Pular para o conteúdo

Peças do terno: listamos as mais importantes para você

Muito se discute sobre quais são os itens do guarda-roupa masculino que compõem o terno. Ao contrário do que se imagina, as peças do terno completo são três: paletó + colete + calça, todas confeccionadas no mesmo tecido. Quando são bem coordenadas entre si, elas conferem elegância e sofisticação ao homem que as veste. 

Neste artigo, você vai encontrar dicas práticas e eficientes para montar o visual ideal e saber como combinar o terno com as outras peças essenciais ao traje, como a camisa e gravata. Vamos conferir? 

Paletó 

Primeiramente, é válido dizer que o paletó deve estar alinhado ao seu tamanho, para que tenha o caimento perfeito. Dê atenção ao tamanho dos ombros para o paletó não ficar muito largo (efeito desleixado) e nem muito ajustado, para não tolher os movimentos dos braços. 

A largura da lapela deve ser igual à largura da gravata. Também deixe uma distância aproximada de 1 cm entre os punhos do paletó e os punhos da camisa.  

É importante lembrar a opção do blazer, que pode substituir o paletó para compor looks menos formais. Geralmente, ele é confeccionado em algodão, lã fria ou tweed (tecido mais áspero para os dias frios) e combina com calças jeans escuras ou de sarja de cortes reto ou slim. 

Colete 

Como já dissemos, entre as peças do terno está o colete. Para saber usá-lo é aconselhável levar em conta algumas dicas. A primeira é que ele seja ajustado ao corpo, pois, caso contrário, você parecerá descuidado, a segunda é manter os botões sempre fechados e a mais relevante é usar a gravata por dentro da peça, o que vai garantir estilo a você! 

Calça 

A calça do terno não deve ser larga e nem justa demais. Atente-se ao comprimento da barra, que não pode esbarrar no chão e nem ficar curta demais. O ideal é que ela termine sobre o início do sapato.  

Camisa 

Para que a camisa tenha um bom caimento, é necessário que ela não fique grande ou pequena demais. Ao provar a peça, observe se o tamanho do colarinho e o comprimento das mangas estão alinhados ao seu tipo físico. Também verifique se, ao abotoar a camisa, ela não fica apertada. 

Gravata 

gravata é o elemento de moda que vai dar o toque final de sofisticação ao look. O mercado oferece uma grande variedade de cores, padrões e texturas e cabe ao homem escolher qual é o modelo que lhe cai melhor. 

Evite apostar em qualquer modelo de proporções exageradas, seja ela muito slim ou muito larga. As mais finas, conferem um ar mais contemporâneo e jovial ao visual, mas se forem finas demais podem desequilibrar o restante do conjunto. Na dúvida, opte por um meio termo. 

Na hora de comprar as peças do terno, uma boa dica é pesquisar na internet as lojas online voltadas para a moda masculina clássica. Veja quais oferecem os mais variados modelos de roupas masculinas em diversas cores e tamanhos, a fim de atender o público cada vez mais exigente e consciente.  

1 comentário em “Peças do terno: listamos as mais importantes para você”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *