Botas Jodhpur: O Que São, Como Usá-las e Onde Comprar

Bota Johdpur Zonkey Boot
Powered by Rock Convert

O inverno chegou e com ele a temporada de botas masculinas. Alguns estilos de botas estão na ponta da língua, como os coturnos, as chelsea boots ou botas moc toe, mas existe um tipo clássico de bota que raramente é lembrado: as botas Jodhpur.

A origem desse estilo de bota masculina é incerta. Dizem que era usada como calçado de montaria e por jogadores de polo na década de 20 mas eu nunca vi uma foto. Dei uma boa pesquisada e o uniforme dos jogadores de polo da época era esse aqui:

jogador de polo na década de 20

Reparou na calça?

Jodhpur também é o nome dessa calça de equitação batizada em homenagem a uma cidade na Índia.  Acho que as referências sobre a história da bota se misturam com a linha do tempo dessas calças de montaria, que realmente eram usadas por jogadores de polo.

As calças Jodhpur tem coxas largas mas são apertadas do joelho para baixo. Elas foram desenvolvidas no final do século dezenove por um fã do polo, o Maharaja de Idar e Regente de Jodhpurno. A base do design é a churidar, calça tradicional indiana.

Servos Indianos durante um jogo de polo na década de 1920

Servos Indianos durante um jogo de polo na década de 1920

O site Gentleman’s Gazette tem um texto interessante sobre isso. Voltando para as botas…

O que é Bota Jodhpur

bota jodhpur carmina

A bota jodhpur tem cabedal similar ao da chelsea boots. A característica mais marcante é a cinta de couro na altura da canela que permite ajustes, graças a fivela de metal. Essa cinta substitui o elástico da chelsea, facilita o calce e segura a bota no lugar.

O posicionamento da cinta de couro pode variar. O mais comum é sair do lado externo da bota, dar a volta por cima, e fechar novamente no lado externo. Em segundo lugar, estão as tiras que saem do lado interno, dão a volta, e fecham mais em baixo com a tira apontando para o bico.

Como usar Bota Johdpur

como usar bota jodhpur

Muitos tipos de botas estão em alta no momento. As principais são inspiradas pelo campo, militarismo moderno ou pelo trabalho pesado. Eu gosto bastante, mas o visual é pesado e os detalhes são impróprios para certos ambientes e trajes mais sociais.

O design da Johdpur é clean e o visual limpo permite que sejam usadas com roupas mais formais, como uma dress boot. O bico, normalmente mais agudo, faz dela uma bota mais sofisticada. Para usar dessa maneira, com esse ar elegante, é melhor escolher uma de couro liso.

Essa bota também pode ser usada com chinos e calças jeans, combinando mais com as que tem a barra estreita. Nestes casos, prefira as de couro camurça. Com calça jeans, quanto menos brilhante o couro, melhor. Um sapato brilhante parece que você tirou o terno depois do trabalho mas esqueceu de trazer uma muda de sapatos.

As pretas também servem para um look bem rock n roll. São favoritas cult do estilo defendido pela Saint Laurent enquanto sob comando de Heidi Slimane. Nesse caso, geralmente tem bico mais pontudo, solado cortado bem rente ao cabedal e salto alto inclinado.

como usar bota jodhpur

como usar bota jodhpur

foto Articles of Style

como usar bota jodhpur

como usar bota jodhpur

como usar bota jodhpur

Onde comprar bota Johdpur

Pessoal… dessa vez eu realmente não encontrei uma opção brasileira para indicar. Se alguém souber, comenta aí. Mas por favor, pensem no tipo de marca que faz sentido por aqui (nada de fast fashion nem coisa mal feita).

Bota Crocket & Jones Cottesmore

Bota Crocket & Jones Cottesmore

Bota Johdpur Carmina Preta

Carmina – Modelo 80160 na forma “Alcudia”

Bota Johdpur Carmina, modelo 865 no molde Forest

Carmina, modelo 865 no molde Forest

 

Bota Johdpur John Lobb Paris

John Lobb Paris

 

Bota Johdpur Alfred Sargent Marrom

Alfred Sargent – Alex

 

Bota Johdpur Tricker's

Trickers – Chepstow Boot

 

Bota Johdpur Edward Green Gresham

Edward Green Gresham

 

Bota Johdpur Ralph Lauren Purple Label - Macon Boots

Bota Johdpur Ralph Lauren Purple Label – Macon Boots

 

meermin jodhpur

Meermin

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!