O título não é exagero. A Red Wing é uma das melhores marcas de bota do mundo e a bota Iron Ranger é um de seus modelos mais icônicos, uma das maiores referências de botas masculinas na história. Com essa bota em qualquer cor, você não tem como errar.
A versão original da Iron Ranger foi lançada nos início do século vinte e o público alvo eram os mineradores da Minnessota.O nome Red Wing Iron Ranger é uma homenagem a esse passado colarinho azul.
Ela foi relançada nos anos 2000 pela linha Red Wing Heritage, responsável por recriar as botas mais clássicas na história dessa marca fundada em 1905. O que era uma bota de trabalho, passou a ser um excelente produto casual. Não é a toa que isso aconteceu… afinal, quantas botas ao longo de todos esses anos não foram derivadas desse clássico do workwear?
O melhor jeito de avaliar uma bota é usar em várias situações, e foi o que eu fiz. Tenho a minha desde 2010 e já foi muito testada. É a minha bota favorita e talvez a mais confortável que tenho. Nesse post eu conto um pouco mais sobre o modelo e minha experiência de uso para você decidir se vale a pena ter a sua.
A história da Red Wing Shoes começou nos Estados Unidos, na cidade de Red Wing, no estado de Minnessota. Há mais de um século a Red Wing é uma das melhores e mais respeitadas fabricantes de botas e calçados do mundo.
O compromisso de alta qualidade e durabilidade por trás de cada calçado durante todo esse período, fez com que a marca estivesse nos pés de mineradores, vaqueiros, lenhadores, operários e caçadores, que literalmente “construíram a América”.
Muita coisa mudou desde então, mas o compromisso de qualidade por trás de cada bota continua o mesmo. O que um dia foi uma bota para trabalho pesado hoje é também perfeita no guarda roupa de qualquer um. Mas não se engane. Até mesmo as botas e calçados da linha casual são feitos para durar.
A corrida pelo ouro aconteceu nos Estados Unidos no final dos anos 1800. Os “Iron Rangers” atravessavam o continente, de Yukon até Wyoming, escavando em busca do metal precioso. O norte de Minnesota, com densas florestas cobrindo rochas do período pré-cambriano, era uma região promissora, e os homens reviraram a terra à procura de ouro.
O que eles descobriram perto da virada do século foi outra coisa que mudaria a região para sempre, transformando a vida daqueles que moravam lá. Em busca de ouro, os mineiros encontraram marcas de hematita, descobrindo sem querer um dos maiores depósitos de minério de ferro do mundo, a Mesabi Iron Range.
O começo da mineração na Mesabi Range está interligada com a história da Red Wing Shoe Company. Os mineiros precisavam de botas resistentes e confortáveis para aguentar os longos dias e as condições difíceis de uma mina, assim como precisaram de calças jeans da Levis.
A resposta da Red Wing foi a bota que hoje é conhecida como Iron Ranger, um modelo com cabedal em couro grosso, sola exterior resistente ao óleo, e uma camada intermediária de cortiça bem confortável. A característica mais importante dessas botas era o bico com duas camadas de couro para proteger os pés.
A Iron Ranger moderna é uma reprodução feita pela linha Red Wing Heritage, a divisão da Red Wing fundada nos anos 2000, responsável por recriar botas do arquivo da marca. Eles vasculham o passado em busca de modelos e inspirações e trazem os modelos antigos para o presente com o mesmo padrão de qualidade que uma bota de trabalho. Não é por ser uma linha voltada para o lifestyle que a Red Wing deixa a qualidade cair.
A Red Wing Iron Ranger é um dos modelos mais famosos da marca ao lado da Moc Toe. O design é de uma bota de trabalho do século dezenove, que depois serviu de base para a maioria dos coturnos militares quando as fábricas de calçados precisaram produzir botas militares durante a primeira e segunda guerra.
O bico é bem arredondado e relativamente alto. O cano tem uma inclinação que ajuda a definir a bota. A principal característica do design fica por conta de detalhes utilitários:
O bico da bota tem duas camadas de couro com costura quádrupla para garantir a durabilidade e proteção necessária na época. Pode-se dizer que esse bico duplo é um antepassado das biqueiras de aço. A parte de trás também é reforçada por uma camada extra de couro para firmar o calcanhar e o tornozelo, com costuras triplas.
No mais, são 4 ilhoses e 3 ganchos, os chamados “speed hooks” para facilitar o calce. O metal é forte. Eu tenho a minha há 7 anos e até hoje não amassou.
É definitivamente uma bota fácil e versátil de usar. O fato de ser um design vintage não importa, já que foram as botas dessa época que inspiraram os modelos casuais que usamos hoje. A longevidade da Red Wing e a atemporalidade das suas botas provam que a qualidade do produto e a satisfação dos clientes nunca saem de moda. Nunca esteve tão atual!
O cabedal da bota é de COURO, couro de bota. A Red Wing chama essa cor e material de “Amber Harness”, um couro feito especialmente para a bota no curtume próprio da Red Wing. É um couro grosso porém maleável, full grain com a flor e as fibras mais nobres. Você sente a consistência das fibras que falta no couro das botas nacionais que eu fiz review aqui no site.
A pele é muito oleada, para garantir bastante impermeabilidade. Na prática, esse couro é quase impermeável e protege muito bem da chuva. Por ser do tipo pull up, marca com facilidade, mas a manutenção é tranquila. Para cuidar, basta limpar e aplicar um óleo para restaurar as propriedades originais. As marcas aparecem e desaparecem com muita facilidade. Eu recomendo um bom óleo como o da Huberd’s.
Como o couro é bastante espesso, o cabedal só é forrado na parte da frente com uma lona de algodão, também bem espessa. A parte de trás da bota não tem forro porque seria demais. O material ficaria muito grosso, atrapalhando a respiração e o conforto.
O cabedal é todo reforçado por costuras enceradas. Na parte de trás e na lateral, a Red Wing usa a sua famosa Puritan Stitch Machine para fazer costuras triplas perfeitas. Cada fio recebe um banho de cera quente na própria máquina. Ao esfriar, a cera ajuda a selar os furos das costuras e impermeabilizar a construção.
A cor marrom é extremamente versátil. O tom é perfeito para usar com uma calça jeans azul. Fica legal com tudo que você pode imaginar. Por ter a resistência de uma bota de trabalho pode ter certeza que vai durar durante anos e ficar mais bonito com o tempo.
Um detalhe crítico dessas botas, que faz toda a diferença, é que elas são feitas com a construção goodyear welted. Isso significa que a bota é mais pesada do que você provavelmente está acostumado e também mais rígida, pelo menos no início. Em contra partida, ela é feita para durar. Essa é uma das maneiras mais resistentes de se fazer uma bota, com várias camadas e costuras para garantir conforto e durabilidade.
Essa construção é feita da seguinte maneira:
Como essa costura que fica em contato com o chão passa apenas pela sola e pela vira, nenhuma linha precisa entrar dentro da bota pela palmilha. Dessa forma, a sola não tem nenhuma brecha para a água entrar. A bota fica muito mais firme, além de impermeável.
Um grande diferencial da construção da Iron Ranger, além do processo goodyear welted, é a palmilha de montagem em couro super espesso. A palmilha é rígida no começo, mas vai amaciar nos lugares certos. O melhor, não vai se desintegrar com a humidade e o tempo de uso. Pelo contrário, ela vai se moldar ao seu pé e ficar cada vez mais confortável, graças a uma camada de cortiça.
Pra você entender melhor o que é a palmilha de montagem, é o que fica em baixo da palmilha removível/acholcoada do seu sapato e da sua bota. Quando você tira a palmilha de conforto vai ver uma base, que funciona como o esqueleto do calçado. Geralmente é feito de papelão ou couro moído e processado, materiais bem piores. A Red Wing Iron Ranger não tem palmilha acolchoada removível, só mesmo uma “prancha de couro”.
Já a camada de cortiça, fica em baixo da palmilha de montagem e em cima da sola. Você não consegue ver, mas ela serve para preenche o espaço entre a palmilha e a sola na hora de montar a bota, e o material é utilizado porque absorve impacto e vai se conformar ao formato dos seus pés com o tempo. Sim, essa bota é dura no início, mas com o tempo de uso vai se transformar em uma bota com calce personalizado, moldado por você.
O solado da bota é de borracha. A Red Wing chama o material de Nitrile Cork. É um material durável e resistente a óleo. É forte dura, mas relativamente flexível. Não se desgasta tão rápido quando uma sola de couro e não “trinca” depois de alguns anos como fazem as solas de borracha. O único problema é que ela é lisa, então não tem tanta aderência como o tipo de sola dessa bota White’s, por exemplo
A forma da Iron Ranger é grande. Essa costumava ser uma bota de trabalho para ser usada com meias muito grossas.
Se você for calçar com uma meia grossa e colocar uma palmilha, eu recomendo comprar o seu tamanho normal. Se for calçar sem palmilha, com meia grossa ou fina, eu recomendo experimentar meio tamanho ou um tamanho abaixo da numeração que você calça normalmente.
Ah, quando eu falo “normalmente” eu estou me referindo a tênis esportivos. Se você está acostumado a usar botas desse tipo pode comparar a numeração americana normalmente.
Tenho essa bota há sete anos. Comprei em 2010, escrevi esse post pela primeira vez em 2012, e agora estou atualizando em 2017. Ela é a minha favorita e sei que vai continuar sendo por muito mais tempo.
Essas não são botinhas de bailarina. É uma bota que você enfia o pé e que calça como uma bota: firme. No começo, era um pouco dura, mas hoje é extremamente confortável. Não preste atenção em quem diz que são pesadas e machucam. Tenha paciência e será recompensado.
Sim, é cara, mas pense a longo prazo, pois é um modelo versátil e bem feito que vai durar muito mais do que qualquer bota que você comprar aqui no Brasil. Além disso, é muito bonita, e você vai querer por no pé muito mais vezes. Seu “custo por uso” com essa bota vai se diluir ao longo dos anos. Segure um pouco a onda na compra de muitas botas e vai guardando aos poucos pra comprar quando viajar ou pedir pra aquele amigo trazer.
São poucas as alternativas a altura da Redwing. Em mais de um século de história, a Red Wing conseguiu se manter no topo com uma reputação inquestionável, tanto na qualidade quanto no atendimento. Pode adquirir a sua e ter certeza de estar comprando uma excelente bota que vai te acompanhar por anos e anos!
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Fala, Lucas, tudo bem? Então, acho que não tem ninguém melhor do que você pra me dar essa ajuda. Minha mãe vai para os EUA em outubro e estou pensando em pedir para ela trazer uma Iron Rangers 8111 igual a sua pra mim. Tenho 2 dúvidas, a primeira é com relação a cor. Em algumas fotos o couro da 8111 parece mais avermelhado, em outras ja parece um marrom mais escuro e em outras um marrom mais claro. Acredito que essa variação seja pelo tempo de uso e tipo de limpeza. A questão é: a medida que ela vai envelhecendo a tendência é ela ir ficando mais clara ou mais escura? A outra dúvida é quanto ao tamanho que devo pedir para ela comprar, já que não vou estar lá para experimentar. Uns reviews dizem para comprar 1 tamanho completo (full size) menor, outras já dizem para comprar apenas meio número menor. No meu caso, minha pontuação normalmente é 42 ou 10 (na escala americana), então qual devo pedir? O tamanho 9 ou o 9.5? Desde já agradeço.
Oi André, tudo beleza?
Parabéns pela escolha e obrigado por seguir o blog.
Compre a bota 1 tamanho abaixo do que você usa em um tênis nike. Se você tem um Nike e ele é 10, pode comprar 9.
O couro amber harness da 8111 é um couro com superfície oleosa e ligeralmente pull up. A cor dele novo é um marrom chocolate. A foto da Unionmadegoods é bem fiel.
A tendência dele com o uso é escurecer em algumas partes e clarear em outras. Arranhados vão clarear o couro. Ele escurece onde ficam as dobras de uso e clareia perto delas. É o óleo se acomodando a medida que o couro estica e dobra. É um couro muito bonito e super resistente.
Ela geralmente escurece por causa do óleo para hidratar a bota. Eu uso um óleo da Red Wing e ele deixa a bota um pouco mais escura por um tempo.
Espero ter ajudado!
Tudo beleza, cara. Muito obrigado pela atenção, já ajudou bastante.
Então, eu tenho um Nike Air Force 1 low e uso o 42 mesmo (10 americano), fica certinho. Sendo assim, vou pedir o número 9 da Iron Ranger, já que meu pé nem é tão largo assim. Eu lhe perguntei quanto a cor também, pois estava em dúvida entre a Amber Harness (8111) e a Rough & Tough (8115), mas vou na primeira mesmo. Só mais uma coisa, é bom eu pedir pra ela trazer um desses produtos pra hidratar da própria Red Wing também? São caros?
Oi André.
São baratos. Pra sua bota você pode pedir o Red Wing Boot Oil. Não precisa usar muito, só bem de vez em quando mesmo.
Beleza, Lucas! E, mais uma vez, muito obrigado! Ajudou bastante! Abraço.
Ola, faz muito tempo que estou interessada nessas botas e acho elas incriveis principalmente o modelo Iron Ranger. E queria saber onde posso compra-las ? Agradeço a atençao.
Oi Sergio, tranquilo?
Atualmente você só consegue comprar fora do Brasil.
Não é muito difícil encontrar online. A Red Wing não tem loja online. A mais oficial é a da loja em Amsterdam, que envia da Europa:
http://www.redwingamsterdam.com/red-wing-shoes-8111-iron-ranger-amber-harness/ws-pr/pr115
Abs!
Oi Lucas, comprei a minha por indicação sua, uma Iron Ranger e uma Wolverine 1000 miles. Não há comparação entre as duas, eu gostaria de ter comprado duas redwings... Valeu pelas dicas, um abraço!
Oi Daniel. Poxa, bacana demais que ajudei com a dica, e principalmente, que você não se decepcionou.
Escrever sobre a Wolverine está na minha lista, mas não tenho nenhuma bota deles. Se você quiser me ajudar com uma review da sua, podemos publicar! Me chama por e-mail soqueriaterum@gmail.com
Grande abraço.
Muito bom seu blog ,vc manja muito de workwear. A redwing Iron ranger e de longe a minha bota favorita....se fizer um resole com o brianbootmaker então...fica perfeita.
Vi que a blackboots esta lançando uma bota inspirada nas Iron Ranger. O q vc achou delas?
Abs
Oi Marcelo, tranquilo? Valeu pelo seu comentário! Essa também é a minha bota favorita e a que eu mais usei até hoje. Eu gosto muito do visual.
Eu não sei a respeito da bota da Black Boots. Deve seguir o padrão da marca.
Pelas fotos, me parecem ser as mesmas botas que a McD lançou no meio do ano passado: http://www.almasurf.com.br/almanews/226/mcd-lanca-linha-de-botas-masculinas
Essas da McD você acha para comprar mas o preço é bem salgado. Joga Bota McD ou "MCD Beckman Boot" que você acha.
Abs!
Lucas, quem as fabrica? Pergunto porque estou tentando comprar uma Black Boots Nine Six ou a MCD Beckman, mas não encontro nenhuma delas na minha numeração (41)...
Oi, João. Essa bota do artigo é feita pela Red Wing. Abs!
Boa tarde, Lucas. Muito bom o conteúdo do site. Realmente, é um site diferenciado. Aproveitando o gancho do comentário do colega, você sabe dizer algo a respeito da qualidade das botas da Black Boots? Abraços!
Obrigado Rodrigo!
A qualidade varia. Ela vai do padrão "primeiro escalão nacional" ao "médio-alto", dependendo de qual fábrica fez.
É uma opção muito boa para reproduções quase fiéis do visual de alguns estilos renomados, como a cópia de moc toes, lace to toe e até mesmo desert boot. São pouquíssimas marcas que fazem botas assim bonitas.
No entanto, os designs que são genéricos você quase sempre encontra mais barato em outras marcas que utilizam os mesmos fornecedores, já que aqui no Brasil é terra de ninguém. Um exemplo: Se você gosta da linha "BM", experimenta olhar o Instagram da Barcelona Design ou da We Basic e vai entender.
Abs!
Antes de qualquer coisa, parabéns pelo blog Lucas. Eu estou devorando todas as informações que você compartilha.
Cheguei aqui querendo mais informações da Iron Ranger, que eu acho linda, mas com o dólar na cotação atual e a quase certeza de tributação, pelo menos por enquanto não está no meu orçamento.
Vi que comentou da We Basic, mas não entendi, a qualidade das botas deles é boa? Eles possuem um modelo bem parecido com a IR, por um preço bem mais acessível e pelas costuras (das fotos) parece que fabricada pelo método Goodyear Welt.
E, você poderia indicar alguma outra marca que tenha qualidade? A Barcelona mencionada, possui um modelo parecido, mas o cano acaba sendo maior e eu não gostei muito dos recortes que ela possui.
Enfim, desculpe pelo comentário tão extenso, mas eu estou realmente perdido sobre marcas de qualidade no Brasil (parece que lá fora eles são bem mais honestos, fornecendo muito mais detalhes dos produtos).
Oi Felipe, boa noite. Que bom que está curtindo o blog! Mais tarde, se quiser jogar conversa fora, junte-se ao nosso grupo lá no facebook e não esquece de seguir o Instagram!
Realmente, o dolar não está nada bom para comprar produtos fora. Pior ainda para importar, com as taxas ao chegar na receita federal. Mesmo assim, ainda é possível achar a Iron Ranger em promoção na época certa, e se você conhecer alguém indo para os Estados Unidos tem como aproveitar uma boa oportunidade.
Dei uma lida nos comentários antigos e acho que falei da We Basic quando me perguntaram de um modelo espeçifico. Comentei que existem várias marcas que vendem esse mesmo modelo, a We Basic sendo uma delas. Em todos os casos, elas não são goodyear welted. Algumas botas tem a costura na sola porque são blaqueadas. Outras, não tem costura na sola mas tem uma vira falsa, com costuras feitas na própria vira sem estarem presas a nada.
No caso desse modelo da We Basic (se for o que estou pensando), não é nem um nem outro. A costura na sola é apenas um relevo na borracha feito para simular o visual. A costura na vira também é só um relevo. Apenas detalhes para dar estilo.
A McD (do nada) lançou uma bota muito parecida com a Iron Ranger no início do ano passado que encalhou nas lojas. Se tiver sorte, encontra seu tamanho na Dafiti ou Kanui com um super desconto. A Black Boots lançou uma bota esse ano chamada Nine Six, em cima da que a McD fez. É a mesma base/bota mas a sola de couro é mais grossa. Ficou mais bonita.
Espero ter ajudado!
Abs
Boa tarde, Lucas! Gostaria de parabenizá-lo pelo conteúdo de altíssima qualidade e pela grande contribuição que você tem dado para os interessados em workwear. Surgiu uma oportunidade de comprar uma Iron Ranger 8119, aquela mais avermelhada OXBLOOD MESA LEATHER, por $250 CAD. O problema é que o tamanho disponível é apenas o 12 e eu tenho uma TIMBERLAND 6 INCH CLASSIC BOOT tamanho 12 que me serve, mas fica levemente folgada. Normalmente calço 12 nos tênis Nike e Adidas...você acha que a Iron Ranger 12 vai ficar absurdamente grande? Será que vale a pena comprar mesmo assim? O valor está de acordo(Aproximadamente R$750,00)?Desde já, agradeço.
Obrigado Gustavo. Provavelmente vai ficar um pouco grande mas você pode melhorar a situação colocando uma palmilha e com meias grossas. O preço está bom, manda ver!
Fala Lucas!! Comprei essa bota 6 meses atras depois de ver ela aqui no seu blog e pesquisar bastante. Realmente são sensacionais, acho que uma das melhores compras que já fiz. Queria tirar uma dúvida contigo: como é que você condiciona ela pra ficar mais ou menos nesse estilo da bota? Valeu!!!