Acessórios Test Drive

Outsider Goods – Carteira Masculina Vertical Costurada à Mão

Existe uma variada gama de opções de carteiras masculinas no mercado, para todos os gostos. Carteiras de couro, camurça, tecido e outros materiais. Não importa os compartimentos que você quer, ou estilo que você procura, ele existe. A que funciona melhor depende muito do seu dia-a-dia, mas independente do modelo, eu prefiro de couro, e de preferência, com fabricação manual. Se concorda comigo, uma excelente opção nova na praça é a Outsider Goods, totalmente feita à mão em Betim, aqui do lado lado de Belo Horizonte.

Eu conheci o Felipe, criador da marca, pessoalmente e fiquei honrado ao receber essa carteira masculina vertical da marca de presente. É um design simples mas que a gente não vê tanto nas marcas artesanais, e está dando muito certo pra mim. Ela é feita em couro robusto no tom caramelo. A costura manual é feita em linha encerada bege super resistente. Tem espaço para 4 cartões, CNH, dinheiro e mais alguma papelada. É uma carteira simples e compacta. É fina e com poucas repartições, não dá muito volume nos bolsos e obriga você a carregar apenas o necessário.

carteira vertical outsider goods caramelo

carteira vertical outsider goods

Temos o prazer de viver em uma era em que podemos conhecer de longe muitas pessoas interessantes, graças a Internet. Nunca falta inspiração quando você tira um tempo para navegar. É sempre um mistério imaginar quem são, que caminhos elas seguiram, qual o trabalho que fazem e qual a história por trás das fotos e “stories”.

Quando eu tenho a oportunidade de conhecer uma dessas figuras de perto, não deixo passar, seja qual for o lugar do mundo. Se a inspiração estiver perto, que alegria! Me possibilitar conhecer outras pessoas que se identificam com a essência do “feito à mão” no Brasil é a maior conquista do Só Queria Ter Um.

Como disse, quem está por trás da Outsider Goods é o Felipe, fotógrafo de casamentos, que há algum tempo vem se dedicando ao couro em seu tempo livre. Na verdade, explorando o Instagram você percebe que ele tem a veia manual forte. Desde 2008, já dedica parte do tempo ao trabalho manual. Inicialmente em madeira, e desde 2015, com o couro.

Como a maioria desses casos, os produtos nasceram da necessidade. Aparece um pequeno projeto pessoal, surgem os primeiros protótipos para quebrar um galho, e com eles o gosto. Ele me contou como desde então, vem aperfeiçoando as técnicas até que nasceu a ideia de começar uma marca em cima dos valores de simplicidade e durabilidade. E assim, no final de 2016, nasceu a Outsider Goods

carteiras outsider goods

Troca de mensagens pelo inbox e encontrei com o Felipe para conferir de perto o trabalho, tomar um café, e bater um papo sobre fotografia. Gostei muito da carteira bifold vertical quando vi em fotos, e mais ainda quando vi de perto. O produto é artesanal mas não tem cara de “artesanato”, no sentido de um produto inacabado, sem embalagem, identidade, etc. Me surpreendi com a precisão das costuras e principalmente com o tom do couro em um exemplar já usado.

carteira vertical outsider goods

carteira outsider goods vertical caramelo

carteira vertical outsider goods

A Outsider Goods está desenvolvendo seu próprio couro. Quando novo, ele é um pouco “seco”, mas absorve muito bem a oleosidade e fica bem mais bonito depois de usado. Para acelerar o processo, eu passei um pouco de Huberds Shoe Oil na minha. Gostei bastante do resultado caramelado, que também já começa a pegar o azul dos meus jeans na borda.

Falando da borda, o acabamento nas extremidades da carteira é simples. Acho que dá para ver na foto acima. O lixamento é feito à mão e olhando pelo lado as camadas de couro não ficam tão homogêneas quanto na máquina de lixar. Esse é o único detalhe de construção que pode melhorar para. O restante é fino, com corte simétrico e curvas, linhas precisas e arremate forte.

Nós aroveitamos para tirar algumas fotos, que vocês podem estão vendo espalhadas pelo post. De quebra, vesti uma pulseira com manilha de aço inox que o Felipe também levou no dia (o legal é que no site você pode informar o tamanho do seu pulso e ele corta especialmente pra você). Espero que as imagens consigam transmitir o trabalho especial que ele faz.

pulseira manilha outsider goods

carteira outsider goods

Manter minha curiosidade por roupas, botas e acessórios depois de tantos anos escrevendo este blog e um período trabalhando nesta indústria é algo que, felizmente, é fácil de fazer. Parece que todos os anos há mais e mais artesãos, estilistas, alfaiates, e fábricas de tecidos fazendo produtos excepcionais. O Felipe é uma dessas pessoas – um artesão de produtos em couro feitos em Minas Gerais que faz bonitas carteiras e acessórios costurados à mão, como um produto desses deve ser. O sentimento de ter um presente desses nas mãos é puro luxo.

Confira o site da Outsider Goods e compartilhe o post com os amigos! Apoie os pequenos fabricantes. Apoie as pessoas que trabalham seus ofícios com paixão e integridade.

Link: carteira vertical Outsider Goods

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

    Deixe uma Resposta