Para quem gosta de cerveja e está sempre buscando por novas experiências, saber e experimentar novas opções é uma prioridade. Entre harmonizações e sabores, entender qual é a preferida pode ser um desafio.
Garantir a qualidade da cerveja e entender sua produção é uma necessidade para um apreciador dessa bebida tão presente na vida do brasileiro. Por isso, separamos um guia para você saber tudo sobre a cerveja puro malte e arrancar elogios na roda de amigos na hora de escolher aquela gelada. Confira!
Ao contrário do que muitos pensam, o malte não é um grão produzido de forma natural: ele é o resultado da germinação artificial de outro grão, como cevada, trigo ou o centeio. O processo de malteação consiste em hidratar os grãos em um ambiente com umidade e temperatura controladas, favorecendo a germinação.
O malte é responsável por fornecer açúcares e nutrientes que servirão de alimento às leveduras. Esse processo fabricará gás carbônico, álcool e outros derivados próprios do processo de fermentação.
O malte é o grande influenciador do aroma e do sabor da cerveja. Além disso, ele pode alterar a coloração da bebida, dependendo do processo utilizado, do grão e da sua torra. Porém, a maior parte das cervejarias artesanais utilizam maltes derivados da cevada e do trigo, por serem mais fáceis de serem trabalhados e oferecem uma grande variedades da bebida.
Agora vem a dúvida: se o malte é uma germinação de um outro grão, o que, na verdade, quer dizer uma cerveja puro malte? Cervejas puro malte são aquelas que são produzidas sem adição de cereais que não estão maltados.
Mesmo que a maior parte das cervejas sejam produzidas com algum malte, no Brasil, até 45% das cervejas podem ser fabricadas a partir de cerais não maltados. Essas cervejas são produzidas junto com adjuntos que são alternativos ao malte. Existem diversos objetivos por trás desse processo, como o de produzir uma bebida diferenciada.
No entanto, uma boa parte das cervejarias utilizam os adjuntos como forma de baratear a produção da cerveja e torná-la mais competitiva no mercado, o que acaba prejudicando a qualidade da bebida.
Mesmo que a cerveja puro malte seja aquela derivada de grãos maltados, existem algumas opções no mercado que utilizam esse rótulo, porém, não o defendem. Para saber se a uma cerveja é puro malte, sempre confira sua embalagem e veja se sua produção foi realizada sem a adição de adjuntos (os mais comuns são o arroz e o milho).
A cerveja puro malte, quando comparada a feita por grãos não maltados, apresenta um amargor característico, assim como um sabor marcante. Pode ser encontrada em diversos estilos, como a Pilsen e a Dunkel.
Lembrando que só é permitido utilizar 45% de cereais não maltados no total da cerveja e que essa utilização não quer dizer, necessariamente, que a cerveja será de baixa qualidade. Ela apenas utiliza outros componentes, o que depende do propósito a ser alcançado.
Com tanta informação, parece até difícil encontrar uma cerveja puro malte que seja fiel ao seu nome. Porém, existem grandes marcas que seguem fielmente a produção exigida para uma boa cerveja puro malte, tornando muito mais simples o consumo de uma bebida de qualidade. Conheça as principais:
Uma das cervejas mais queridas dos happy hours e comemorações, a Heineken é fabricada com ingredientes 100% naturais e sem a adição de conservantes.
A cerveja puro malte que conquistou o mundo possui uma receita bem simples: malte, lúpulo e água cristalina, que vem sido mantida desde seu começo, há 154 anos!
A Heineken é uma cerveja puro malte holandesa, mas pode ser facilmente encontrada em diversos bares pelo mundo inteiro com um ótimo custo-benefício.
Nomeada em homenagem ao estado de São Paulo, essa cerveja puro malte preza pela qualidade em seu resultado final. Feita 100% de malte puro, a bebida é produzida com as melhores matérias-primas, como lúpulos nobres americanos e alemães.
A Paulistânia passa ainda por um longo processo de fermentação, que pode durar entre 3 e 4 semanas. Esse método garante complexidade e sabor a cerveja de puro malte.
Originária da cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro, a cerveja puro malte Therezópolis Gold ganhou todo o território nacional com sua qualidade de produção. A cerveja é a perfeita harmonização entre o malte, 3 tipos de lúpulo (2 aromáticos e um de amargor) e água mineral.
Usando maltes importados, a cerveja é produzida de acordo com Reinheitsgebot, lei alemã que garante a pureza e qualidade das cervejas.
De alta qualidade e sabor rico, a cerveja puro malte Bavaria Premium foi a primeira cerveja premium do Brasil. Ela foi inspirada no berço da cultura cervejeira: Baviera, na Alemanha.
Sendo 100% puro malte e de sabor suave, a Bavaria Premium não possui nenhuma adição de cereais não maltados e passa por um período de 15 dias entre sua maturação e fermentação, o que colabora para o aperfeiçoamento e a qualidade da bebida.
A melhor parte é que todas essas cervejas puro malte e outros rótulos podem ser encontrados na maior parte dos bares, restaurantes e supermercados por todo o Brasil. Caso você aprecie esse estilo de cerveja e ainda não tenha experimentado uma das opções acima, encontrá-las será uma missão fácil!
As cervejas puro malte podem agradar diversos paladares devido a sua grande variação, visto que pode germinar de diversos tipos de grãos e ainda serem trabalhadas de acordo com o estilo de torra. O importante é garantir que sua bebida preferida esteja de acordo com o processo e tenha todos os componentes que fazem dela a melhor para o seu paladar.
Se sua queridinha é a cerveja puro malte, mas você está aberto a conhecer outros estilos de cerveja, que tal aprender um pouco mais sobre o assunto? Fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre cerveja e transforme a forma como você consome essa bebida!