Olá pessoal! Quem me acompanha no Instagram deve ter reparado que estive de férias nas últimas semanas e que um dos pontos no meu roteiro foi Los Angeles para participar do evento Inspiration LA, um enorme vintage tradeshow organizado pelo Rin Tanaka.
Foi incrível!
Para quem ainda não conhece, este evento gira em torno do vintage. Lá você encontra vários tipos de roupas, objetos e parafernálias diversas, envolvendo o início do rock n roll, motocicletas, hotrods, surf, rockabilly, workwear, sportswear, militar, etc.
Os espaços no salão do Inspiration não são ocupados apenas pelo vintage. Ele é um híbrido entre o antigo e o “novo antigo”, misturando os maiores colecionadores do mundo com pequenas e grandes marcas que compartilham a essência “I Love Vintage”!
Não estou falando de um mercado das pulgas comum ou de um brechó, mas sim de uma concentração enorme do que há de mais raro e especial no vintage, daquelas coisas que você tem que ser especialista para identificar. E é por isso que pessoas do mundo inteiro apareceram em massa para passar o fim de semana em Los Angeles, conversando, comprando, e festejando. Olha que os compradores não são apenas pessoas comuns, mas também designers em busca de referências e donos de lojas vintage que aproveitam a conveniência para garantir um bom estoque.
A caminhada do meu hotel até a feira foi uma antecipação tipo criança indo para a Disney. Quando entrei fui andando pela feira e me vi cercado de vestígios de outras épocas… placas enferrujadas, madeiras patinadas, marcas extintas, e pilhas de mercadorias cobertas por quase 100 anos de história, relembrando décadas e décadas da história da moda e da cultura ocidental.
Não sei dizer exatamente o que significa comprar e vestir vintage ou pagar mais por marcas que tem um cuidado especial no atual cenário da moda acelerada, mas se a moda é uma maneira de se posicionar e se expressar, este evento e as pessoas que ali estavam são a favor da resiliência do vestuário, do consumo lento e por descoberta, e da história romantizada por trás dos objetos que nos cercam.
Foi um fim de semana super especial e o mais legal foi estar cercado por pessoas que compartilham o mesmo interesse. Foi uma chance sensacional para aprender muito, conhecer de perto figuras do mercado, e dar um oi pessoalmente para aqueles que eu sigo de longe. Foram dois dias de surpresas e nas próximas semanas vou compartilhar mais algumas imagens e experiências da viagem. Por enquanto, algumas fotos do primeiro dia de Inspiration LA Vol. 8:
Lucas, Parabéns pelo seu trabalho. Por compartilhar tanta coisa interessante, tanto conhecimento, pessoas incríveis e seus trabalhos… Valeu. Abraços.
Muito obrigado Gabriel. Fiquei super feliz com o seu comentário!