor que ficou uns 10 anos na loja, decoração com objetos do quarto de um, do arquivo do outro. Toque pessoal, simples, como as melhores coisas da vida.
A lição mais importante que aprendi nessa experiência? Várias! Nunca imaginei que postar no Tumblr ia virar isso. Deixa explicar… comecei a minha jornada no digital testando os princípios do “tráfego orgânico”. Montei um Tumblr onde postava o que gostava, e foi lá que iniciei as conversas com a loja.
Aprendi muito porque sabía tão pouco! Acho que a lição # 1 é que o varejo é um processo contínuo. O ambiente é imprevisível e você tem que se adaptar e improvisar. Há a o desafio de equilibrar a necessidade de retorno com a curadoria e visão nova, principalmente em uma cidade não considerada “mente aberta”.
Pense muito pra frente, e os clientes podem não estar pronto. Aí não vai vender nada. Por outro lado, se for satisfazer apenas as curvas de tendência e trabalhar o que vende rápido, vai apenas seguir tendências sem nunca estar à frente da curva. Algumas lições que eu aprendi neste espaço de tempo trabalhando na loja física.
Bem… eu agradeço novamente a todos aqueles que compareceram à inauguração, em pessoa, em espírito, ou lendo esse post aqui!
Lembrando, o novo endereço é Rua Sergipe 1233, Belo Horizonte, Savassi.
Parabéns pela loja, pela bela decoração e, principalmente, pela ideia criativa. Embora seja comum no exterior, loja com este espírito de bom atendimento, com produtos tradicionais, porém inovadores, e feitos com alta qualidade ainda é rara aqui no Brasil. Espero visitar novamente Belo Horizonte, de novo irei tomar algumas Backers, comer queijo do Mercado Central e terei a oportunidade de conhecer a Black Boots.
Ei Lucas, depois de perguntar a respeito da Black Boots achei esse text muito bem escrito (como todos os outros) com charme e maestria. Grande abraço, Caio
Essa loja é ótima. Por acaso vcs teriam uma assistência técnica ou alguém pra indicar aqui em BH prá fazer uma troca de solado? Meu filho comprou um coturno aí e depois de um longo e tenebroso inverno a sola furou. As sapatarias comuns não dispõe dessa sola. Me dê um help? Obrigada 😊
Oi Inês. Tudo bem? Eu normalmente vou até os sapateiros comuns ou converso com a loja/marca onde comprei para entender se é possível enviar de volta para trocar a sola.