As lojas da Kapital em Tóquio

loja kapital duffle tóquio

 

O meu “conjunto da obra” favorito em Tóquio foi as lojas da Kapital que visitei. E você sabe o que é mais legal ainda? Cada loja da Kapital tem um tema diferente, ligado à localização da loja. A política lá dentro é de “No Photo”, tornando as lojas lugares que você precisa ir para conhecer. As três lojas que visitei são todas incríveis e não tem fotografia capaz de registrar a atmosfera.

A Kapital nasceu em Kojima, que é o epicentro dos jeans japoneses. Desde 1984 eles vem trabalhando com processos manuais. Fazem praticamente todas as etapas, desde a coloração dos fios, fabricação dos tecidos, lavagens, costuras, até o acabamento. Eu acho que Tóquio tem seis lojas da Kapital, e três delas são bem próximas: Kapital Ebisu, Kapital LEGS, e Kapital Duffle. Depois de muita conversa – e umas comprinhas – acabei conseguindo autorização para uns cliques.

A loja principal se chama Kapal Ebisu. São dois andares com os produtos da coleção atual, peças únicas, e também os clássicos da marca. É muita coisa pendurada no teto, uma instalação central que desce lá de cima cheia de mochilas, jaquetas, camisetas e objetos aleatórios. Pilhas de tecido, indigo, meias… botas incríveis que misturam várias referências. Os detalhes artesanais são incríveis! Ficava até na dúvida se foram eles que fizeram ou se eram peças vintage. Eu acho que os designers da Kapital viajaram até o fim do mundo. As inspirações são totalmente retrô, mas a vibe é pós apocalíptica, meio Thunderdome.

loja kapital ebisu tóquioloja kapital ebisu tóquio loja kapital ebisu tóquio loja kapital ebisu tóquio

A Kapital Duffle é uma loja com quatro andares cheios de produtos das coleções passadas da marca e acessórios. A loja tem uma sala de recepção enorme, com um sofá feito com retalhos de jeans e um canto para você deixar os calçados antes de entrar. O interior é todo coberto com tapetes, e cada andar tem uma coisa diferente. O interior da loja é bem caseiro é muito divertido, com uma quantidade enorme de pequenos detalhes escondidos em cada canto. Parece coisa de fantasia. O terceiro andar lembra um bazar marroquinho, com pilhas de tapetes e tecidos, e o quarto andar recebe exposições e projetos artísticos.

mountain boots loja kapital ebisu tóquioloja kapital duffle tóquioloja kapital duffle tóquioloja kapital duffle tóquio

Kapital Legs é uma loja focada no artesanato manual, jeans, e saias. Os destaques são o jeans TH Zipang Real Indigo e o Century Denim.

O TH Zipang Real Indigo vem embalado em uma caixa de madeira com uma bandana de brinde. Estes jeans são feitos em teares antigos com algodão do Zimbabue. Os fios são tingidos com um método chamado “skein dyeing”, onde os fios são agrupados e banhados entre 12 à 13 vezes em baldes de indigo natural. Com o tingimento prolongado, o indigo cobre completamente o interior dos fios, garantindo um azul forte e durador.

O Century Denim é feito para durar 100 anos. O tecido é tingido com uma mistura de suco de caqui, e recebe costuras Sashi-ko que reforçam a calça. Eles tem vários destes jeans já muito usados expostos pela loja para a gente ter uma idéia do efeito.

A loja também oferece serviços de reparos e bainha, feita com uma máquina Union Special 43200G (que não é essa da foto).

loja kapital legs tóquioloja kapital legs tóquio

Não podia faltar a foto sem foco. É conceito.

loja kapital legs tóquio

Algumas lembrancinhas. Cartão fidelidade da Kapital. Os circulos são cartões com o mapa de localização das lojas no verso.

kapital fidelity card

Algumas coisas que peguei por lá. Uma camisa “boro” e um Century denim Kakishibu.

kapital century denim e boro shirt

Os detalhes. O jeans é tingido com suco de cáqui, e os fios da ccostura “sashiko” com indigo natural. Na hora da compra, o vendedor carimba o bolso com algumas informações. Acho que é o ano, o mês, o dia, a loja e a inicial do vendedor.

kapital century denim

banner-loja-geral
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo