Tipos de Gola de Camiseta: Quais são e porque usar?

A camiseta é a peça favorita para a maior parte dos homens. A peça é simples e fácil de combinar. Não custa muito e serve com conforto às ocasiões casuais. Mesmo assim, ainda gera algumas dúvidas, entre elas quais os diferentes tipos de gola de camiseta e qual usar!

Eu nunca pensei muito sobre a camiseta justamente por ser uma peça casual que visto quando eu quero ficar bem a vontade. Nós usamos desde criança e por isso sempre achei que assim como eu, outros adultos também estivessem bem acostumados com essa roupa que nos acompanha a tanto tempo.

Quando eu digo muito tempo, é muito tempo mesmo! A ancestral da camiseta é uma roupa íntima que tinha o objetivo de proteger as túnicas da transpiração. No início do século XX surgiram as primeiras peças semelhantes às camisetas e em 1913, elas foram adotadas como parte do uniforme da marinha, e em seguida, do exército americano.

Um dos principais fatores que levou à popularização da camiseta para todos os públicos foi a Segunda Guerra Mundial. Depois de usá-las por anos na guerra, na volta à vida civil, os soldados incorporaram o uso da camiseta no dia a dia. A camiseta da escola de artilharia na capa da edição do dia 13 de julho de 1942 da revista LIFE é uma das primeiras fotografias na cultura popular.

Capa da revista Life Magazine
The cover of Life magazine features a photograph of an Air Corps gunnery student, in a school t-shirt and holding a large gun, Las Vegas, Nevada, July 13, 1942. (Photo by Eliot Elisofon/The LIFE Premium Collection via Getty Images/Getty Images)

Outro enorme fator foi o poder das estrelas de Hollywood. Nos anos 50 o astro Marlon Brando entrou em cena em “Um Bonde Chamado Desejo” vestindo uma camiseta e as vendas dispararam. O carisma de Brando nas telas provou ao mundo que elas podiam ser usadas em público e não apenas como roupa de baixo.

Hoje as camisetas são usadas por pessoas de todos os perfis e idades. Um fenômeno aparentemente simples, mas que disperta algumas dúvidas por conta da variedade de estilos, tecidos, designs e caimentos.

Marlon Brando em um Bonde chamado Desejo
Marlon Brando em “Um Bonde chamado Desejo”

Além de ser uma roupa que sempre considerei tão familiar, eu uso camiseta no bar, curtindo um show, na praia, praticando esportes ou outras ocasiões de diversão entre amigos, onde a última coisa que me passa pela cabeça é o que os outros estão pensando de mim.

Mas pelo visto, não é bem assim! Conversando com algums leitores do blog, descobri que existem muitas dúvidas sobre usar camisetas. Depois que pensei um pouco sobre o assunto, entendi como ele pode gerar incertezas. No vestuário formal, contamos com blazers e paletós para “corrigir” o nosso corpo. No dia-a-dia casual, as jaquetas e até mesmo as camisas conseguem dar aquela disfarçada. A camiseta, no entanto, pode ser bem mais reveladora.

As dúvidas mais comuns são o tipo de ajuste, qual a melhor cor, que tecido é mais confortável, e também uma dúvida que achei bem curiosa: qual a gola combina melhor com cada tipo de corpo? Para este texto não ficar gigante, eu resolvi falar sobre esse pequeno detalhe que me deixou muito curioso!

Gola Redonda

Paul Newman Lambreta
Paul Newman

A camiseta de gola redonda é a mais clássica de todas. Uma homenagem às origens náuticas, esta aqui é a gola mais popular que todos tem no armário.

Ela funciona em praticamente qualquer visual e o decote encaixa perfeitamente ao pescoço de qualquer pessoa criando a impressão de ombros mais largos porque preenchem todo o seu torso. Pessoalmente, gosot da gola bem fechada. Na minha opinião, o rosto fica muito bem enquadrado em destaque, como se o contorno da gola fosse uma moldura.

Você também pode vestir por baixo de uma camisa ou jaqueta, como uma camada extra. As básicas, podem ser combinadas com outras peças mais chamativas para não complicar tanto o look.

A camiseta de gola redonda também tem mais “espaço” e por isso comporta muito bem detalhes como bolsos ou até mesmo uma estampa.

Gola V

Steve McQueen jogando Frisby
Steve McQueen

Pessoalmente, eu gosto mais das camisas de gola redonda do que das camisetas de gola v. Mas, admito que elas são muito boas em dias bem quentes! Também fica legal até por baixo de uma camisa, meio aberta, bem despojadão.

Se não me engano, a Gola V surgiu para manter a camiseta escontida por baixo de uma camisa social, mesmo com os primeiros botões abertos. Seguindo essa ideia, de que tudo o design foi pensado para ela realmente não aparecer por debaixo da camisa, eu acabo enxergando a gola v como mais casual e despojada.

Ela tem um ar de que você terminou o que tinha que fazer e tirou a camisa que estava usanod por cima, para relaxar!

Steve McQueen
Steve McQueen

A gola V também é um corte famoso. Dizem que ela alonga o pescoço e o rosto, criando uma silhueta mais alongada e por isso é boa para homens com perscoços curtos, baixinhos ou rostos arredondados. Na minha opinião, qualquer “alongamento” é muito sutil e eu acho esse tipo de conversa, papo furado.

Existem camisas gola redonda e gola v com decotes muito largos ou profundos. Eu prefiro evitar esses estilos. Não gosto e não consigo muito bem explicar porque, mas penso que a chance de errar é maior e só dá certo para um certo tipo de pessoa.

Gola Henley

Bruce Lee
Bruce Lee

A gola Henley é aquela com botões, sem colarinho. Uma mistura de camiseta com blusa polo. Esse detalhe é bem sutil e dá um UP da camiseta básica, trazendo um ar diferenciado ao visual.

Sua origem é um uniforme para remadores na cidade inglesa de Henley-on-Thames no início de 1800. A ideia dos botões se tornou comum nas roupas de baixo da classe trabalhadora. Você vê muito isso em fotos antigas. Os botões extras podem ser abertos ou fechados de acordo com o clima, sendo muito mais prático do que uma camiseta.

Dependendo de como você usar, pode ficar mais rústica já que subconscientemente, acaba lembrando essas roupas de baixo que vemos lenhadores e cowboys vestindo.

Não tem muito sebrego para usar. Ela é excelente para você sair do comum, ou da mesmice, de usar camiseta com gola V ou gola redonda todos os dias e partir para algo um pouco mais descolado.

Charles Bronson
Charles Bronson

Algumas dicas sobre camisetas…

Como eu disse no começo do texto, uma das razões pelas quais eu acho a moda masculina casual mais difícil do que a formal é porque seu corpo está mais à mostra do que em um terno. Portanto, você precisa saber o que te favorece e o que não favorece. Um terno, quando cortado no de acordo com o seu corpo, sempre ficará mais ajustado e por ter certa estrutura em sua construção, se bem feito, consegue complementar a sua silhueta de forma a deixá-la mais proporcional.

Como seu corpo fica mais exposto em uma camiseta, acredito que o caimento seja muito importante. Existem diferentes estilos de camiseta, mas a escolha mais elegante e segura é seguir algumas das mesmas diretrizes para camisa social. A medida mais importante a levar em conta o caimento nos ombros. As costuras dos ombros ficam na ponta do ombro?

Em segundo lugar, a camiseta deve se ajustar perfeitamente ao seu peito, sem ser muito apertada. É muito importante que ela não seja justa na cintura ou muito curta. Em uma camiseta de mangas curtas, a maioria dos homens – pelo menos os que não malham tanto – também fica melhor com as mangas fossem relativamente justas na altura do bíceps (uma manga muito larga deixa o braço mais magricela)

Se você ainda se sentir um pouco nu com uma camiseta simples, experimente alguns detalhes extras como um bolso no peito, um bordado, uma estampa discreta, ou uma gola diferente!

Só não se esqueça… é apenas uma camiseta! It’s just a fucking t-shirt…

Harrison Ford
Harrison Ford
Robbin Williams
Robbin Williams

Benicio DelToro
Joe Cocker
Joe Cocker
Nick Cave
Nick Cave
Bruce Springsteen
Bruce Springsteen
Paul Newman
Paul Newman
Militares usando lavanderia no centro de serviços das Nações
Militares usando lavanderia no porão do centro de serviços das Nações Unidas. Dezembro de 1943. Washington, D.C.
Tony Curtis e Janet Leight
Tony Curtis e Janet Leight. Belo Selvedge Denim nela!
Jacques Prévert em 1955, fotografado por Robert Doisneau
Jacques Prévert em 1955, fotografado por Robert Doisneau
Henry Miller
Retrato do autor Henry Miller (1891 – 1980), vestindo uma camisa branca, Califórnia, meados do século XX. (Foto de Larry Colwell / Anthony Barboza / Getty Images)
Candice Bergen e Steve McQueen
Candice Bergen e Steve McQueen no set de “O Canhoeiro do Yang-Tsé”
Steve McQueen
Steve McQueen
Marlon Brandon no teste de figurino de "Um bonde chamado desejo"
Marlon Brandon no teste de figurino de “Um bonde chamado desejo”
Jovens nos anos 50, fotografia publicada pela Life Magazine
Jovens nos anos 50, fotografia publicada pela Life Magazine
Ali MacGraw e Ryan O'Neal em "Love Story"
Ali MacGraw e Ryan O’Neal em “Love Story”
Trabalhadores Califórnia 1942
Junho de 1942. “Shasta Dam, Condado de Shasta, Califórnia. Trabalhadores na varanda do refeitório.” Foto de Russell Lee para o Office of War Information.
Charles Bronson e Jill Ireland, 1971
Charles Bronson e Jill Ireland, 1971
Fotografia de Lou Bernstein, tirada durante a Grande Depressão nos Estados Unidos
Fotografia de Lou Bernstein, tirada durante a Grande Depressão nos Estados Unidos
Ali MacGraw e Ryan O'Neal em "Love Story"
Ali MacGraw e Ryan O’Neal em “Love Story”

1 thought on “Tipos de Gola de Camiseta: Quais são e porque usar?”

  1. Observando que 9 entre 10 personagens de filmes e séries de ação usam camisas Henley, Vin Diesel, Chris Hemsworth, Jason Momoa, Hugh Jackman, etc

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *