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Fusca: Conheça a extraordinária jornada deste pequeno automóvel

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A trajetória do Fusca é diferente da maioria dos outros automóveis, pois sua concepção envolveu várias empresas e até mesmo o governo de seu país — na época liderado pelo nazista Adolf Hitler.

O ano era 1931. A Alemanha passava por uma profunda recessão e se destacava negativamente no continente europeu, por ser um dos países menos motorizados. A maioria de suas fábricas era especializada em fazer carros de luxo, caros para a época, e inacessíveis para maioria da população.

A ideia de um carro que fosse pequeno, econômico e fácil de produzir começava a ganhar popularidade. Dessa necessidade, surgiu o Fusca, um dos grandes sucessos automotivos do mundo.

No post de hoje, conheceremos a extraordinária jornada desse singular automóvel:

O projetista austríaco que deu o pontapé inicial

Ferdinand Porsche, projetista de carros austríaco e conceituado engenheiro, começou a elaborar seus planos para a construção de um VolksAuto, expressão alemã para carro popular e/ou barato. Com base em um projeto de sedã de luxo, Porsche alcançou algumas linhas famosas do Fusca.

Ainda em 1931, o escritório de Porsche recebeu uma encomenda da Zündapp, fabricante de motos que queria construir um carro popular alemão. Dessa encomenda, saíram três protótipos. Nenhum dos três deu certo, mas eles tiveram elementos fundamentais, que colaborariam para o surgimento do Fusca, principalmente a escolha do motor.

E se você acha que conhece esse projetista de algum lugar, você está certo: Ferdinand Porsche é também o pai de uma das fabricantes de carros esportivos mais icônicas do planeta, a Porsche. 

O controverso apoio de Hitler

Nessa mesma época, o ditador alemão Adolf Hitler ascendia ao poder. Comprometido com a modernização da Alemanha, além da recuperação econômica, Hitler era um entusiasta de automóveis. Ele viu nas tentativas de Porsche uma boa ideia: o carro do povo.

Hitler deu o sinal verde para que fossem oferecidos projetos para o seu carro dos sonhos, que deveria carregar dois adultos e três crianças — a típica família alemã da época — a uma velocidade média de 100km/h, consumo maior que 13 km/litro, refrigerado a ar e preço inferior a mil marcos imperiais.

O lançamento do Fusca

O ano de lançamento do Fusca foi 1935, com todas as exigências de Hitler cumpridas. A partir de seu lançamento, as evoluções foram constantes. Em 1936, o carro já recebia melhorias — como duas pequenas janelas traseiras. Em 1938, a fabricação do Fusca passou a ser feita em série.

Fusca pronto para a guerra

Type 87 Kommandeurwagen

Em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, o Fusca acabou vestindo a farda e se tornando um veículo militar. A fabricação normal do automóvel só foi retomada em 1946, principalmente para a realização de serviços escassos na época como, por exemplo, atendimento médico, correio e outros mais.

As mudanças no visual e o Fusca no Brasil

Os anos passaram. As décadas de 60, 70 e 80 foram marcadas por inúmeras mudanças no visual do automóvel e em suas especificações. As fábricas, que nessa altura do campeonato já se espalhavam mundo afora, continuavam a produzir o modelo. Em 1986, a produção do carro no Brasil é encerrada temporariamente. O retorno do Fusca no Brasil só se deu em 1993. A produção dele em nosso país durou até 1996, quando foram fabricados os últimos 1500 modelos, batizados de Fusca Série Ouro. 

A segunda geração do Fusca

O modelo mais popular do Fusca foi fabricado no México até o ano de 2003, porém, em 1994, a Volkswagen já estava realizando um estudo sobre o design desse veículo junto a sua filial norte-americana. Em 1997, o Fusca já ganhava nova atualização no visual e mudava de novo, passando a se chamar New Beetle — inclusive no Brasil.

A terceira geração do Fusca

Desde 2011 temos a possibilidade de encontrar nas ruas a terceira geração do Fusca. Esta, por sua vez, ganhou elementos que relembram as versões anteriores. A Volkswagen liberou todas as filiais a lançarem essa nova geração com o nome que fez o carro popular em cada país: Fusca (Brasil), Peta (Bolívia), Escarabajo (Equador), Beetle (USA), Carocha (Portugal) e Sedán ou Vocho (México).

A história desse carro, que fez parte da infância, adolescência e juventude de muita gente, é repleta de nostalgia e curiosidades. Se você é fã, e quer explorar mais, seguem algumas sugestões de leitura:

Publicado por
Equipe SQT
Tags: carrosfusca