O Guia Definitivo Para Você Limpar Botas de Couro

como limpar a sua bota

E aí pessoal! Nesse post eu vou mostrar para vocês tudo o que precisam saber para limpar botas de couro. Com este passo a passo de como eu cuido das minhas botas você vai aprender dicas de cuidados com couro para deixar o material bem hidratado e condicionado. A sua bota vai durar por muito mais tempo!

É muito importante usar bem as suas botas para mas também é essencial cuidar muito bem delas! Se você seguir estes passos  (que também servem para sapatos de couro), a sua bota vai ficar em bom estado e envelhecer com beleza, mesmo depois de muito velhas.

Mais atenção! Este não é um guia de cuidados para quem compra botas ruins para jogar fora quando começarem a ficar velhas, com a sola toda estourada. Esse é um guia para quem aprecia a longevidade das coisas e acredita no lema: Compre menos, compre melhor!

O Que Você Precisa Para Limpar Sua Bota de Couro

Antes de descrever o passo a passo eu vou listar tudo o que você precisa para dar vida longa ao seu calçado.

1. Escovas e Flanelas

  • Uma escova para tirar a poeira da sua bota
  • Uma escova de dente para limpar os lugares de difícil acesso
  • Uma escova que você vai usar para passar o hidratante na bota
  • Uma camiseta velha que você vai usar para aplicar o creme/cera de polir
  • Uma flanela para polir e dar brilho na bota (pode ser uma outra escova também

Sugestões de escovas para limpar botas:

2. Um produto para limpar couro

Esse tipo de produto serve para fazer uma limpeza profunda no couro. Ele remove a sujeira e também produtos, como a graxa acumulada.

O uso de um produto para limpar couro é opcional. Eu só uso quando a minha bota está muito acabada mas coloquei no passo a passo para mostrar o processo mais completo possível.

Sugestões de Produtos Para Limpar Couro

3. Um creme/óleo/cera hidratante para couro

Um bom produto para condicionar o couro é o passo mais importante para limpar e cuidar de suas botas.

Esse produto recupera as propriedades do couro, deixa ele mais flexível, evita ressecamento e também pode ajudar na impermeabilização.

Os tipos mais comuns de produtos para hidratar o couro são os cremes, ceras pastosas e os óleos. É diferente de graxas e ceras de polir, que tem outro objetivo.

Sugestões de Hidratantes Para Couro

  • O melhor óleo para couro é o Huberd’s Shoe Oil. Ele é um condicionador excelente para botas, principalmente as com couro rústico.

Outros produtos importados muito bons são:

Alguns condicionadores, principalmente os cremes, já conseguem dar um pouco de brilho pra bota se você quiser. Para isso é só esperar secar e esfregar. Os óleos amaciam, hidratam e impermeabilizam melhor.

4. Uma cera ou produto para polir e dar brilho ao couro

Normalmente eu só uso este tipo de produto em sapatos sociais, mas coloquei na lista para completar o ciclo, do início ao fim.

Você usa esse produto para dar brilho na bota e também para recuperar a cor do calçado.

Eu gosto de usar ceras neutras para as minhas botas casuais. Elas dão brilho, mas não recuperam a cor. Acho legal porque mantém a patina do couro, mantendo os sinais do tempo.

Neste vídeo eu usei o produto da Kiwi. Você encontra em qualquer lugar, mas sinceramente, não recomendo. Acho muito sintético, e não gosto de usar essas ceras duras.

Prefiro os cremes, que ressecam menos o couro no longo prazo.

Sugestões de Ceras para Botas e Sapatos:

Passo a Passo Para Limpar A Sua Bota

Agora que você já sabe tudo o que precisa, vamos para a parte prática!

1. Limpar

Primeiro você deve remover os cadarços da sua bota e, se for o caso, abrir todas as fivelas. Isso é importante para conseguir tirar a sujeira  da superfície e não sujar os cadarços e fivelas quando for aplicar os produtos para couro.

Em seguida, remova o excesso de poeira com uma escova ou pano úmido. Use a escova de dente pra limpar a vira da bota e os cantos de difícil acesso. Tirar a poeira e sujeira da bota vai prevenir desgaste prematuro e secagem do couro.

Se a bota estiver ok só com uma escova e pano úmido eu eu pulo direto para a parte do condicionador, que costumo passar uma vez a cada um mês de uso

Se a bota estiver muito suja e detonada você pode completar a limpeza com o produto limpa couro. Esses produtos geralmente são fortes, ok? Eu recomendo misturar em um copo com 100 ml de água.

Os limpa couro costumam ter um pouco de condicionador e ajudam a tratar o couro. Eles começam a hidratação e servem muito bem para limpar uma bota em péssimo estado. .

Se você resolveu passar o produto limpa couro, espere a bota secar antes de seguir em frente!

Aproveita para tomar uma cerveja.

2. Condicionar

Espere a bota secar e aplique o produto condicionador de couro. Eles também são chamados de hidratantes para couro, loção para couro, etc.

Aplicar é fácil. Pega um pouco com uma escova e comece a esfregar na bota com movimentos circulares até cobrir toda a superfície. Essa etapa preserva a vida do couro da sua bota.

A frequência de aplicação depende da bota, do couro, e de como você usa. A bota que eu limpei no vídeo é feita com um couro oleoso chamado Horween Chromexcel. Esse couro já tem muito óleo e cera e por isso aguenta vários meses de uso antes de precisar de uma hidratação.

Vá no olhometro! Se achar que a sua bota está suja, limpe. Se depois de limpa você achar que o couro está ressecado ou muito diferente do que era, hidrate.

Espere o hidratante secar. A bota vai escurecer um pouco e pode ficar fosca. Se quiser que ela pegue um pouco de brilho pode esfregar com uma flanela ou escova.

A bota já está ótima se você parar por aqui. Normalmente eu paro porque uso botas que não precisam de um brilho extra. Gosto do couro natural, com seu próprio brilho e cor desgastada.

O objetivo da limpeza até aqui era apenas prolongar a vida do material, e não necessariamente mascarar que a bota já foi usada. Apesar do couro recuperar aquele toque macio e amanteigado, ele ainda vai mostrar arranhões e marcas de uso, por exemplo.

3. Polir

Para recuperar a cor e esconder arranhões você pode usar uma cera de polir.

No vídeo, eu sigo em frente e aplico para vocês verem como fazer.

É bem simples. Enrole uma camiseta velha ou pano no dedo, molhe levemente a ponta, e esfregue na cera.

Eu gosto de colocar um pouco de água para ajudar a dissolver o produto e também deslizar melhor no couro. Na lista de produtos eu falei que é melhor usar um creme. Se for usar o creme, não precisa da água.

Aplique a graxa com movimentos circulares em toda a superfície da bota. No início ela vai ficar fosca. Espere um pouco e esfregue rapidamente com uma escova ou com a flanela para aquecer a cera e levantar o brilho do couro.

Você pode repetir quantas vezes quiser. É só esperar um pouco para o produto secar antes de aplicar mais cera/creme. Repita o ciclo e vai polindo com a flanela/escova. Quanto mais fizer, mais vai o couro da sua bota vai brilhar.

Use e Cuide!

E é isso! Cuide bem das suas botas com esse guia prático. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário.

Lembre-se: Uma boa bota é feita com trabalho e cuidado para  você poder aproveitar o produto por muitos e muitos anos. É só seguir esses passos simples que você vai ter a bota ao seu lado por muito tempo!

Curtiu as dicas? Não se esqueça de se inscrever no canal no youtube e confira estes outros posts sobre cuidados com outros tipos de calçados:

Passo a Passo Para Limpar Um Sapato de Couro

Como Limpar A Sua Bota de Camurça

4 comentários em “O Guia Definitivo Para Você Limpar Botas de Couro”

  1. Às vezes é difícil encontrar hidratantes específicos para calçados de couro. Aqueles hiratantes para couro de estofamento automotivo possuem algum malefício, se uados neste caso?

    1. Oi Carlos. Pode sim. Não tem problema hidratar o couro de um calçado com hidratante para couro de carro. Algumas pessoas também usam creme de pele (mas eu não gosto). Abs!

  2. Perfeito!

    Uma curiosidade: sobre o hidratante para pele, é pela formulação ser inadequada o motivo de não gostar?

    1. Eu não tenho nenhum argumento técnico contra a composição apesar de já ter escutado de várias fontes confiáveis que não são produtos ideais, algo a ver com composição mineral. Eu não gosto mesmo é por causa do cheiro e do resultado sempre que usei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *