Mochilas Masculinas: Guia completo para escolher o melhor estilo para você

instagram só queria ter umPowered by Rock Convert

As mochilas masculinas trilharam um longo caminho nos últimos cem anos. Se antes, serviam apenas para eventos esportivos ou estudantis, hoje, elas vêm se ajustando ao estilo de vida moderno.

Como o jeans e os tênis, as mochilas tornaram-se itens de moda. Não são mais apenas utilitários escolares ou equipamentos de atividades outdoor, e você pode encontrar um tipo de mochila para quase qualquer estilo de moda casual.

Entretanto, em meio a tantas opções, é comum se sentir perdido ou indeciso na escolha. A seguir, vamos passar pelas principais opções para resolver essas dúvidas.

A escolha da mochila ideal

Eu aposto que a sua rotina é corrida, quase milimétricamente cronometrada. Cada segundo pode fazer a diferença, e neste sentido, as mochilas tem como objetivo principal auxiliar e facilitar a sua movimentação.

Todos precisamos de um acessório utilitário que atenda às nossas necessidades diárias, com praticidade, ajustando-se à personalidade de cada um.

Faz uma eternidade que as pessoas carregam as coisas, mas não foi até a chegada de empresas como a Gerry Outdoors e a Jansport, que as mochilas tomaram a forma que tem hoje.

Os primeiros designs foram feitos para atividades ao ar livre, feitos em nylon e equipados com compartimentos com zíper. Mais tarde, foram transformados em meio de transportar a bagagem do dia-a-dia por hippies e estudantes na década de 1970.

O lendário Walter Bonatti, Scumbags da cultura hiker dos anos 70, Reinold Messner (o primeiro a escalar o Everest sem oxigênio suplementar) e o montanhista Roger Frison Roche

A única restrição, talvez, ainda seja com alfaiataria tradicional. Além de arruinar o ombro de um paletó, as mochilas são muito informais – não importa o quão elegante seja o design.

Ainda assim, para passar o dia ou algumas horas em um café com uma calça jeans e uma jaqueta? Mochilas são incríveis!

Paul Newman e família, Príncipe Charles durante sua trilha pelo Nepal e hikers japoneses na década de 70

Para encontrar a mochila adequada, o melhor é entender as suas reais necessidades. Além de atender corretamente os locais que você costuma frequentar, o ideal é que sua escolha combine com o seu estilo e gosto pessoal.

Por sorte, a moda masculina tem evoluído muito neste quesito, com modelos confortáveis e cada vez mais práticos.

Discreta: A mochila minimalista

A mochila minimalista é simples. É otimizada e muitas vezes monocromático, dando uma sensação mais moderna.

Dependendo do design, elas podem ser usadas ​​com praticamente qualquer tipo de moda casual, embora eu goste mais delas combinadas com marcas contemporâneas como Maison Margiela e Stephan Schneider.

Bons exemplos de mochilas minimalistas são o modelo Pickwick da Brooks England e as mochilas Wonder, Slick e algumas outras da Masterpiece.

O estilo roll-top com um interior espaçoso de mochilas como a Pickwick é ótimo quando você tem uma tonelada de coisas para transportar. A única desvantagem é que os outros bolsos podem ser um pouco complicados de usar.

As mochilas da Master Piece são um pouco mais futuristas e tem alguns detalhes fantásticos. O exterior normalmente é resistente à água, e várias delas tem uma abertura lateral muito inteligente para facilitar o acesso ao seu laptop. Eu usaria principalmente com uma jaquetas de couro preta, ou apenas uma camiseta branca com jeans.

Opções nacionais, mais acessíveis, são a Jansport Shotwell ou até mesmo a Superbreak. Em ambos os casos, você pode remover o logo da Jansport se quiser um aspecto bem limpo. A Cutterman também tem sua Mochila Califórnia, lembrando modelos escolares, que é bem simples.

Combinando um pouco de clássico com minimalismo, tem as mochilas DayPack e Round Back Pack da Makr. Eu gosto muito da primeira, com forma de lágrima inspirada em bolsas de caminhada dos anos 60. A versão da Makr, e da Altadena Works, outra marca que eu gosto muito, vem mais limpas do que as originais,  sem todos os detalhes excessivos que podem limitá-las à trilha.

Se você for viajar por agora para um país com loja da Uniqlo, procure a mochila de $29 que a loja vende. Eu gosto bastante da simplicidade. Imbatível!

Mochilas com visual retrô

Se você curte algo mais clássico, estilo Scumbags do final dos anos 60 e início dos anos 70, confira marcas neo-vintage, como a South2 West8, Epperson Mountaineering, Topo Design, Snow Peak e a própria Altadena Works que eu já mencionei.

Elas se inspiram nos tempos áureos dos designs de mochilas outdoor, ou seja, essas são companheiros naturais para as parkas e jaquetas bomber de marcas como Engineered Garments e Nigel Cabourn.

Eu tenho a Trail Backpack da South2 West8, e é a minha mochila favorita. Ela é enorme, e esse tipo de inspiração vintage é casual sem toda aquela história muito rústica das mochilas de lona com inspiração militar.

Outras excelentes mochilas de inspiração outdoor são as da Mystery Ranch e Poler. Eu também gosto muito da Patagonia Arbor, que apesar de em dólar tem o preço acessível.

Para algo mais acessível, tente a Patagonia ou procure no eBay por A.L.I.C.E. packs, “3d tactical bags”.

Obviamente, existe sempre a opção de comprar um vintage real, mas usar uma mochila pacote suja não é para todo mundo. Se você estiver disposto comprar de segunda mão, pesquise no eBay marcas como Gerry, Alp Sport, Alpine Designs, Holubar, North Face e REI.

Mochilas de Lona e Referências Vintage

Para inspiração militar, ou um pouco mais rústica do que o ar livre californiano dos anos 70, na loja do blog, você encontra a mochila Rio do Rastro com inspiração militar vintage.

Eu também já tive experiência com a mochila da Beatnik & Sons, e a Cutterman trabalha com esta mesma linha de inspiração.

A Filson é a principal fonte de referências para este tipo de design, e eu gosto muito da Rugged Twill Rucksack, que é a minha mochila dos sonhos nessa linha “lona”. Os produtos dessa marca são excelentes, com lona bem grossa e couro inglês de qualidade superior. Além disso, você conta com garantia vitalícia.

Uma excelente opção se você gosta deste tipo de mochila é procurar por mochilas militares vintage (particularmente as dos exércitos britânico, americano e suíço). A Herschel Supply também é uma boa escolha, embora seus produtos sejam um pouco frágeis quando comparados a outras opções.

Em cima do muro: Inspirações diversas

Existem mochilas inspiradas pelo vintage, mas que não são necessariamente reproduções.

Se você está menos interessado em parecer um alpinista hippie dos anos 70, confira a Atelier de l’Armee, Master Piece e Goruck. Essas marcas fazem mochilas de estilo contemporâneo que podem ser usadas com praticamente qualquer tipo de roupa casual – do minimalismo ao workwear robusto.

O design tem uma cara moderna de streetwear, mas os detalhes deixam elas mais confortáveis de usar do que alguns designs com inspiração puramente retrô. São pequenos detalhes que remetem a alguma referência, mas o resultado final possui uma sensibilidade moderna.

Uma ideia legal é procurar por mochilas com o exterior feito de Cordura, que é uma marca de tecidos usados ​​em bagagens, parkas e até mesmo equipamentos de segurança. A Cordura, que é um encurtamento de “core of durability”, é especializada na produção de fibras resistentes à abrasão com alto ponto de fusão.

Essas fibras são então enviadas para várias fábricas, que tecem tecidos de acordo com o propósito final de cada produto. Assim, você pode encontrar um certo tecido Cordura em uma jaqueta militar e, em seguida, um tecido Cordura diferente em uma bolsa. A coisa que liga esses dois tecidos são as fibras duráveis! Você pode comprar uma mochila de Cordura de várias marcas. Elas não são incomuns, mesmo nas linhas do tipo JanSport.

A 3sixteen, que é uma marca de jeans tem novas mochilas muito legals, feitas em colaboração com a DSPTCH. O corpo de algodão encerado e o design militarista da mochila tem um aspecto um pouco mais moderno e robusto do que algumas das opções desta lista. Esse tipo de design é uma boa referência para você buscar semelhantes.

Para comprar uma mochila masculina, é necessário entender quais são as suas necessidades. É fácil escolher o modelo para você, desde que entenda do que precisa e do que gosta.

Opte por modelos e marcas que desenvolvam produtos de qualidade, que possam ser utilizados em sua rotina sem que se gastem facilmente, ou até apresentem defeitos tais como: descamação do couro, problemas nos fechos ou zíper estragado.

O importante é que, ao comprar uma mochila, você se certifique de que ela atenderá todas as suas demandas utilitárias mas também reflita a sua personalidade. Tenha sempre em mente várias opções de mochilas masculinas, realizando boas pesquisas de mercado e compre com calma.

Lembre-se, a mochila deve ser algo útil em sua vida, e não, um elemento que te cause problemas ou que te traga algum tipo de desconforto!

Powered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!