Pular para o conteúdo

Carros Americanos da década de 50: Clássicos e Poderosos

Os carros da década de 1950 são os mais clássicos e poderosos já conduzidos. A indústria automobilística estava começando um novo conceito, “o carro esportivo”. A principal característica foi a popularidade dos conversíveis “hardtop”, mas o design ficava mais moderno e a aceleração mais surpreendente a cada ano.

Eu aposto que você conhece pelo menos um desses carros americanos mais icônicos da década de 1950:

  • Buick Super
  • Buick Electra
  • Cadillac Eldorado
  • Chrysler 300c
  • Chevrolet 210
  • Chevrolet c3100
  • Chevrolet Bel Air
  • Chevrolet Corvette
  • Chevrolete El Caminho
  • Ford Country Station Wagon
  • Ford F100
  • Ford Thunderbird
  • Mercury 1954
  • Mercury Coupe

A Indústria Automobilistica dos Estados Unidos nos Anos 50

Mel's Drive In Hollywood Studio

Se é real ou imaginário não sei, mas na minha cabeça, os anos 50 são uma era de ouro na cultura dos Estados Unidos. Haviam coisas horríveis, mas a economia estava se recuperando após décadas de depressão. O futuro era promissor.

Um dos pontos gravitacionais da cultura americana da época é um dos “inimigos” de hoje: o carro. O período de bonança na década de 1950 causou um verdadeiro renascimento na indústria automobilística norte americana.

A indústria saiu fortalecida da Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, as fábricas puderam parar de fabricar produtos militares e voltaram a produzir bens de consumo. Estima-se que no final da década de 50 um entre cada seis americanos trabalhavam na indústria automobilística.

A década de 50 viu um crescimento estrondoso na produção de carros nos Estados Unidos. Sozinho, fabricava mais veículos do que a Inglaterra, França, Japão, Suécia, e muitos outros países juntos.

Novos modelos de negócio precisaram ser criados só para atender a essa “cultura do carro”, entre eles o drive-in, o drive-through, restaurantes e cinemas.

Design dos carros americanos na década de 50

Enquanto a moda e arquitetura buscavam a simplicidade e a conformidade da família nuclear, os carros urravam otimismo e entusiasmo.

O cromo apareceu, e com ele uma noção de luxo em um país que, aos poucos, se recuperava dos esforços de um conflito mundial. O estilo art deco dos anos 30 foi um farol de otimismo durante a grande depressão. Os muscle cars dos anos 60 seriam a personificação do desempenho. As banheiras caudadas dos anos 50 foram um símbolo da prosperidade pós guerra.

Os carros ficaram:

  • Mais baixos,
  • mais longos,
  • mais largos,
  • mais maciços,
  • e mais robustos.

As barbatanas lembravam monstros das profundezas, ou melhor…foguetes espaciais, refletindo o início da era espacial.

O carro virou um símbolo de sucesso. As pessoas queriam que fossem cada vez maiores, mais poderosos, e mais brilhantes. Para os adolescentes, tirar a carteira de motorista e ter um carro significava começar a própria vida, livres do controle paternal.

Os fabricantes de Detroid faziam de tudo para inventar novidades e excitar os consumidores. Enquanto os Europeus lançavam compactos e esportivos, os Americanos só pensavam em metal pesado. Carro era um assunto novo, excitante, e mais acessível do que nunca. As pessoas discutiam os novos modelos, e sabiam todos os detalhes: potência, polegadas cúbicas, características do design, e é claro, o custo.

Big Three: Principais fabricantes

Os “Big Three”, como eram chamados os principais fabricantes da época, são super conhecidos. GM, Ford Motors, e Chrysler brigavam pau a pau pelo primeiro lugar.

O que tornava as coisas mais emocionantes na época é que também havia para fábricas menores na competição. Alguns nomes de destaque que não existem mais são a Crosley, Hudson, Kraiser-Frazer, Nash, Packard, Studebaker, e Willys.

Anos 50 nos Estados Unidos era carro novo atrás de carro novo. Essa concorrência acirrada trouxe inovações importantes para os consumidores.

Qualquer inovação era trancada com sete chaves. Tudo era feito para gerar hype em torno de grandes revelações. Imagina a emoção quando lançavam novos modelos? Não havia internet, e mal havia televisão. As pessoas corriam para as lojas para ver qual era a última novidade. Para quem sabe, fazer um test drive.

Agora você vai conferir alguns grandes carros da década de 50. Os que gostam de design sofisticados torcem o nariz, porque eles não são nada econômicos, nem um pouco ecológicos, e nem ao mesmo seguros. Mas como eram bonitos!

  • Buick Super, 1951

Carro Conversível Buick Super 1951

  • Cadillac Eldorado, 1953

Carro conversível Cadillac Eldorado 1953

  • Chevrolet Corvette, 1953

  • Chrysler 300c, 1955

O carro mais poderoso de sua época, com 37 vitórias na NASCAR.

Carro Chrysler 300c 1955

  • Cadillac Eldorado, 1959

cadillac eldorado 1959

  • Conversível Chevrolet Bel Air, 1955

Conversível Chevrolet Bel Air 1955

  • Pickup Chevrolet El Caminho, 1959

Chevrolet El Camino 1959

  • Buick Electra, 1959

Buick Electra, 1959

  • Mercury Coupe 2 Portas, 1951

Mercury 2Dr Coupe 1951

  • Chevrolet 210, 1955

Chevrolet 210 1955

  • Ford Country Station Wagon, 1955

Ford Country Station Wagon 1955

  • Ford F100, 1954

Ford F100 1954

  • Mercury 1954

Mercury 1954

  • International Harvester Metro Van, 1959

International Harvester Metro Van 1959

  • Ford Thunderbird, 1959

Ford Thunderbird 1959

  • Hudson Hornet, 1952

Ford Hudson Hornet 1952

  • Chevrolet 210 Sedan, 1957

Chevrolet 210 Sedan 1957

  • Chevrolet c3100, 1955

Chevrolet c3100 1955

Os carros norteamericanos dos anos 50 sempre ocuparão um lugar importante na história da indústria automobilística, e um lugar especial na garagem de todos os colecionadores de modelos de carros antigos. Qual o seu favorito da época?

Manda a pergunta pros amigos compartilhando esse post nas redes sociais! Não esquece de curtir no Facebook e Instagram.

12 comentários em “Carros Americanos da década de 50: Clássicos e Poderosos”

  1. Gostaria de maiores informes sobre o automóvel Hudson, ano 50, com motor 08 cilindros, em linha. Tinha um sistema de suspensão dianteira com peças roscadas. Embreagem em banho de óleo de rolhas. Por falta de reposição, meu pai, que tinha um, fabricava o que podia. Inventou um sistema de trocar as rolhas da embreagem e os eixos e porcas da suspensão. Gostaria de mais informações. Grato, Elimar

    1. Oi Elimar. Que história incrível sobre o seu pai. Confesso que não entendo muito de mecânica. Quais informações que você queria? Tem um grupo de carros antigos aqui em BH que se reune sempre e eu posso arrumar o contato para você.

  2. Parabéns pelo site. Esta época marcada por este grande crescimento e novas tecnologias no que marcou foi este estilo de vida com estes carros tão bonitos com estes designe único com suas formas simétricas e mesmo com as novas tecnologias que eram empregadas nos carros se percebe um passado de veste e comportamentos que marcaram esta década tão especial.

  3. Já andei de dodge dart. Este tempo não me acabou, mas passou, graças a Deus que passou, passou o tempo do inexorável american way of life. Mas andar de dodge dart não a 5Km/l, mas 5L/km não era bom, era ótimo! Tudo tem seu preço, a história que o diga…:)

    1. Jose ALEXANDRE SEVERINO

      Não é um bmw e sim o primeiro modelo do corvette, que vinha equipado com o famoso motor blue flame.

  4. Emmanuel Lazzarin

    Boa matéria, tenho um Hudson Hornet 1951, não entendi a parte do “Ford” Hudson Hornet, pois a Hudson Motor Car Company e a Nash-Kelvinator se fundiram para formar a American Motors Corporation (AMC). É só arrumar e isso e tá show!

  5. Quero pesquisar sobre todos carros da GM de rodas passadas e sobre a fusão com outras fábricas. Se alguém tiver dicas de sites agradeço. Legal o site. Abraço a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *