Pular para o conteúdo

Stout: você sabe de onde vem esse estilo de cerveja?

Se você é cervejeiro, já deve ter visto e até mesmo apreciado uma cerveja preta. Ela  pode ser uma Stout! Além de charmosa, possui uma coloração bem escura, sendo que algumas são realmente pretas. Seu aroma é bastante atenuado, de sabor amargo e líquido encorpado. Desse modo, sua degustação é, de fato, uma apreciação.

No entanto, para quem não conhece muito sobre estilos de cerveja, pode ser difícil definir o que é uma Stout. Sendo assim, preparamos um guia para explicar mais sobre esse tipo de cerveja, como ela surgiu e como identificá-la dentre os demais rótulos do mercado. Ficou curioso para saber mais sobre esse estilo de cerveja? Confira o post!

Como surgiu a cerveja Stout?

A cerveja Stout (pronunciada como istalt) é um estilo de cerveja escura que surgiu na Irlanda, derivada da cerveja Porter, também de origem irlandesa. Ao contrário da primeira, as Porters eram muito comuns nos portos, onde eram consumidas pelos carregadores que trabalhavam no local. Devido a alta carga de trabalho, eles precisavam de cervejas mais fortes e de corpo pesado. Assim, surgiu o estilo Porter – cervejas adocicadas com notas de chocolate, e, em alguns casos, até mesmo de avelã.

Na época, muitos trabalhadores não gostavam do sabor adocicado da Porter e buscaram uma cerveja com paladar mais seco, mais amargo e menos densa. Essa combinação de sabores deu origem às cervejas Stout.

Hoje, as cervejas Stouts são consideradas como cervejas de maltes torrados, mas nem sempre foi assim. Antigamente, em Londres, os mestres cervejeiros ingleses faziam alguns experimentos com o processo de torreifação do malte e descobriram que o modo como o malte era torreifado, poderia interferir na concentração do seu açúcar.

Esse processo os ajudou a tornar a bebida mais amarga e escura, usando apenas um pouco do malte escuro, além de conseguir equilibrar o teor alcoólico desse novo estilo.

No Brasil, quando falamos de cervejas escuras, logo vem à mente a Malzbier. No entanto, ela não pode ser considerada uma Stout por não ter paladar seco e ser amarga. Do contrário, ela possui sabor doce, suave e teor alcoólico abaixo dos 4%, o que a deixa fora da família de cerveja com estilo amargo.

Características da Cerveja Stout

As cervejas Stout são cervejas pretas, bem escuras, similar ao estilo Porter. No entanto, seu sabor é mais amargo e menos adocicado, sendo uma cerveja aromática e saborosa. Assim, o que realmente diferencia uma cerveja stout de outras cervejas é o seu sabor torrado e marcante.

Harmoniza com petiscos, jantares e pode ser consumida em dias mais frios, afinal, não provoca a sensação congelante e refrescante que uma Pilsen possui. Cervejas de estilo Stout possuem uma espuma volumosa, normalmente de cor clara, mas que pode variar até um tom de marrom. Além disso, são mais densas do que as demais opções do mercado. Esse estilo também possui teor alcoólico bastante alto, quando comparado com as cervejas claras, podendo variar entre 9 a 18%.

Como identificar uma cerveja Stout

Será que você reconheceria uma Stout se a visse ou degustasse? Há algumas características que vão te ajudar a identificá-la, como sua cor semelhante a um tom de marrom bem escuro e também o aroma e gosto torrado e amargo, que remete a café, chocolate e cacau. É uma bebida encorpada e cremosa, porém de paladar seco.

Um dos rótulos mais famosos do estilo Stout é a cerveja Guinness, considerada por muito tempo como a melhor cerveja do mundo pelo Guinness Book, ou Livro dos Recordes. Ademais, também é a cerveja mais consumida na Irlanda até os dias de hoje. Confira uma pequena seleção com alguns rótulos e variação desse tipo de cerveja.

Dry Stout Irish

Este estilo de cerveja preta é provavelmente o que vem à mente quando você pensa em uma stout. Cervejas secas incluem a famosa Guinness, a Murphy e a Beamish. Embora muitos acreditem que essas cervejas têm um alto ABV (alcohol by volume, ou volume por álcool), por causa de sua cor escura, eles geralmente estão entre 3,5 e 5,5%, o que a torna uma bebida agradável de beber. Ela também é encorpada e possui a cor escura, marca registrada de uma cerveja Stout.

American Stout

De todas as opções de cerveja Stout, essa é a opção mais amarga. Ela apresenta diferentes aromas de lúpulos, geralmente cítricos, o que complementa o aroma de torrefação, como já é característico da família de cerveja escura.

Imperial Stout russo

Essa versão da Stout é mais forte, com ABV entre 8 e 11%. Assim, mantém o sabor amargo, porém possui notas frutadas. Essa versão foi criada para a corte de Catarina II na Rússia. Como as viagens nessa época eram longas, os navios carregaram a cerveja com maior quantidade de lúpulo para garantir que a bebida estivesse perfeita ao final da viagem.

Stout oatmeal

Essa versão é produzida com farinha de aveia, o que deixa o corpo da cerveja mais denso, porém suave e com uma nota adocicada. Algumas pessoas até preferem a Porter invés de uma Stout, mas isso pode ser facilmente revertido após degustar uma Stout Oatmeal, que possui um sabor indescritível e um ABV entre 4 a 7%.

Sweet (ou Milk) Stout

A Sweet ou Milk Stout é bem diferente das demais opções dessa família de cervejas escuras. Ela aponta como característica um malte adocicado e açúcares não fermentados, visto que possui leite em sua composição. O sabor é diferenciado, pois o acréscimo de leite permite uma combinação do sabor doce com amargo das cervejas escuras.

E aí, agora que você já conheceu um pouco sobre o estilo Stout, já escolheu o seu rótulo preferido? Uma boa maneira de conhecer tipos diferentes de cervejas e explorar todos esses sabores, é através de um clube de assinatura de cerveja. Você recebe uma seleção especial, com informações sobre os rótulos e dicas de harmonização. Assim, fica muito mais fácil e prático dominar o mundo cervejeiro.

Os clubes de assinatura de cervejas disponibilizam um cadastro para que o cliente possa receber em sua casa vários tipos de cervejas e até copos para a degustação. O Clube do Malte é um dos melhores e mais conhecidos, realizando as suas vendas por todo o Brasil.

Ele oferece vários planos para o consumidor com diferentes benefícios. Um grande diferencial do site é que é uma das únicas que oferece o copo de degustação e que oferece também 10% de desconto em compras pelo site. Fica a dica para você ter sempre uma cerveja de gelada em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *