Pular para o conteúdo

Mexican Biker Ring – De souvenir para acessório motociclista

O anel estilo “Mexican Biker Ring” surgiu como lembrança turística e ganhou seu apelido quando começou a ser utilizado por motociclistas. Eles apareceram como um souvenir trazido do México na década de 30, e ganharam apelido de biker rings por que eram bastante usados por motociclistas nas décadas de 1940 à 1960.

É um anel que vejo sendo vendidos por valores altos em feiras vintage. Nesse texto eu vou compartilhar um pouco da história, do estilo, e também algumas dicas para você comprar o seu!

História dos Mexican Biker Rings

Chosen Few Motorcycle Club

Esse tipo de anel apareceu no México durante o final da Revolução Mexicana. Reza a lenda, que o peso mexicano ficou tão desvalorizado que era melhor derreter a prata para o artesanato, que era vendido para turistas por muito mais do que a moeda utilizada valia. Um souvenir muito popular eram anéis com temas nativos.

Outra história explica que ele foi parar nas mãos dos motociclistas quando o soco inglês foi proibido. As gangues americanas foram forçadas a encontrar uma solução alternativa para derrubar o grupo rival.

A ideia surgiu durante passeios regulares por cidades que fazem fronteira com o México. Eles descobriram enormes anéis de prata com imagens imponentes. Fortes, pesados, e com cara de mal, formavam um par perfeito para a imagem arruaceira que a subcultura carregava nas costas.

E assim, por volta dos anos 40/50, os bikers começaram a voltar para casa vestindo enormes anéis de prata e latão feitos no México. Solução criativa para dar um murro reforçado sem entrar na mira da polícia. Soco inglês não podia, mas não havia nenhuma lei contra usar um monte de anéis.

Como são os Mexican Biker Rings?

Anel Mexican Biker Ring de Ferradura

Foto: Worn Over Time

Desde então, este tipo de anel é muito procurado por colecionadores e pessoas que curtem a cultura que gira em torno das motos. Imitar a qualidade dos antigos é bem difícil porque a maioria dos autênticos foram feitos artesanalmente em pequenas quantidades. Eles tem um aspecto bruto e pesado, e além do design e acabamento, os originais também vem com uma patina linda cobrindo os metais envelhecidos.

Os temas não são nada surpreendentes. Muitos anéis com cabeça de cacique, guerreiros astecas, âncoras, cavalos, ferraduras, e é claro caveiras. A turquesa também dá as caras de vez em quando, assim como temas de maçonaria. Pense em qualquer coisa que encantasse a cabeça do turista, o eterno amante dos símbolos e do exótico.

Onde Comprar um Anel Biker Estilo Mexican

Anel Mexican Biker RIng Cabeça de Índio

Foto: Imogene + Willie

Se você quer um anel assim, tem duas opções. A primeira, é comprar vintage. Uma peça autêntica com muita história. A segunda, é comprar reproduções. Procure pessoas que trabalham dentro do espírito original.

Vintage

Anel Mexican Biker RIng Ferradura da Sorte

Se você quer um artigo original, a melhor opção é ficar de olho no Ebay ou no Etsy. Busque por “Vintage Mexican Biker Ring”.

Também Existem sites de colecionadores e brechós voltados para essa estética que também postam os seus achados, como o Worn-Over-Time.

Quem está bem familiarizado com o Instagram, também pode usar hashtags para descobrir usuários de colecionadores, como o manofvintage.

O preço é alto porque pra achar um original tem que garimpar. Mas é mais fácil comprar desses caçadores do que pegar a moto e ir até o México, né não?

Mexican Biker Rings Novos

Anéis Mexican Biker da Finelight Trading Co

Também existem reproduções modernas, que muitas vezes são mais caras do que adquirir um produto original. É difícil encontrar os mesmos detalhes e estética nas opções atuais, mas tenho umas indicações excelentes que chegam perto:

    • Você também pode encontrar versões mais leves, na Liberty Art Brothers, marca brasileira com pegada vintage e western. Estes não tem a mesma brutalidade e espírito de um original mas utilizam muitos dos mesmos temas, são de prata, e são bem mais acessíveis. Os da LAB, principalmente, são mais versáteis para quem não tem um estilo tão agressivo.
    • Outra opção nacional, que descobri através da Break Necks, é o Chaser Manufacturing. O trabalho é bem artesanal, feito em São Paulo. Tem aquela cara de feito em casa do it yourself que fica perfeitamente na linha entre o rústico e o amador. O melhor é o preço muito acessível, e você pode escolher o material e também enviar sua encomenda personalizada para algo realmente único.

Gostou das dicas? Compartilhe e siga o blog nas redes sociais! Estou lá no Facebook e Instagram, sempre com novidades e achados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *