Tão importante quanto a proteína, o pão de hambúrguer é um ponto para se prestar bastante atenção na hora de montar e combinar os sabores de seu sanduíche. Com a volta dos hambúrgueres à mesa dos brasileiros, passamos a ver preparos com uma variedade de pães que vão muito além do tradicional pão de hambúrguer fofinho e macio.
Este artigo foi preparado para que você amplie seus horizontes, entenda que é possível obter resultados deliciosos a partir do pão escolhido, e mais: perceba que é viável a utilização de outros pães na hora de compor seu hambúrguer. Continue a leitura e conheça, abaixo, alguns dos tipos mais tradicionais pães para hambúrguer.
Pão americano
Pão americano ou pão de hambúrguer é o mais tradicional para o preparo de sanduíches. Feito com farinha de trigo, fermento biológico, sal, açúcar, água e manteiga, é o pão perfeito para agradar gregos e troianos.
Fofinho, macio, dourado e com uma camada de gergelim, este é o primeiro pão que vem a mente quando falamos em hambúrguer. Por seu sabor neutro, combina com as receitas mais básicas de hambúrguer que levam alface, tomate, muçarela e a carne. Também podem ser adicionados picles, bacon e os mais variados molhos.
Pão italiano
Pão normalmente preparado em grandes filões, também pode ser formatado em tamanhos menores, perfeitos para um hambúrguer.
Este pão possui casca crocante, miolo macio e sabor levemente azedo. Estas características se devem a maneira como é preparado: sem o uso de fermento biológico, mas com levain ou, mais normalmente, pré-fermento ou biga. Tanto o levain quanto o pré-fermento são fermentos naturais, preparados a base de farinha e água, e com um grande período de fermentação.
A base para o preparo do pão italiano é simples, farinha de trigo, azeite de oliva, sal, açúcar, água, levain ou biga. A textura e o sabor são definidos pelo tempo de fermentação, que entre o preparo do pré-fermento ou do levain e o produto final, levam cerca de 30 horas. Esse tipo de pão combina bem com sabores mais acentuados, tipo queijo gruyére, salada de rúcula e hambúrgueres bem suculentos.
Pão australiano
Mel, melado e cacau em pó resultam em um pão de massa escura, levemente doce e macio. Este é o pão australiano.
Seu preparo é feito com farinha de trigo, farinha integral, farinha de centeio, cacau em pó, sal, açúcar mascavo, fermento, manteiga, água, mel, melado e fubá para polvilhar. Estes ingredientes constroem essa receita amada por muitos, com aspecto rústico e que pode ser preparada em qualquer local.
Seu sabor forte combina com hambúrgueres de maior personalidade e intensos como aqueles preparados com costela, cordeiro, molho barbecue e bacon.
Ciabatta
Mais um pão recheado de aromas e sabores, com uma textura deliciosa e de origem italiana, mais precisamente na região de Veneza. Seu formato típico é alongado e plano, mas para utilizar no preparo de hambúrguer é possível fazê-lo arredondado.
Com interior úmido e casca crocante, a ciabatta é preparada com um pré-fermento, farinha de trigo, água, fermente sal e açúcar. Apesar da riqueza em aromas e sabores, este é um pão que combina com uma variedade enorme de hambúrgueres desde vegetarianos até os preparados com carnes mais suaves como a de frango ou mais fortes como a costela.
Brioche
Depois de dois pães de origem italiana, agora uma receita tradicional francesa. É o primeiro pão desta lista que tem ovos em sua composição e, por esta razão, tem uma coloração levemente amarelada.
O brioche possui uma crosta fina, levemente crocante e dourada, interior macio e muito aroma de manteiga. Preparado com farinha de trigo, açúcar, sal, ovos, fermento, leite e — claro — muita manteiga, é indicado para acompanhar qualquer variante de hambúrguer artesanais.
Atenção, tripulação! Agora que vocês já sabem que, além de variar nos ingredientes no preparo da carne, também podemos — e devemos — variar no pão de hambúrguer, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de outras dicas e novidades do mundo dos hambúrguers?