Acessórios

Qual a Diferença Entre Óculos Escuros Bons e Ruins?

Quantas vezes os seus óculos escuros vão te proteger do Sol? Todos os dias!

É importante escolher bons óculos de sol, pois a função desse acessório vai muito além da estética. Vamos falar sobre algumas diferenças entre os óculos escuros bons e os ruins para você decidir melhor na hora de comprar.

É claro que também queremos ficar bonitos de óculos, mas é preciso atenção para a qualidade das lentes, pois há uma grande diferença entre a capacidade de proteção de bons óculos e de óculos ruins.

Neste post eu vou listar algumas dessas diferenças para te ajudar na sua escolha.

Marca famosa não é garantia de qualidade

É possível achar óculos escuros perfeitos para o seu rosto com preços justos. Os produtos de marcas famosas custam mais do que produtos genéricos mas nem sempre são melhores.

Marca cara não é necessariamente uma garantia de qualidade. Alguns óculos de grifes famosas são basicamente os mesmos óculos que marcas menos conhecidas vendem.

Proteção Contra Raios Ultravioleta

lente protecao ultravioleta

O principal objetivo da lente é a proteção contra a radiação ultravioleta e contra outros comprimentos de onda de luz nocivos. Sem nenhum tipo de proteção, a lente escura pode ser até pior, pois faz com que os olhos deixem de usar alguns mecanismos de defesa e recebam ainda mais esses raios.

A radiação ultravioleta (UV) pode causar danos no tecido do olho. A luz do sol queima os nossos olhos, da superfície até a retina. Esses danos podem resultar em doenças na córnea e superfície ocular, formação de catarata e degeneração da retina.

Óculos escuros podem prevenir este dano, mas nem todos garantem o mesmo nível de proteção. UV 400 significa que essas lentes bloqueiam comprimentos de onda menores que 400 nm/0, que inclui todos os raios UVA e UVB.

Procure por óculos com alto fator de proteção (pelo menos 98%) contra raios ultravioletas (UVA e UVB) ou proteção UV 400.

Lentes Polarizadas

lente polarizada e nao polarizada

As lentes polarizadas reduzem o brilho e proporcionam 100% de proteção contra os raios ultravioleta sem alterar a cor do ambiente. A vantagem desse tipo de lente é que ela elimina o desconforto da visão ofuscada, a imagem fica mais nítida e as cores mais naturais.

Se você se sente incomodado com reflexos, procure lentes polarizadas. Elas são feitas para reduzir o brilho horizontal, deixando o reflexo do Sol quase imperceptível.

Construção da Lente

Quanto mais caro e demorado o processo de construção da lente, melhor vai ser a claridade óptica dela. Lentes de alta qualidade devem proporcionar uma visão mais nítida e limpa do que lentes genéricas. Você pode testar se, ao colocar os óculos, há algum sinal de distorção da visão ou desconforto.

Qualidade da armação

A maioria das armações de hoje são feitas com um acetato de celulose. As melhores lentes, são feitas com cortes em blocos, e as outras são feitas usando moldes injetados.

O segundo processo é mais barato e mais rápido, mas resulta em armações menos flexíveis que tendem a quebrar mais facilmente. Elas também são coloridas com spray de tinta, que descasca mais facilmente.

Encaixe da Armação no seu Rosto

óculos escuro mad men

É claro que um outro fator importantíssimo na hora de comprar um óculos escuro é o design. É uma coisa que colocamos na nossa cara, então eles precisam ser bonitos e favorecer o rosto. Mas o caimento da armação não é só estético. As opções são quase infinitas, mas não escolha os óculos de sol tendo em mente apenas as tendências da moda o preço.

O ideal é evitar os modelos que se afastam demais do rosto e que tenham lentes muito pequenas. Não deve existir muito espaço entre a face e a armação, já que também entra radiação ultravioleta pelos lados.

Óculos ruim é pior que nenhum óculos

Usar de um óculos de sol de má qualidade chega a ser pior do que não usar óculos escuro. Lentes ruins podem causar lesões oculares, além de desconforto e menor qualidade visual.

Quando os olhos ficam expostos à luz do dia, as pupilas se dilatam. Sem a proteção adequada contra os raios solares, os olhos ficam ainda mais vulneráveis.

Escolha um óculos que te deixe feliz e confiante, a um preço justo e adequado ao seu orçamento. Só não se esqueça que o nosso rosto tem outras funções além de ser atraente, tipo enxergar. Óculos de qualidade fazem as duas coisas muito bem, permitindo que você veja bem e seja bem visto.

Agora que você já sabe como diferenciar bons óculos escuros dos ruins, que tal conhecer algumas das melhores marcas de óculos de Sol masculinos? Preparei uma lista incrível para te ajudar

Você também pode gostar

5 Comentários

  • Responder
    Cláudio Nélio
    18/11/2016 at 21:42

    Bom artigo!?

  • Responder
    Alvaro Melo Bueno
    15/11/2017 at 12:50

    Ótimo artigo. Vou adquirir um Ray-Ban, quero que tenha lente poralizada, estou escolhendo entre três modelos: Wayfarer, new wayfarer e justin. Acho que vou adquirir o Justin, pois ele encaixa melhor no meu rosto e fica mais harmônico com o meu formato de rosto. O que você acha das lentes degradês? Seria um modismo passageiro ou vale a pena investir neste tipo de lente? O Ray-Ban Justin tem um modelo com lente polarizada degradê cinza… gostei desse modelo.

    • Lucas Azevedo
      Responder
      Lucas Azevedo
      15/11/2017 at 17:54

      Oi Alvaro, tudo joia? Boa escolha e raciocínio. Entre esses três que você falou eu só não gosto do New Wayfarer. Eu acho que as lentes degradê (gradientes, certo?) não são um modismo. Os óculos aviadores originais são degradê! As lentes são práticas para dirigir. A parte de cima bloqueia a luz e a parte de baixo permite olhar para o painel, por exemplo. Abs!

      • Responder
        alvaro melo bueno
        18/11/2017 at 21:18

        É isto mesmo, lentes gradientes e polarizadas… obrigado pela informação. Abs

Deixe uma Resposta