Diferente do que muitos pensam, o preparo de um hambúrguer é complexo, pois, para obter o sabor perfeito, não basta somente escolher um corte de carne, moer, moldar e colocá-lo na chapa.
O sabor único é obtido pelo blend de carne, uma mistura de diferentes cortes e gordura. Essa composição mantém o melhor de cada corte, conferindo sabores únicos e característicos ao preparo.
Neste post você vai aprender a montar um blend de carne perfeito para seu hambúrguer. Já está com água na boca? Então, confira!
Escolha o melhor tipo de carne
Para compreendermos melhor cada tipo de carne, precisamos ter em mente a anatomia do boi. Imagine, então, que ele foi cortado em dois, de modo que os cortes dianteiros e os traseiros estejam separados.
Os cortes traseiros são os mais nobres e dali saem as melhores carnes para churrasco, como picanha, contrafilé e fraldinha. Já da parte dianteira obtemos as chamadas “carnes de segunda”. Entretanto, são elas que dão os melhores resultados ao seu hambúrguer e fazem parte de, praticamente, todos os blends de sucesso.
Acém, peito, pescoço são carnes ótimas para você montar o blend, já que eles contêm a quantidade de gordura adequada e um bom preço para que seu lanche saia mais em conta.
Você também pode incluir essas carnes em blends que contenham carnes nobres. O importante para um resultado bacana é equilibrar as carnes corretamente.
A gordura e sua importância
A gordura é tão importante quanto a carne para você construir o blend perfeito, já que ela é responsável suculência ao hambúrguer. Utilizando a proporção correta, não será necessário adicionar nenhum outro ingrediente para dar a liga.
A quantidade de gordura a ser usada não pode ser inferior a 10% do peso total de carne e nem superior a 20%. A quantidade inferior a 10% tende a tornar seu hambúrguer ressecado e sem gosto. Em quantidade superior a 20%, é provável que o seu hambúrguer reduza muito de tamanho quando a gordura evaporar na hora da preparação.
Grande parte do sabor do hambúrguer é determinada pela gordura que você utiliza na receita. As gorduras de picanha ou de costela, por exemplo, são excelentes para deixar seu hambúrguer delicioso.
Preparando o blend de carne perfeito
Escolhidas as carnes e o tipo de gordura que serão utilizadas para o seu blend perfeito, é hora de moer tudo. Contudo, se você acha que é só pegar a carne e moer, você está errado.
Seguir alguns passos é extremamente importante para que o resultado seja perfeito. Confira, a seguir, quais são eles:
- a carne precisa estar fresca antes de ser moída e nunca ter sido congelada. Caso contrário, ela perderá os sucos que dão a suculência ao hambúrguer;
- certifique-se de que o moedor esteja totalmente limpo;
- separe as carnes da gordura;
- corte a carne e a gordura em cubos grandes;
- em uma travessa misture todos os pedaços;
- coloque os pedaços de carne e de gordura para moer juntos, para que fiquem mais bem misturados;
- passe uma segunda vez pelo moedor.
Blend preparado, agora é só montar o seu hambúrguer artesanal. Separe a carne em porções de 160g a 200g — essa quantidade é perfeita para deixar o hambúrguer alto, suculento e rosado por dentro.
Outras carnes para o blend
O blend de carne perfeito não é preparado somente com carne bovina. Você pode usar também frango, porco ou cordeiro.
A carne de frango é excelente para um hambúrguer leve e supersaboroso. Nesse caso, aposte na coxa e na sobrecoxa — que possuem maior concentração de gordura — para ter um sanduíche delicioso e suculento.
Como você pôde notar, as opções para montar o seu blend de carne são inúmeras. Faça diferentes combinações, utilize as proteínas de sua preferência e nunca se esqueça da gordura para dar a liga e suculência desejada.
Deixe um comentário aqui no post, nos dizendo qual é o blend de carne perfeito para você.