Qualidade é melhor do que a quantidade. Não tenho muitos leitores aqui mas sempre me surpreendo quando algum deles comenta alguma coisa. Não sei como vem parar aqui, mas os comentários são sensacionais, como por exemplo neste post sobre a calçados com construção goodyear welted. Obrigado pessoal!
O Fernando Paschoal Xavier é de uma família de sapateiros que trabalharam com esse tipo de calçado nos anos 60 e 70. Depois de muitos anos de inatividade, ele resolveu reunir um grupo antigo para voltar a fabricar sapatos palmilhados da marca Joseph Paschoal Bootmaker. É um grande desafio, ele disse:
“Praticamente todas as etapas são feitas a mão. São sapatos feito para durar, com muita técnica e atenção aos detalhes. Fazemos sapatos porque amamos e nosso coração vai junto com eles!! Leva tanto tempo para faze-los um que até nos apegamos.”
A informação é que a Joseph Paschoal está fazendo sapatos palmilhados (goodyear sem a máquina) e os “Blake Rapid”. O acabamento segue a linha dos calçados itailanos e francêses (pátina, tingimento, pinturas elaboradas, etc). O Fernando confirmou que mesmo em Franca, terra dos calçados, é difícil encontrar o equipamento e quem trabalhe com sapatos palmilhados:
“As linhas Goodyear, que são compostas por várias maquinas, estão incompletas. Sempre tem uma das cinco máquinas faltando, e as outras precisam de manutenção. Não há muitos mecânicos que sabem fazer o que precisa. O outro problema é achar quem vai opera-las. Não existem muitas pessoas que queiram. A maioria já esta com idade avançada e não tem mais disposição, sem contar a exigência de adaptação à norma de segurança (NR12), praticamente impossível em equipamentos com essa idade. Mesmo com as máquinas, o processo é 80% competência do operador. Mesmo encontrando o equipamento, ainda é quase impossível encontrar o operador. Só mesmo formando a mão de obra.”
A matéria prima também parece ser um desafio. Entre as dificuldades estão as palmilhas de couro:
“Em Franca se encontra de tudo o que é tipo, as que não tem podem ser feitas. O que acontece é que o preço é salgado, pois não há linha de produção para palmilhas assim”.
O couro também não é fácil de conseguir pois
“a indústria curtidora prioriza a produção de couro para estofamento moveleiro e automotivo, além da exportação. O que sobra aqui na maioria das vezes tem classe baixa e são produzidos com foco no preço baixo prejudicando o produto final.”
Para completar, é difícil achar de solas de couro com qualidade, apesar de existirem alternativas até mais adaptadas para o uso nas calçadas brasileiras.
“Só temos 4 curtumes no Brasil produzindo volume com qualidade e voltadas para exportação. A demanda no mercado interno baixa, já que calçados com sola de couros no Brasil são poucos se comparados aos de sola de borracha, pvc e TR. Uma sola do couro dupla com salto também de couro (na maioria o salto é de MDF) e capa de borracha custa quase o mesmo que um par de sapatos popular.”
Eu ainda vou conversar mais com eles sobre o resultado da experiência com produção de palmilhados e a evolução da marca. Essa notícia da couro moda disse que os sapatos são feitos sob encomenda, ou seja, se o visual da coleção não agrada o cliente, ele provavelmente também tem a possibilidade de colaborar na criação. É um projeto bem interessante! Estou ansioso para ver que rumo a marca vai seguir.
Abaixo mais algumas fotos que o Fernando me mandou por e-mail, com os primeiros modelos que eles desenvolveram:
Fantástico! Muito bom saber que alguém ainda se interessa por fazer sapatos e botas como eles realmente devem ser feitos.
A dificuldade de encontrar sapatos/botas de qualidade no Brasil é inacreditável, temos uma industria muito grande especializada em fazer sapatos ruins e quase sempre de gosto muito duvidoso.
Parabéns pelo post!
grande abraço
Meyer,
Obrigado pelos comentários! realmente esta participação na Couromoda trouxe a tona o uma discussão interessante sobre como um sapato deveria ser construído. Estamos muito felizes com o resultado e foi muito gratificante ver o pessoal comparando o produto com os calçados europeus artesanais. Estas fotos que o Lucas postou, são dos primeiros que fizemos. Agora temos vários modelos incríveis de clássicos…como oxfords, derby’s e monk’s e alguns com costura no estilo norueges…
FPX
Olá, Fernando.
Há algum site em que posso visualizar os modelos já produzidos pela marca?
Por curiosidade, vocês já tem uma ideia dos valores que os sapatos serão vendidos para o consumidor final?
Abs.,
Oi Marcelo, tudo bem!
Desculpe-me a demora ! Estive viajando e estava e tive problema no note! O nosso site esta em construção…brevemente estará no ar. Tenho várias fotos dos modelos, se quiser posso enviar por e-mail. Tenho algumas no meu face também http://www.facebook.com/fernandoxavier de uma olhada lá e manteremos contato.
Mais uma vez minhas desculpas e um grande abraço,
Fernando Xavier
Fernando grande abraço amigo, estive em Franca e tive o prazer em receber suas orientações, em breve estarei solicitando algumas unidades.
abss
Num país como esse, que exporta tudo que é bom, já poderia esperar que o mesmo ocorreria no setor de calçados, mas a situação vai muito além do aceitável, infelizmente…
Ler as palavras do grande Fernando me fez entender que o valor elevado de seus sapatos é realmente prova do esforço e paixão colocados neles, além da qualidade inevitável de bons, porém super-valorizados materiais…
Espero um dia poder ir numa viagem de um fim de semana à Franca e ver de perto alguns dos modelos criados por esse grande artista… Deve ser fantástico superar as fotos com uma visita em pessoa hehe
Olá. Como está ?
Tem alguma notícia se ainda estão fabricando os calçados ?
Meus sapatos são no método goodyear welted (Scotch Grain) e estou de mudança para o Brasil.
Preciso muito de um sapateiro que saiba trabalhar nesse método.
As solas de couro como sabem, acaba furando e tem que ser trocadas (especialmente quando se usa na chuva rs).
Se houver algum contato da Joseph Paschoal Bootmaker, eu poderia entrar em contato com eles.
Aliais, pelas fotos os sapatos são sensacionais !!! Gostaria muito de fazer um visita !
Abraços
Só para corrigir, meus sapatos não são de couro Scotch Grain e sim é o nome da marca que uso. Marca japonesa.
Abrs.
Olá, Caleb.
Você conseguiu encontrar alguém para fazer reparos nos seus sapatos goodyear welted? também estou procurando…
Obrigado!
Abs.,
Oi Caleb, tudo joia? Bem vindo ao Brasil, ou bem vindo de volta ao Brasil. Acho que eles ainda estão fabricando sim. Você pode tentar contato pelo email que deixaram aqui. Talvez a Pacco Calçados também possa te ajudar. Abs!
Cara… A bota da penúltima foto é simplesmete linda!
Muito legal, né? Eu preciso me atualizar…. imagino que rumo tomaram. Não encontrei site.
O detalhe da caixa de madeira é incrível.
Se encontra tudo, menos como se comprar o produto, informe
Oi, Carlos. A Joseph tinha um site, que não está mais no ar. Por isso, está sem link funcionando. Eu acho que eles não estão mais produzindo…