Poucas peças do guarda-roupa masculino são controversas como bermudas masculinas e shorts. Essa frase pode soar estranha para nós que moramos em um país quente como o Brasil, mas para aqueles mais ligados a estilo e elegância, homem com as peronas de fora é sempre um assunto polêmico.
A bermuda fazem dupla com a calça de moletom, dividindo aqueles preocupados com a aparência e os que ligam somente para o conforto. O motivo mais provável é o local de origem das tradições de elegância masculina. Elas surgiram no hemisfério norte, onde o calor só mostra suas forças no verão (e olhe lá).
De acordo com essas tradições de elegância, até pouco tempo atrás, homens ocidentais não vestiam short. Antes da primeira Guerra Mundial, as calças curtas eram para crianças e não para adultos. Inclusive, no período entre as duas guerras mundiais, existiu um grupo chamado Men’s Dress Reform Party, afirmando que o homem deveria poder usar bermuda sem nenhum problema, por motivos de higiêne física e moral.
E assim, até hoje, existem o pensamento que homens adultos não devem exibir as pernas por nenhum motivo, a menos durante práticas esportivas ou em momentos de lazer. O famosíssimo estilista Tom Ford disse uma vez que “short só deve ser usado na quadra de tênis ou na praia”. Jamais em uma cidade chique como Nova York.
Não importa quanta razões existam para evitar usar bermuda, com a chegada do verão, vem também a necessidade de optar por trajes adequados para calor. Sendo sincero, essa “regra” contra as pernas de fora já ficou para trás. Até os que gostam de estilos clássicos, podem usar bermuda masculina sem nenhum constrangimento. Ainda mais no Brasil, onde a maioria das pessoas está super acostumada.
Neste post vamos mostrar algumas sugestões para você escolher uma bermuda masculina que combina com o estilo casual/clássico vintage que sempre mostramos aqui no blog. Para encontrar ideias, navegamos bastante pelo feed do Instagram em busca de como as pessoas vestem bermudas com estilo. Espero que você goste, e que se ainda pensa que homem só fica elegante e estiloso de calça, fique com vontade de experimentar!
Não existe o “comprimento ideal” da bermuda masculina.
As mais compridos se tornaram populares nos anos 90, mas as bermudas nos anos 80,70, 60, etc, eram bem mais curtas. Você já deve ter assistido a algum seriado ambientado nos anos 80 onde as bermudas masculinas eram cuecas samba canção. A idéia era alongar as pernas e realçar as proporçoes masculinas ideais, pelo menos até então.
As modelagens mais curtas, na altura da coxa, estão na moda atualmente. Minha preferência é por algo entre os dois extremos. Esse é sempre o caminho mais versátil, que mais resiste às tendências. Nem abaixo do joelho e nem lá no alto da coxa: eu prefiro bermudas que terminam um pouco acima do joelho.
Assim com o comprimento, não existe uma modelagem ideal. Pense apenas que optar por qualquer extremo – seja largo ou apertado – só costuma funcionar para aqueles com uma certa familiaridade com a moda ou um estilo pessoal bem marcante.
Mais uma vez, é melhor seguir o caminho do meio. Desde que a sua perna não fique espremida dentro da bermuda, ou nadando em meio a um oceano de tecido, você vai estar em um ambiente seguro. O ideal, é a bermuda seguir a proporção do seu corpo, com um largura que complemente a espessura da sua perna.
Acho que você já sabe o que vamos falar: Pode se aventurar… experimentar cores diferentes, quem sabé até uma estampa. Tecidos com textura também são ótimos para deixar a peça mais interessante sem ser tão chamativa.
Agora, se você procura versatilidade, é melhor pensar na bermuda como um calça chino. Cores sólidas também são sempre mais versáteis para você misturar com diferentes camisas e calçados. Tons de cáqui, azeitona e azul marinho são muito fáceis de combinar.
Naqueles dias muito quentes, as melhores bermudas são as feitas em tecidos leves. Um short de linho, gabardine de algodão ou misturas leves de nylon ajudam manter o conforto e variar o visual.
Por outro lado, eu nunca entendi a idéia de um “short pesado”. Sugiro evitar tecidos como um jeans muito pesado, uma lona pesada, etc.
Alguns detalhes podem deixar uma bermuda “sem graça” um pouco mais divertida. Como gosto de usar shorts sem cinto, procuro opções com elásticos, cordões internos e outros ajustes interessantes.
Como é difícil vestir muita roupa no calor, gosto também de bermudas com bolsos criativos e, às vezes até mesmo pregas. Ajuda a deixar o visual mais estiloso.
Gosto de bermudas com camisas oxford button down, para dentro ou para fora. É uma combinação super clássica que lembra fotos antigas das universidades Ivy League.
Se o tempo permitir, também gosto de usar com uma jaqueta leve, como gandola ou camisa militar. Parece incoerente uma sobreposição, mas as mangas longas complementa a calça curta. Acho bem legal, visualmente falando.
Bermudas com camisas estampadas é outra opção óbvia, bem como camisetas com estampas discretas. Se a camisa for de uma cor sólida, é possível brincar com texturas e estampas diferentes na bermuda.
Para sapatos, me vejo usando modelos de tênis mais retrô, mocassins (tassel e penny loafers), mas nem tanto chinelos como algumas fotos deste artigo.
Por serem combinações simples, os acessórios ajudam a complementar. A pulseira do relógio, óculos escuro, um boné, uma bolsa ou até mesmo as meias podem ser coloridas e ter detalhes mais criativos.
Para quem não está acostumado a usar bermuda, o melhor jeito de começar é ficar dentro de uma estética bem definida, que você já esteja acostumado.
Você precisa conhecer um pouco o histórico das peças, ou elas são geralmente combinadas em nichos específicos. A ideia é ser coerente, para não sair juntando coisas aleatóreas.
Eu sugiro encontrar um estilo – Workwear, Rugged Ivy, Clássico Contemporâneo etc. – e organizar o seu guarda roupa ao redor de inspirações desse estilo. Tente criar uma mensagem com suas roupas!
Por exemplo, as fotos que escolhi, são um ponto de partida se você tem o mesmo gosto que eu. Nelas, estão combinações diferentes; bermudas com parkas, moletom Champion e trajes estilo outdoor com visual retro. Camiseta, camisa estampada e jaquetas leves de estilo militar. Todas essas referências bebem na fonte do estilo casual norte-americano clássico.
Pode ser um desafio aprender essa linguagem visual, mas começe a buscar inspiração onde puder. Os filmes, fotografias históricas e lookbooks de moda são um bom ponto de partida.
Pela simplicidade da peça, é muito fácil encontrar bermudas acessíveis. Tanto cora quanto dentro do Brasil.
Eu gosto bastante dos shorts da Uniqlo. Eles tem uma opção em algodão levíssimo com um pouco de elastano. A cintura tem elástico, extremamente confortável!
Em lojas Brasileiras, é muito fácil achar bermudas chino. A Zattini tem opções acessíveis, e Aramis também tem bermudas tradicionais. A Cotton Project, é uma marca indenpendente, que sempre tem opções interessantes. No momento, eu gosto do fatigue shorts verde oliva e também das opções com visual retrô, que me lembram os da Patagônia visto em fotos de montanhistas anos 60 e 70.
Não é muito difícil encontrar uma bermuda básica por aí. O diferencial vai ser como combiná-la de um jeito interessante.
Saindo do comum, shorts militares e esportivos de marcas vintage ou contemporâneas. RRL, Engineered Garments e Champion têm ótimos detalhes com inspiração vintage. Gosto também da Gramici e Patagonia, que são marcas de outdoor.
Você também pode cortar uma calça chino antiga. Pode ser uma calça jeans ou fatigue pants também. Bermudas Ghurka, utilizadas pelo exército inglês, são uma opção interessante e combinam com alfaiataria também. Mas preste atenção porque a modelagem é bastante exagerada. Se comprar, visite seu alfaiate.
Romper com a monotonia dos seus jeans habituais e com o preconceito de não usar bermuda é uma boa maneira de não sofrer enquanto as temperaturas mais baixas não voltam.
É difícil não viajar nas próximas coleções de outono, mas interessar me por bermudas é um jeito de seguir me divertindo ao me vestir e experimentar com meu estilo individual.
Se você passa os dias em um escritório com ar-condicionado, provavelmente não está tão preocupado com o calor do verão. Mas se você passa tempo ao ar livre, dê uma chance a heresia de vestir shorts.
Fotos: Thisisallihavenow, Borasification, Clutch Cafe, Theresco
Ver Comentários
Pra quem curte workwear mais militar, recomendo as bermudas cargo da ForHonor,feitas em ripstop. Tem um bom caimento e não esquentam como parece
Bicho...melhor site...melhores exemplos com fotos....melhor texto, bem escrito, o máximo de dicas...da vontade de ler até o fim...aqui tem entrega de conteúdo de fato. 😎🤓😏
Obrigado!
Só uso bermudas no dia a dia nossa região muito quente eh mais prático