ORK – Facas Artesanais

Ork Knives Facas
Powered by Rock Convert

Em Abril desde ano eu visitei a casa do Daniel Bahia, que também é a sede da Ork Knifes. Lá fica a oficina onde ele forja facas artesanais incríveis.

Bati um papo, tirei umas fotos, vi ele fazer o acabamento de uma faca… E acabei não compartilhando. Já estamos quase no final de 2013 e acabei não postando aqui.Vacilo imenso com quem me recebeu tão bem!

Explicação tem, mas não justifica guardar essas imagens e o bate papo sensacional com um cara super sangue bom que me recebeu com paciência e braços abertos. Vou tentar resumir como foi!

Como começou a ORK Facas Artesanais

A oficina da Ork fica nos fundos casa do Daniel. Quem começou o espaço foi o pai, que tem como hobbie fazer facas e qualquer outro trabalho com as mãos.

Ele e o Daniel são responsáveis por montar quase tudo lá dentro. Inclusive, grande parte do maquinário da oficina também foi feito pelos dois. Não são apenas as facas que são artesanais, a aparelhagem para fazê-las também é!

Daniel é designer, e trabalhava viabilizando a produção de projetos feitos por outros designers. Sentia falta de fazer alguma coisa, de se envolver mais com outras partes dos projetos. Por isso, resolveu embarcar de vez na Ork, já que estava tomando gosto pelo trabalho com facas na oficina do pai.

Essa mudança é bem interessante, ainda mais nessa era digital onde as pessoas criam produtos do dia para noite, e marcas nascem de repente graças ao bolso de quem pode pagar os outros para fazer. A Ork resolveu seguir a rota old school, e o Daniel colocou as mãos na massa.

Como são feitas as facas artesanais Ork

Old School mesmo, porque a faca é uma das primeiras ferramentas inventadas pela humanidade. Até o método de fabricação é essencialmente o mesmo até hoje.

Olhando para a bigorna, o forno e todo o trabalho que ele foi me mostrando, não teve como não sentir uma conexão com aquele cara lá atrás, que resolveu amarrar uma pedra pontuda em um pedaço de madeira.

Facas artesanais Ork Knives

Facas artesanais Ork Knives

O que o Daniel faz é um produto histórico melhorado… e bem diferente de tudo que vemos na cutelaria nacional. O visual é bem arrojado, definitivamente moderno, mas o importante é que não perdeu o lado funcional.

A faca é uma ferramenta e o objetivo da Ork é fazer belas facas para cozinhar (ou uma bela faca para churrasco). Faca boa tem que cortar!

Facas artesanais Ork Knives

Facas artesanais Ork Knives

E aí entra uma das principais vantagens de uma faca artesanal… a possibilidade que o cuteleiro tem de realizar a têmpera seletiva. A têmpera é um tratamento térmico para deixar o aço mais duro. É basicamente aquecer o aço e depois esfria-lo rapidamente. A têmpera seletiva é aplicada somente na região que necessita de maior dureza para romper o que você quiser cortar, ou seja, o fio da lâmina.

O que é dureza de uma faca?

Vou explicar melhor o que é dureza para entendermos essa vantagem. O aço muito duro não apresenta propriedades elásticas. Eles são muito rígidos e sem elasticidade, portanto quebradiços. O oposto seria um bombril, que tem baixa dureza mas que aguenta qualquer martelada.

A têmpera seletiva deixa o corpo da faca mais maleável, e a lâmina ainda passa por mais um tratamento para aliviar a tensão e ficar menos quebradiça.

Isso significa que a faca consegue absorver a tensão e fica impossível de quebrar. Da para dobrar uma faca dessa em 90 graus e o máximo que vai acontecer é só trincar parte da lâmina.

Facas artesanais Ork Knives

Além disso, o cabo das facas é inteiriço, que dá maior força às facas, tornando-as próprias para trabalhos duros. São facas que cortam e que são confiáveis.

A beleza não para no processo e no produto em si. Ela continua também na embalagem e apresentação.

Facas artesanais Ork Knives

A visita foi sensacional, com direito a um frango no almoço. Uma pena que demorei para escrever e acabei deixando escapar alguns detalhes. Enfim, se você cozinha e precisa de uma faca, é desse cara que tem que comprar. Gente finíssima fazendo um produto maravilhoso bem aqui em Minas Gerais, no nosso Brasil.

Powered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!