Trocar a sola- Entenda os benefícios de restaurar a sua bota

Interior de uma bota goodyear welted na Code7 Moscow

Imagina se comprar um sapato fosse quase tão complicado quanto comprar um carro? O que você faria se um calçado não fosse tão disponível como é hoje?

Antes da revolução industrial, sapatos eram caros e difíceis de produzir. Uma boa bota era um artigo especial feito especialmente para um indivíduo. As pessoas restauravam seus calçados, trocando as solas gastas. Elas usavam as mesmas botas e sapatos durante anos e anos. Não faltavam clientes para os sapateiros.

O processo de fabricação avançou depois da revolução industrial, e tornou possível fabricar sapatos rapidamente a um custo muito mais baixo. Máquinas possibilitaram construções como a blaqueada e a goodyear welted, que substituíram a costura manual. As pessoas pararam de consertar calçados porque o custo do novo diminuiu.

Elas passaram a jogar o velho fora para comprar um novo. O consumo de materiais, principalmente do couro, atingiu patamares estratosféricos. Uma das matérias primas mais duráveis da natureza passou a ser descartada muito antes do final de sua vida útil. O consumo de couro passou a ser um problema.

Sapateiros são cada vez mais raros, mas a troca de sola ainda é uma excelente opção e um serviço necessário para quem acredita em comprar bons produtos que ficam melhor com o tempo.

Os benefícios de trocar uma sola

Hoje em dia os sapatos são tão baratos que não vale a pena o trabalho e a espera para trocar uma sola. No geral, os produtos também não usam couro e materiais para durar muito tempo. Ficou mais barato produzir um novo do que arrumar o antigo.

Para quem compra sapatos feitos para durar, trocar a sola ainda trás alguns benefícios.

Economia

trocar o salto, a sola, ou restaurar o cabedal de couro são formas de economizar. A sola de um sapato de boa qualidade pode ser trocada entre 5 e 10 vezes. O salto de um sapato também pode ser arrumado umas 10 vezes. Um cabedal feito de bom couro vai durar muito e pode ser restaurado e revivido inúmeras vezes.

Conforto

Mais do que economia, os sapatos usados são mais confortáveis. O couro se molda ao pé com o passar do tempo, criando um calce customizado. A palmilha de montagem, quando de couro, também já se ajustou ao seu corpo e apoia o seu pé como se fosse feita pra ele. Com a sola nova, o sapato se torna excelente para a postura e conforto.

Sustentabilidade

Por último, é uma maneira de diminuir o impacto no meio ambiente. Couro é um material que mesmo quando feito dentro das regras das agências reguladoras, ainda tem alto impacto no meio ambiente.

Em quantidades razoáveis, como deveria ser, ele é muito mais sustentável do que as alternativas sintéticas. Quando começamos a falar da produção em massa e descontrolada, a coisa muda.

É melhor para o meio ambiente comprar um bom sapato de couro e manter ele por muito tempo do que comprar vários e jogar fora.

Onde trocar a sola do sapato

Qualquer sapateiro consegue fazer alguns consertos em uma bota ou sapato usado. Trocar a sola, dar uma tratada no couro, arrumar uma pequena costura… tudo isso é possível nos sapateiros de bairro, cada vez mais raros.

Uma outra opção é ir direto no fabricante. A vantagem de ter o calçado restaurado por quem fez é o acesso que ele tem ao molde, materiais, e componentes originais.

O vídeo no início deste post é super embelezado, mas mostra partes do processo de restauração das botas na Red Wing, uma marca que oferece esse serviço a seus clientes.

Você tem um sapato favorito com a sola detonada? Que tal tentar encontrar um sapateiro para dar vida nova a ele, e aproveitar o conforto familiar por mais tempo? Eu recomendo também ler sobre qual a diferença de um bom sapato para um sapato ruim. Essas informações são excelentes para escolher o melhor que o seu orçamento lhe permite comprar!

18 comentários em “Trocar a sola- Entenda os benefícios de restaurar a sua bota”

  1. Alexandre G. da Rosa

    Muito show esta causa, mas eu gostaria de saber, como encontro um sapateiro com boa reputação para enviar umas botas que tenho para resola. Na minha cidade e arredores não tem.

  2. Vc é de onde?
    No Rio de Janeiro tem a Tic Tac, uma família de sapateiros, tem uma loja grande na Praça Tiradentes. Tem outro em Copacabana, muito bom.tbm, mas não tô lembrando do nome agora.

  3. CINTHIA PRUNER

    Puxa, tenho uma bota parceira que amo! O solado rachou e na minha cidade (Blumenau – SC) não tem sapateiro que troque, porque aqui não tem deste solado. Fiquei arrasada! Vou para São Paulo este mês e queria dicas de onde comprar sola para troca. Por gentileza, poderias me ajudar?

    Obrigada, abração.

    1. Oi, Cinthia! Tudo joia?

      Que pena que sua parceira está perneta =(

      Não sei quem poderia te ajudar em São Paulo. Estou em Belo Horizonte, e também são poucos os sapateiros aqui na cidade.

      Desculpa não ter uma dica. Boa sorte!

  4. Volnei Vander Santos

    Tenho uma bota Caterpillar , onde consigo trocar o salto? O fabricante não troca … somente se está na garantia e este não meu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.