The Outsiders: Vidas Sem Rumo

The Outsiders, Vidas Sem Rumo

The Outsiders é um filme sobre um grupo de greasers de Tulsa, Oklahoma (por volta de 1966) tentando sobreviver da única maneira que conheciam. O filme foi originalmente lançado com críticas mistas; muitas pessoas pareciam chateadas com a escolha de Coppola por fazer um filme sobre a angústia adolescente, mas essa nunca foi realmente a sua intenção. 

O que inspirou Coppola a fazer o filme, acredite ou não, foi uma turma do ensino médio (fãs de O Poderoso Chefão) que escreveu para ele sobre fazer um novo tipo de filme de gângster baseado em um romance que leram, o livro The Outsiders (Vida sem Rumo) de S.E. Hinton. Coppola leu o livro sozinho, e não fez The Outsiders como também adaptou outro livro do autor, Rumble Fish, no ano seguinte, estrelado por Micket Rourke e Matt Dillon. É um clássico que deu início à carreira de muitos atores famosos hoje em dia.

Também é imperdível para quem gosta de looks vintage estilo greaser!

Tom Cruise no set de The Outsiders (Vidas sem Rumo)
Tom Cruise no set de The Outsiders (Vidas sem Rumo)

Na cena em que os meninos estão na rua se empolgando para a briga, Tom Cruise sobe em um caminhão e dá uma mortal pra trás. Foi Patrick Swayze que ensinou como fazer. Pouco antes de a cena ser filmada, Cruise abordou nervosamente o escritor SE Hinton e disse que estava com medo de não conseguir dar a cambalhota, porque estava se sentindo enjoado por comer muito no almoço. Hinton perguntou se ele achava que se sentiria melhor se vomitasse, e Cruise disse que sim. Hinton o levou até o food truck e o fez beber ovos crus até vomitar, fazendo com que Cruise se sentisse muito melhor e conseguisse fazer a manobra sem problemas.

Depois do briga… Emilio Estevez como Two-Bit, Rob Lowe como Soda Pop, C. Thomas Howell como Ponyboy, Patrick Swayze como Darry e Tom Cruise como Steve Randle. Cruise achou que o dente lascado deixava ele com cara de durão e ficou muito orgulhoso. Na verdade, foi ideia dele dar a Randle o dente lascado, meio que contestando o mundo perfeito. Caras locais foram usados ​​como figurantes na cena da briga e de acordo com Swayze, tudo foi um pouco real demais. “Um cara me acertou bem na cara, então eu o nocauteei. Eu realmente não queria.”

Thomas Howell e Ralph Maccio
Thomas Howell e Ralph Macchio
Emilio Estevez em The Outsiders
Emilio Estevez em The Outsiders

Two-bit era psicopata adorável e um dos meus personagens favoritos. Pena que Emilio não conseguiu bons papéis depois de The Outsiders. Não, The Breakfast Club não conta. Emilio Estevez interpretou o personagem como um cara descontraído e teve a ideia do interesse de Two-Bit pelo Mickey Mouse, com seu uniforme de camisetas do rato e hábito de assistir  desenhos animados.

Francis Ford Coppola fez com que os meninos passassem uma noite na casa dos Curtis usada no filme. Ele queria que os três “irmãos” (Patrick Swayze, Rob Lowe e C. Thomas Howell) preparassem uma refeição juntos e que eles fossem tão próximos quanto irmãos. Todos os meninos incorporaram os personagens por horas a fio.

“Stay Gold, Ponyboy.” Enquanto Ponyboy e Johnny são os melhores amigos no filme, C. Thomas Howell se lembra de muitas vezes não se dar bem com o co-estrela Ralph Macchio, dizendo que ele era muito sério e profissional. Ele se lembra de um argumento específico quando tentava bater a pontuação mais alta em Pacman e Macchio exigia que eles ensaiassem suas falas. Essas diferenças podem ser atribuídas ao fato de que Howell tinha apenas 16 anos e Macchio tinha 20 anos na época.

Duranteas filmagens de The Outsiders (Vidas sem Rumo)
Emilio Estevez, Rob Lowe, Thomas Howell, Tom Cruise, Ralph Macchio e Matt Dillon durante as filmagens
Briga no filme The Outsiders
Logo após a briga. Visual greaser total!

De acordo com Emilio Estevez, na semana que Francis Ford Coppola gravou a briga principal, ele cortou o lábio, C. Thomas Howell ficou com um olho roxo e Tom Cruise quebrou o polegar e precisou de tratamento dentário após levar um soco na mandíbula.

Para ajudar o elenco a estabelecer o relacionamento e bloquear as tomadas, Francis Ford Coppola passou duas semanas durante a produção gravando em videoteipe antes de começar a usar filme. Acredita-se que foi uma das primeiras vezes que a técnica foi incorporada à programação de um filme. Embora essa filmagem raramente apareça, Ralph Macchio teve uma experiência semelhante em 1984, quando John G. Avildsen gravou os ensaios para The Karate Kid (1984) em uma câmera de vídeo doméstica.

No filme, Dallas assedia Cherry e os dois discutem. A cena foi filmada no início das filmagens, e Matt Dillon e Diane Lane lembraram anos depois que isso fez com o que o relacionamento dos dois começasse com o pé errado e criou uma tensão real entre eles fora do set. É por isso que a irritabilidade um com o outro na cena parece muito real. Quando o elenco se reuniu em 2003 para o 20º aniversário, os homens riram quando Lane lhes contou sobre isso, todos concordando que se lembravam da rivalidade entre os dois. Dillon e Lane acabaram gravando dois outros filmes juntos, os quais são o interesse amoroso um do outro, e se tornaram bons amigos.

Ralph Macchio, Matt Dillon e Thomas Howell em The Outsiders
Ralph Macchio, Matt Dillon e Thomas Howell
The Outsiders (Vidas sem Rumo)

Na cena em que Dally ameaça a enfermeira no hospital com a faca de Two-Bit, a enfermeira é interpretada por SE Hinton, autor do romance “The Outsiders”. SE Hinton fez parte de todos os aspectos da filmagem. Ela afirmou em várias entrevistas o quanto amava os meninos que foram escalados para compor sua gangue de greasers. Como quase todas eram adolescentes e estavam longe de casa sem supervisão de um adulto, ela se tornou uma figura materna para eles dentro e fora do set.

O processo de audição para o filme foi único, já que todos os atores foram capazes de testar a maioria dos papéis várias vezes, todos juntos em um palco. Francis Ford Coppola passava por uma cena específica várias vezes enquanto mudava a parte que os atores liam, até tomar a decisão sobre quem teria qual papel.

Director Francis Ford Coppola giving instruction to C Thomas Howell, Ralph Macchio, and Matt Dillon between scenes from the film ‘The Outsiders’, 1983. (Photo by Warner Brothers/Getty Images)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *