Como fazer o nó de gravata? O caminho para o nó perfeito pode ser uma desafio se você não está acostumado, então para te ajudar nessa questão, criamos um passo a passo para cada nó de gravata, desde o mais simples ao mais complexos.
Se você procura elegância, a gravata é indispensável em certas ocasiões. Seja numa reunião de negócios, festas de gala e até mesmo no dia a dia por que gosta, todo homem faz uso desse acessório. Descubra qual nó de gravata combina mais com você, siga o passo a passo, e aprenda de vez como dar nó em gravata!
Nó Four in Hand (Nó simples)
O four-in-hand é um nó fácil e funcional. Perfeito para uso no dia-a-dia, tem um estilo clássico e elegante que transmite simplicidade. Ele é ligeiramente assimétrico, o que na minha opinião, é desejável por ser mais descontraído e distinto. Esse nó só não é adequado com uma gravata muito fina e sem corpo, pois vai ficar muito pequeno.
Para fazê-lo, posicione a parte de trás da gravata virada para cima, com a extremidade larga à direita e outra extremidade menor à esquerda. Depois disso:
- Cruze a extremidade larga sob a extremidade pequena à esquerda;
- Passe a extremidade larga para a direita novamente. Dessa vez, passando por cima da extremidade mais fina;
- Por trás da extremidade pequena, puxe a extremidade larga para cima, passando por dentro da parte que envolve o seu pescoço;
- Puxe a extremidade larga para baixo, por dentro do laço em forma de círculo que você acabou de fazer;
- Para ajustar, deslize o nó para cima.
Se você estiver usando uma gravata boa, a four in hand vai ficar encorpado mesmo sendo simples, bom em qualquer colarinho menos o italiano (spread collar). Se preferir, você pode dar mais uma volta para obter um volume extra, como mostra o guia abaixo.
Nó double four in hand (Nó duplo)
Este é o nó de four in hand com uma volta adicional, como pode ser visto no vídeo acima. Ele é útil se a sua gravata for muito fina e você quiser encorpar o nó, ou se você for mais baixo e precisa diminuir o comprimento. Eu para dar mais estrutura ao nó de uma gravata de malha.
Apesar de o nome sugerir complexidade, esse tipo de nó é tão fácil de fazer quanto o simples e se adapta bem a qualquer ocasião. Para aprender como fazer o nó de gravata duplo, posicione-se em frente ao espelho com a parte de trás da gravata virada para baixo, ao contrário do que acontece com o nó simples. Assim:
- Cruze a extremidade larga em volta da extremidade menor, fazendo uma volta completa;
- Passe essa extremidade maior pela segunda vez em volta da extremidade mais estreita;
- Puxe a extremidade maior para cima, passando por baixo da gravata, e deslize-a por dentro do laço, que foi formado pelos dois círculos da primeira e segunda rotação;
- Está pronto para o nó. É só ajustar
Este nó também é assimétrico. Em relação a simetria: um nó de gravata nunca deve ser perfeito. Um nó de gravata deve ser expressivo. Deve ser humano. A verdadeira elegância envolve gosto impecável e um senso de indiferença. James Bond também tem uma frase famosa em um dos filmes para nunca confiar em um homem com nó de gravata Windsor (simétrico). A ideia é que tanta perfeição, mostra que a pessoa está muito preocupada com as aparências.
Se você souber o four in hand e o double four in hand, já sabe tudo que precisa. Eles funcionam para quase todas as situações e raramente você vai errar com um deles. No entanto, há uma situação em que eu acho que eles não ficam tão bons: quando você está vestindo uma camisa de colarinho italiano, aquele mais aberto. O nó fica pequeno para a distância das pontas do colarinho.
Assim, para camisas de gola aberta, acho que é necessário um nó maior como o Half Windsor abaixo.
Nó semi-windsor (half windsor)
Consta que o Semi-Windsor é o nó mais usado no Brasil, onde as pessoas se preocupam muito com parecer “perfeitas” ao colocar um terno, já que não estamos tão acostumados com a ideia de estar à vontade e expressar personalidade em momentos em que temos que vestir o acessório.
Se você é uma daquelas pessoas que insiste na simetria, use o semi-windsor (ou o Pratt). Saiba apenas que nenhum dos Windsors jamais usou o Windsor. Eles sempre usaram o four-in-hand.
Para fazer esse nó, coloque a parte de trás da gravata voltada para baixo e comece com a extremidade maior à direita. A menor ficará posicionada um pouco mais acima, à esquerda. Em seguida:
- Passe a extremidade maior para o lado esquerdo, por cima da menor;
- Faça uma volta passando a extremidade maior para o lado direito, por baixo da menor;
- Puxe a extremidade maior para cima, por cima do círculo que envolve o pescoço;
- Passe a extremidade maior por dentro desse círculo, puxando-a para o lado esquerdo;
- Passe a extremidade maior para o lado direito, por cima da menor;
- Passando por baixo do círculo que envolve o pescoço, puxe a extremidade maior para cima;
- Puxe a extremidade larga para baixo, passando por dentro do pequeno laço em forma de círculo que você acabou de criar;
- Ajuste o nó puxando a extremidade maior para baixo. Depois, é só deslizar o enlace para cima.
Comodar o nó na gravata borboleta
A gravata borboleta é composta por uma tira de tecido amarrada em torno da gola de tal modo que as extremidades opostas formam laços. Usa-se gravata-borboleta, normalmente, quando se veste um fraque ou smoking, e ela é obrigatória com black-tie. Atualmente, embora ela não seja tão comum, estamos vendo um retorno da gravata-borboleta também com terno em eventos formais e festas por aqueles que tentam transmitir mais estilo.
Comece ajustando o acessório em volta do pescoço, para que o lado direito fique um pouco menor do que o esquerdo. Para facilitar a explicação (já que não há extremidade mais larga, nem mais estreita), chamaremos o lado esquerdo de “lado A” enquanto o direito será o “lado B”:
- Passe o lado A, para a direita, por cima do lado B;
- Puxe o lado A para cima, passando sob o lado B por dentro do círculo que envolve o pescoço;
- Na parte frontal do seu pescoço, dobre o lado B para a direita e depois para a esquerda, para criar o formato de laço;
- Puxe o lado A para baixo, passando por cima do centro do lado B e faça a mesma dobra para que a gravata fique com o formato de laço;
- Empurre a extremidade A por dentro do laço em forma de círculo que você acabou de criar, atrás do lado B;
- Puxe as partes dobradas do laço para ajustar o nó.
Esperamos que este guia tenha te ensinado o que você procurava para saber como dar nó na sua gravata. Boa sorte e muita elegância!