Duffel Bags: Malas para aquela vontade incontrolável de viajar

instagram só queria ter umPowered by Rock Convert

Arrumou uns dias de hora extra para tirar? apareceu um evento imperdível de última hora? Ou simplesmente bateu aquela vontade incontrolável de viajar? Seja qual for a razão, é bom quando aparece a oportunidade juntar umas roupas sem pensar, e partir. A duffel bag é um tipo de mala que possibilita esse rápido manuseio para quem tem o espírito espontâneo.

Além da simplicidade trazer preços mais acessíveis, o jeito “sacolão” é extremamente utilitário. Como se não bastasse, a sua história com raízes militares traz curiosidades que agregam ainda mais valor ao produto.

A regra número um para esses bate-volta – jornadas sem roteiro – é tentar ser o mais flexível possível. Isso significa não gastar muito tempo desmontando o acampamento na hora de partir, nem gastar energia organizando demais as coisas. A irracionalidade e a emoção precisam falar mais alto! Neste sentido, as duffel bags são excelentes parceiras e eu vou te mostrar porque.

A seguir, vamos conversar sobre as peculiaridades deste estilo de mala e oferecer algumas sugestões para aquela road trip ou simplesmente carregar suas coisas para a academia, sempre despreocupadamente.

A história da Duffel Bag

Marinheiro deitado na duffel bag

Desde que o homem é homem, ele sempre precisou de receptáculos para carregar seus pertences de forma segura e adequada. Os grandes baús faziam bem esta função dentro dos navios, trens ou carruagens que viajam por vários dias. Entretanto, são pesados e ocupam espaço demais.

O ser humano foi evoluindo e descobrindo novas formas de carregar suas posses. Com o tempo, surgiram os primeiros modelos de mala, para carregar objetos pessoais de forma mais prática.

Em algum ponto dessa história, surgiu o nome Duffel e ele foi associado a um estilo específico de bolsa.

Dizem que o nome veio de Duffel, na Bélgica. No século XV, essa cidade fabricava um tecido pesado que foi exportado para a Espanha e Portugal. Sua principal função consistia em proteger as velas dos navios quando guardadas, evitando corrosão prematura.

Não se sabe ao certo como surgiu a ideia de usar o tecido para bolsas mas, acredita-se que as primeiras foram construídas pelos próprios navegantes, já que o tecido estava disponível dentro dos navios.

Foi durante a Primeira Guerra Mundial que o nome “oficial” apareceu pela primeira vez. O poeta E.E. Cummings serviu como motorista de ambulância na França e foi uma de suas cartas de 1917 que mencionou pela primeira vez a duffel bag.

No início da Primeira Guerra Mundial, a “Doughboy Duffel Bag” era bege, com ilhoses de latão e fecho de corda. Elas eram mais curtas do que as mochilas da Segunda Guerra Mundial, com cerca de 18 centímetros de comprimento. Eram difíceis de carregar, e muitas vezes abandonadas nas trincheiras.

Segunda Guerra Mundial

Bolsa militar da primeira guerra

Entre os dois grandes conflitos, os militares utilizaram as “Barracks Bags”, para carregar equipamento e pertences pessoais. Estes sacos de pano tinham um simples fecho de corda e também não eram muito práticos para viajar ou combater.

A duffle bag atualizada foi lançada em 1943, com a aparência que conhecemos hoje. Eram feitas em lona verde-oliva com webbing strap de 2 polegadas para facilitar o transporte de cargas pesadas. O fechamento ficou mais fácil, com um ilhós de metal e um fecho central.

Duffel Bag da Segunda Guerra Mundial

Com o fim da guerra, o estoque parado de duffles inundou as ruas através de lojas de artigos militares. Uma das apropriações mais legais foi responsabilidade da cultura surfe da década de 1950, que começou na Califórnia e ao longo da costa leste da Austrália na década de 1960. Os jovens surfistas carregavam suas roupas molhadas enquanto pulavam de praia em praia.

Como escolher uma boa Duffel Bag

Steve McQueen Duffel Bag

Esse tipo de bolsa, ou mala, é comum no cotidiano de várias pessoas, principalmente aquelas que adoram a ideia de ter a bagagem pronta com velocidade e fácil acesso. Tanto para viagens de carro, ônibus, trem ou avião a mala duffel também é uma boa opção por se adequar a qualquer espaço.

As mochilas são a bagagem de mão mais comum, mas as duffels tem manuseio ser muito mais jeitoso dependendo do que você for carregar. Eu uso para colocar as minhas coisas de academia e para viagens rápidas de carro ou avião porque não preciso fazer check in. Hoje em dia, muitas mochilas tem infinitos compartimentos para nossos gadgets modernos. É relaxante ter essa opção que vai direto ao ponto.

Não é porque esse estilo de mala de mão é mais adequado para viagens curtas, que você pode deixar de escolher um produto que se adeque às suas necessidades. É preciso considerar o peso e o tecido, caso contrário você corre o risco ou de que alça arrebente, ou que fique pesada demais. Você encontra várias opções no mercado em couro, nylon, lona e plástico, em diferentes tamanhos.

A duffel de algodão é uma alternativa barata que aguenta uma boa surra. Eu gosto bastante. Na minha opinião, nem precisa ser encerada. O aspecto velho e usado que ela ganha com o tempo combina perfeitamente com o espírito de um andarilho.

As malas de nylon podem ser uma opção em substituição a mala de lona, uma vez que, o material possui a mesma qualidade e resistência mas é super leve. Ainda neste segmento, existem modelos que são à prova d’água.

Além do material, você precisa analisar o tipo de costura e fechamento, confirmando se não existem partes descosturadas ou defeitos no zíper. Isso vária bastante de marca para marca. Normalmente, marcas de luxo e mega grifes cobram bastante pela marca. Empresas especializadas tendem a equilibrar melhor o custo e o valor.

Onde comprar uma duffel bag?

Duffel Bag Filson

Vou começar com algumas marcas divertidas que fazem produtos extremamente técnicos por preços razoáveis.

Se você não conhece a Patagônia e sua história, compre o livro Let My People Go Surfing. A Patagonia Black Hole de 60L é um burro de carga para qualquer jornada com seu Jeep.

Se você quiser uma forma de duffle icônica, é isso. Desde 1979, as mochilas do Acampamento Base são algumas das sacolas mais duradouras que são colocadas nas condições mais severas.

Seguindo a mesma linha, por uma marca fundada mais ou menos na mesma época, vem a Base Camp Duffel da The North Face. Icônicas desde 1979, são feitas em nylon balístico para aguentar condições severas. Você encontra no Brasil se jogar o nome no Google.

Para fechar esse estilo, confira as opções da Topo Designs. Eu acho essa marca muito divertida e gosto demais do design retrô. É um estilo super único, com várias combinações de cores.

Vamos falar das opções em lona para atender seu lado rústico.

Duffel Bag Barbour

Os vários tamanhos de duffel bags em lona encerada da Filson são extremamente robustos. Eu começo qualquer pesquisa nesse estilo, por essa marca. Elas tem tiras de couro fortíssimas e algumas opções são enormes. Todas contam com garantia vitalícia da marca.

A Barbour Gamefair Holdall também é muito legal. Ela é mais elegante, com aquele toque britânico. A alça transversal, os bolsos extras e os zíperes laterais dão uma força na organização.

No Brasil, a Roadie Co. tem sua Le Consulat como opção de companheira, em lona algodão encerada. A Cutterman tem as malas Journey em lona e Journey G, maior e mais simples em lona encerada.

Agora, a melhor parte

Duffel Bags Baratas

Se você não faz questão de nada extravagante, só precisa de um lugar para colocar as coisas que leva aos correios.  A Beckel War Bag é sensacional. Simplezonas, feitas em lona de 20 onças e tem reforço de couro.

A WM J. Mills está na ativa desde 1880. Olha, se o seu chamado é o mar, não tem lugar melhor para adquirir uma boa duffel ou qualquer outra mala de lona. Sei que o preço vai assustar, e por isso segue outra opções com essa mesma pegada: Por $35, você compra uma duffel retrô na Port Canvas, personalizável com a combinação de cores que você quiser e as suas iniciais.

Para finalizar, tem sempre a opção mais barata de todas: uma duffel básica do Exército feita em lona de algodão que custa a partir de $ 16 no eBay e cerca de $30 na Amazon. Essas aguentam até tijolo e tem de vários tamanhos.

O que você achou das dicas? Se eu esqueci alguma, deixa um lembrete nos comentários!

Powered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo