Wellema Hat Co.

instagram só queria ter umPowered by Rock Convert

 

Cody Wellema gosta de lembrar que a Wellema Hat Co. é formada por ele, a esposa, a família e todos os amigos que apoiam a empreitada de fazer chapéus sob medida à mão. É um trabalho de muito carinho e paixão, feito por ele para todos, customizando o resultado final de acordo com o estilo de cada um. É importante ressaltar que esse à mão é com as mãos mesmo. A única eletricidade dentro da Wellema é a necessária para a loja funcionar. O produto é todo feito com as pontas dos dedos e a palma das mãos, com linha, agulha, e um ponto de cada vez. O vídeo a seguir mostra muito melhor um pouquinho desse processo, pelas palavras do próprio Cody, em sua loja super calorosa, com um ar de clandestina e a cara de uma oficina de 1930.

Wellema Hat Co. é como voltar no tempo. A loja/oficina fica em Santa Barbara, e como vocês podem ver pelo vídeo e pelas fotos do espaço que o Cody montou na Inspiration LA, o clima do negócio é bem longe das palmeiras e das praias que cercam a cidade californiana com estilo colonial espanhol. Reparem no toca disco… um blues das antigas quebra o silencio e a música se mistura ao barulho que sai da bancada de trabalho, onde se fazem chapéus personalizados à moda antiga.

Os chapéus vintage tem qualidade bem superior aos modernos, simplesmente por que foram fabricados no auge da produção de chapéus, quando todos os homens vestiam um diariamente. A demanda por produtos de qualidade era muito maiore aém disso, alguns materiais também não estão mais disponíveis (não existe mais nenhum fabricante de pelúcia de seda, utilizado para fazer cartolas) ou se tornaram mais difíceis de conseguir (peles de animais, como a de castor). Por último, muitos elementos e técnicas tradicionais da fabricação de um chapéu foram perdidas ao longo do tempo a medida que a indústria definhou. Detalhes são muito difíceis de duplicar, ou muito caros de produzir (alguns acabamentos na borda da aba não estão disponíveis até mesmo nos melhores chapeleiros de hoje).

Inspiration-LA-Dia-1 (62 of 340)

Inspiration-LA-Dia-1 (63 of 340)

O Cody entrou nessa praticamente como auto didata e tenta descobrir e reproduzir incansavelmente os melhores chapéus de antigamente, nos dias de hoje. Chapéus bonitos, muitos estilos, combinações de cores e os melhores materiais com design refinado, buscando inspiração em um contexto que vai além da moda. O cliente é guiado pelos modelos e estilos até encontrar aquele que o agrada e veste melhor. Ele vai receber um chapéu meticuloso feito especialmente para ele, com as proporções exatas e os detalhes que preferir.

A qualidade de um produto assim está tanto na fabricação, com técnicas e materiais que impactam na durabilidade, caimento, e conforto, quanto no design, pois você escolhe aquilo que te faz sentir bem. E tem um outro lado da qualidade, que é a capacidade de contar histórias. Um chapéu bem feito é um produto para durar décadas (eu tenho um chapéu de 1960) e viver muitos momentos durante suas viagens e dia-a-dia. Um dia ele pode ir para o seu filho, ou seu neto, junto com todos os contos de uma vida bem vivida!

Inspiration-LA-Dia-1 (72 of 340)

Inspiration-LA-Dia-1 (69 of 340)

Inspiration-LA-Dia-1 (74 of 340)

Inspiration-LA-Dia-1 (70 of 340)

Inspiration-LA-Dia-1 (71 of 340)

Inspiration-LA-Dia-1 (66 of 340)

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!