Ao contrário do que dizem muitas mães, tias e avós, adotar um visual barbudo não é preguiça ou falta de lâmina de barbear. Até porque não é tão simples manter os pelos faciais bonitos, aparados e em perfeita sintonia com o estilo e rosto de cada um. Se um corte de cabelo pode ajudar uma mulher a ressaltar a beleza de seu rosto e até disfarçar o que a incomoda, o mesmo serve para os homens. Porém com a barba.
Sem mais delongas, descubra agora em qual formato seu rosto se encaixa e comece a modelar o tipo de barba que mais combina com você.
Rosto redondo
Com um formato mais circular, o rosto redondo apresenta a linha das bochechas um pouco mais larga do que a região da testa e do queixo. Por isso o estilo de barba ideal é um corte cheio na região abaixo do queixo e com linhas retas e finas nas laterais. Isso alongará o rosto e dará maior equilíbrio ao visual. Você pode optar por uma barba cheia (old dutch) desde que os fios das laterais fiquem mais curtos. O cavanhaque também é outro estilo que combina. Exemplo de rosto redondo: Gerard Butler
Rosto quadrado
Esse formato possui linhas fortes e marcadas. É um rosto bem simétrico em que a testa e o maxilar têm quase a mesma largura. Se você deseja suavizar um pouco as linhas do seu rosto, o ideal é optar por barbas com cortes arredondados e com volume maior na região do queixo.
Bigodes e cavanhaques — sem o risco para ligar um ao outro — ajudam a quebrar um pouco a simetria do rosto. Mas se você quer maximizar seus traços, uma barba completa é perfeita. Exemplo de rosto quadrado: David Beckham.
Rosto triangular invertido
A principal característica desse formato é o ar jovial proporcionado por uma testa larga e um queixo bem fino, sendo que o rosto vai afinando já na altura das bochechas. Para equilibrar as linhas e deixá-lo mais simétrico, a dica é uma barba cheia, com volume acentuado nas laterais e na região do queixo.
Bigodes também disfarçam bem a diferença de proporção entre testa e queixo. Caso prefira manter o formato do seu rosto bem definido, uma barba ralinha ou que tenha o estilo completo (laterais finas e desenhadas, com volume no queixo e na boca) farão sucesso.
Rosto oval
Muitas pessoas que trabalham no ramo da beleza afirmam que esse é o tipo de rosto mais democrático quando o assunto é barba. Isso porque a característica principal desse formato são testa e bochechas praticamente da mesa largura, e queixo levemente mais afinado. Isso faz com que todos os estilos de corte de barba apontados acima fiquem harmônicos.
O rosto oval não tem nenhuma linha muito acentuada, por isso acaba sendo valorizado tanto por cortes mais cheios e grandes como por barbas mais ralas, desenhadas ou por fazer. Exemplo de rosto oval: Adam Levine.
Como você viu, tem visual para tudo quanto é rosto. Porém, tão importante quanto o tipo de barba que você vai adotar, é interessante saber alguns cuidados que vão mantê-la em dia. Para não desalinhar, apare os pelos com tesoura, lâmina ou um aparador elétrico. Idas regulares ao barbeiro podem ajudam a dar precisão às linhas e consertar falhas. Se quiser um trato mais que especial, use produtos específicos para garantir uma barba macia, cheirosa, elegante e higienizada.