Se você está no time dos homens que gostam de cuidar da barba, já sabe que essa não é uma tarefa nada fácil. Afinal, manter os fios bem alinhados exige empenho, cuidado e a adoção de bons hábitos de higiene, como a limpeza diária e o consumo de produtos especiais.
Ficou surpreso? Muitos homens têm essa mesma reação ao saber que precisam se mobilizar para manter a barba limpa!
Se você quer saber como acertar, veio lugar certo. No post de hoje, mostraremos o que deve ser feito e quais tipos de erros precisam ser evitados para manter sua barba saudável!
Afinal, como manter a barba limpa?
A barba é uma parte do corpo que precisa de cuidados. Embora algumas pessoas não considerem tal ponto, vale lembrar que essa região costuma acumular sujeira do ar, das comidas, das bebidas e do respingo do espirro. E olha que esses são apenas alguns exemplos.
Além disso, não temos o hábito de limpar essa área com frequência, concorda? Pense um pouco: quando você vai ao banheiro, costuma lavar as mãos, a boca e, quase nunca, a barba, não é mesmo? Por essas e por outras, na maioria dos casos, o único momento em que ela é higienizada é na hora do banho.
Veja, a seguir, algumas medidas que podem ser adotadas para mudar essa realidade:
Use produtos especiais
Muitas pessoas passam a mão na barba e acabam transferindo oleosidade para ela. O resultado disso é uma sujeira ainda maior e mais propensão ao aparecimento de caspa. Para higienizar, nada melhor do que investir em produtos especiais para a barba, garantindo a higienização e a saúde dos fios.
Hoje, já existem no mercado diversos produtos pensados especialmente para o cuidado com a barba, deixando para trás aquela ideia ultrapassada de limpar e aparar a seco. Se você acha que isso é bobagem, saiba que, com o tempo, essa prática a seco danifica a pele e favorece o encravamento dos pelos.
Apare com frequência
Convenhamos: uma barba bonita é aquela que tem uma aparência bem cuidada, não é mesmo? E isso não tem nada a ver com aquelas que crescem para todos os lados, de forma desenfreada.
Uma barba bonita — e higiênica — exige um aparo com regularidade. Essa é uma maneira de mantê-la no tamanho ideal e evitar que as sujeiras se acumulem, dando aquele aspecto que não é nada elegante.
Tenha cuidado com as lâminas
Esse é outro ponto importante, mas ainda muito negligenciado. Como as lâminas podem acumular fungos, não é indicado que elas estejam em contato com a pele, pois tornam mais fácil uma possível contaminação.
O caminho ideal é o uso de um antisséptico antes dos trabalhos, seguidos, então, pelo uso da lâmina (apenas em determinadas regiões). Além disso, é muito importante ter sempre lâminas novas. Essa é uma maneira eficiente de evitar o desgaste desnecessário e cuidar da barba com mais facilidade.
Fique de olho na sua barba
Observar o aspecto é outra maneira de cuidar e manter a barba limpa. Essa é uma forma de analisar a expressão e outros traços secundários, como a condição da pele, a presença de pelos encravados e outros problemas.
Para fazer com que sua barba esteja sempre saudável, não se esqueça de que os pelos precisam de calor. A água quente do chuveiro, por exemplo, pode ser uma grande aliada, já que favorece a abertura e faz com que os pelos saiam com mais facilidade.
Faça um teste e perceba como essa medida diminui consideravelmente as chances de irritação, melhorando o aspecto da barba!
Quais são os principais erros cometidos?
Quando se trata das maneiras de manter a barba limpa, não podemos deixar de falar dos principais erros — e de nos prepararmos para fugir deles. Conheça alguns:
Manter os pelos crescendo na região da boca
Deixar os pelos da região da boca crescerem sem cuidado: esse ponto é crucial e pode fazer com que você perca todo o charme que uma barba traz. Essa é uma maneira de fazer com que a região se suje com mais facilidade, então é bom sempre aparar o contorno, para não sofrer com esse tipo de situação.
Não hidratar os fios
É bem provável que você já tenha visto algum homem passando óleo na barba, nem que seja nos filmes. Embora a prática ainda seja recente no Brasil, ela pode ajudar muito a cuidar da saúde dos fios, já que faz com que os pelos cresçam hidratados, limpos e macios.
Como a região costuma apresentar pelos mais grossos e secos, esse produto pode ser uma ótima alternativa para domá-la e torná-la ainda mais bonita.
Lavar a barba superficialmente (ou nem lavar)
Muitos homens erram neste ponto, achando que a água que cai do banho é suficiente. Ledo engano! O ideal mesmo é cuidar da barba, entendendo que ela é uma proteção para a pele e merece ser limpa.
Se você é um cara antenado, fique ligado nessa: o indicado é lavar a barba uma ou duas vezes por dia, pois, assim, fica mais fácil tirar as sujeiras que se acumulam. Além da aparência mais bonita, você vai perceber que sofrerá menos com as irritações.
Caso não saiba como fazer isso, use um sabonete neutro como aliado. Quanto ao horário ideal, opte pelo momento do banho e após as principais refeições. Você vai se surpreender com os resultados!
Não aparar
A barba comprida não é um problema, desde que seja bem cuidada e devidamente aparada. Essa é a maneira de fazer com que ela não cresça de forma desproporcional, mas sim de maneira igual e saudável.
Descuidar-se da pele
A pele é a responsável por manter os pelos saudáveis e vigorosos, então é bom cuidar dela. Quando a derme está saudável, fica mais fácil manter a barba limpa e bonita. Acredite: os pelos crescem e você garante um visual melhor.
Não limpar a barba após as refeições
Como falamos acima, é fundamental higienizar a barba depois das refeições. Isso porque poucas coisas são mais desagradáveis que um pedaço de comida agarrado entre os pelos.
Portanto, sempre que acabar de comer, dirija-se ao banheiro e faça uma limpeza completa. Assim você garante todo o charme que sua barba deve ter!
Agora que você tem em mãos um guia para cuidar e manter a barba limpa, não deixe de colocar esses pontos em prática. Você vai adorar os resultados — e eles vão virar um hábito em sua vida.