Pular para o conteúdo

Bolsa Carteiro Masculina: Porque usar e como escolher a ideal

bolsa carteiro masculina

Você precisa de um jeito prático e funcional para carregar seus pertences no dia-a-dia? A bolsa carteiro masculina tem sido muito procurada justamente por ter essas qualidades. Com ela, você pode levar toda a bagagem que precisa para sobreviver sua rotina, de forma organizada, e ficar com as mãos livres.

É difícil de resistir a essa ideia, mas existem várias dúvidas na hora de escolher. Qualquer mala ou mochila que carregamos fica sempre visível. É normal questionar qual melhor modelo, porque você provavelmente está buscando um produto digno de carregar suas histórias e representar um pouco de quem você é.

Por isso, preparei esse guia para te ajudar a entender as diversas possibilidades na hora de escolher e usar essa pasta estilosa e versátil.

O que é uma bolsa carteiro?

“Bolsa carteiro” é aquele tipo de bolsa usada na lateral do corpo, em linha reta ou em transversal.

bolsa carteiro masculina

Normalmente ela tem duas alças, sendo uma de mão e outra mais longa que pode ser usada em um ombro ou transversal na altura do quadril.

A História da bolsa carteiro

A ideia por trás deste tipo de mala é uma antiguidade no dia-a-dia dos homens. Na sua forma mais simples – uma bolsa de uma alça pendurada no ombro, existe há tanto tempo que é difícil encontrar sua origem.

Como você provavelmente já adivinhou, na história recente elas foram bastante utilizadas ​​para transportar cartas e outros envios postais. Com a tira cruzada que distribui melhor cargas pesadas, deixa as mãos livres, e permite manuseio sem precisar sair do ombro, elas são até hoje usadas por carteiros ao redor do mundo.

pony express

Enquanto pesquisava um pouco sobre a utilização da bolsa carteiro no transporte de correspondências, encontrei muitas menções sobre o famoso Pony Express, um histórico correio expresso colocado em funcionamento em 1860, que levava correspondências a cavalo cruzando territórios selvagens dos Estados Unidos. Os cavaleiros cumpriam a rota com várias trocas de cavalo, sempre carregando a mochila da correspondência feita em couro e projetada para ser apoiada sobre a sela.

Na Segunda Guerra Mundial, as “messenger bags” e “haversacks” provaram sua praticidade, sendo usada por mensageiros, médicos e soldados de várias facções militares para carregar correspondências, equipamentos, munição e ração.

Women's Royal Navy Service

As primeiras bolsas carteiro modernas foram desenvolvidas pela De Martini Global Canvas Company para que eletricistas na década de 1950 acomodassem todas as ferramentas necessárias para subir nos postes e consertá-los. A bolsa fechava com duas alças e tinha um bolso no interior para organizar as faturas.

Quando empresas com mensageiros de bicicletas proliferaram nos anos 80, elas adotaram essas bolsas, com cores exclusivas indicando a qual empresa o profissional pertencia. Para maior funcionalidade, faixas refletoras foram adicionadas ao projeto como medida de segurança.

Com o passar do tempo, o público geral acompanhou a tendência. Os estudantes foram um dos primeiros adeptos, pois acharam o estilo muito convenientes para levar seus livros (e agora laptops).

Desde então, inúmeras marcas entraram no mercado com suas diferentes versões e não faltam opções de design, com múltiplas configurações de bolsos e variados materiais, embora seja interessante notar que a versão original De Martini ainda é produzida hoje, totalmente inalterada.

Por que a bolsa carteiro se tornou uma opção tão versátil?

Até pouco tempo atrás, o normal era o homem usar uma pasta de couro para carregar seus essenciais diários. Em profissões de prestígio, onde documentos importantes estão sempre circulando, as pastas rígidas eram as preferidas. Pessoas que precisavam de mais flexibilidade, obtavam por pastas de couro macias.

Acontece que nas últimas décadas, a tendência do guarda-roupa masculino tem sido ficar cada vez mais casual. Hoje em dia, é raro alguém usar terno por que quer, e até mesmo as empresas que antes obrigavam seus colaboradores a vestir gravatas, estão cada vez mais flexíveis.

bolsa carteiro masculina de lona

Com isso, a rigidez e a formalidade de uma pasta passou a estar deslocada ao lado de nossas calças jeans e camisetas. A bolsa carteiro surgiu como a melhor candidata para construir uma ponte entre o antigo pensamento e o novo estilo.

Afinal, seu aspecto mantém a praticidade de uma pasta, mantendo os pertences ao seu alcance sem que você precise tirar das costas e recolocar. Ao mesmo tempo, suas origens e associação cultural, permitem ao homem manter um pouco de formalidade sem abrir mão de sua flexibilidade.

Toda essa informalidade e diversidade de opções vieram criaram uma certa dificuldade. Quando as regras eram rígidas, e você sabia que precisava vestir um terno escuro de manhã, tudo era claro porque não havia escolha. Agora que não existem regras e as variações são muitas, nós homens passamos a ter um problema bom.

Por isso, vamos falar um pouco sobre alguns estilos que você pode escolher de acordo com o ambiente frequentado, e também seu estilo.

Escolhendo a sua Bolsa Carteiro Masculina

Uma bolsa é algo que você usará praticamente todos os dias, e rapidamente vai se tornar parte do seu estilo pessoal.

Com isso em mente, você deve pensar um pouco no tipo que vai carregar diariamente. Ao procurar, você deve ficar de olho em designs que lhe agradem e funcionem bem com seu próprio estilo pessoal. Outros detalhes a serem observados incluem o tamanho/peso da sacola, se ela é à prova d’água ou não, e a qualidade, que pode ser avaliada pelos materiais e construção, bem como a reputação geral da marca.

Estes são os dois principais fatores que você deve levar em consideração:

  • Funciona com minhas roupas / estilo?

Primeiramente, certifique-se de escolher uma bolsa carteiro apropriada para seu estilo e necessidades atuais.

Você deve verificar se ela combina com as suas roupas. Normalmente, é bom manter um contraste entre suas roupas e sua bolsa, mas também é possível tentar um visual monocromático. Isso significa optar por cores simples e versáteis, como cinza, azul marinho, grafite, tons de marrom e preto.

No entanto, esta não é uma regra fixa. Não há nada de errado em comprar uma cor diferente que você goste muito. No entanto, entenda que ela pode não funcionar tão bem com o seu guarda-roupa. Além disso, se for algo muito fora da curva, tenha cuidado em usá-la com frequência porque a novidade acaba.

  • Para que vou usar?

Use o senso comum. Escolha uma bolsa carteiro que atenda às suas necessidades, sejam elas levar dois cadernos e uma pasta para a aula, ou se você for viajar pela Europa durante um mês. Também leve em conta as situações onde você vai precisar: uma pasta de couro não é uma boa escolha para um estudante do ensino médio, nem é uma boa ideia usar uma bolsa carteiro com um terno.

Saber o que vai carregar é essencial para escolher o tipo de bolsa. Você também deve ter certeza de que sua mala é grande o suficiente para guardar tudo o que precisa (por exemplo, seu laptop de 17 polegadas), mantendo um peso razoável. Os sacos couro de selaria, por exemplo, podem ficar muito pesados.

Leve em consideração se você precisará carregar sua bolsa o dia todo ou se você só precisa dela para ir ao trabalho. Certifique-se de priorizar a função e não a aparência. Se você tem escoliose ou sofre de dor nas costas ou no ombro ou tem dificuldades em usar bolsas carteiro, não as compre.

Qual o melhor estilo de bolsa carteiro masculina?

Depende!

Como falei acima, o melhor tipo de bolsa varia de acordo com as necessidades de cada um.

As duas principais opções para escolher são as de couro e de lona.

Bolsas carteiro de lona são a opção mais casual e mais adequadas para aula e viagem do que para o local de trabalho, embora isso varie de bolsa para bolsa e de profissão para profissão. É uma peça indicada para coordenações mais casuais como camisa ou calça jeans, porque o material apresenta uma composição mais despojada. Muitas são feitas de lona encerada, o que é um ótimo recurso que as torna à prova d’água.

As bolsas carteiro de couro são a opção mais formal com um papel semelhante às pastas. Eles costumam funcionar melhor no escritório e até combinam com roupas um pouco mais formais se você tiver a opção de remover a alça de ombro.

bolsa carteiro masculina de couro

Ao procurar por uma bolsa de couro, você deve procurar por artigos de qualidade porque envelhecem melhor. O couro sintético, por exemplo, costuma rachar nas extremidades. No entanto, a desvantagem de exigir maior qualidade é o preço mais alto. Também não se esqueça de prestar muita atenção ao peso, porque as feitas de couro costumam ser mais pesadas.

Desconsiderando o material, é possível optar por várias cores e modelos diferentes. Aquelas de lona e couro com contraste muito acentuado e várias fivelas carregam um visual aventureiro. As mais simples, com menos detalhes, costumam ser menos rústicas. Quanto mais estrutur (rigidez), mais elegante. As super desestruturadas e moles são as mais despojadas.

Além do conforto e beleza, ao comprar um acessório, esperamos que ele tenha bastante utilidade, e é assim que se torna mais fácil escolher o tipo. Entenda para o que a bolsa vai servir: carregar documentos, computadores ou outros dispositivos. Existem diversos modelos, escolha ao que melhor se adeque às suas necessidades.

Principais marcas e modelos de Bolsa Carteiro Masculina

Existem vários tipos de marcas disponíveis para compras na internet. Seguem algumas de qualidade com diferentes origens e preços para você avaliar!

Cutterman

Beatnick & Sons

Rothco (modelo Pilot)

Military Olive Classic Bag

Filson

Frank Clegg

Billy Kirk

Brady

Chapman

Bleu de Chaffe

South2 West8

Mismo

Henry Tomkins

Ghurka

Você tem alguma outra recomendação? Deixe nos comentários para ajudar.

2 comentários em “Bolsa Carteiro Masculina: Porque usar e como escolher a ideal”

  1. Comprei pela Amazon recentemente um modelo da Samsonite que infelizmente não está disponível no Brasil. Uma clássica pasta carteiro estilo inglês com fechamento por duas tiras com fivela paralelas. Ótimo acabamento interno, dois compartimentos acolchoados para notebooks de 15,6”, várias pequenas divisórias e alça de ombro em lona. O modelo é o Samsonite Colombiam leather flap-over messenger bag, com opções em preto e duas variações de marrom. A minha saiu pela bagatela de $89.99.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *