Como Escolher um Terno: Escolha o costume certo para seu corpo

Powered by Rock Convert

Como escolher um terno? O caimento ideal depende da combinação de vários fatores. Algumas dicas ultrapassadas, como número de botões, você deve estar cansado de saber. Hoje, eu vou falar de corte e silhueta, elementos sofisticados que farão toda a diferença na escolha do costume certo para o seu corpo.

Os blogs e as lojas online são muito mais úteis para os homens do que para as mulheres, sabe porque? Não temos o hábito de conversar sobre roupas, e não somos condicionados a acompanhar a moda desde pequenos. A internet abriu as portas tanto para um jovem profissional tirar suas dúvidas antes de comprar o primeiro terno, quanto para um veterano conversar sobre alfaiataria e refinar seus trajes.

Mesmo com a  utilidade internet, eu não conheço sites brasileiros com boas referências. Enquanto pesquisava, encontrei dicas simples digitadas por quem parece nunca ter vestido um costume, e conteúdo quase sempre estava recheado de imagens que contradizem o próprio texto. Existem bons blogs nacionais de moda masculina para quem consome moda, mas estes não práticos para quem vive em meios com poucas liberdades indumentárias.

O que mais vem me incomodando é a escolha dos exemplos. Nem todos os homens querem ser – ou parecer ser – adolescentes. Nem todos nós temos a constituição física de um modelo. É por isso que ao longo desse texto eu resolvi compartilhar exemplos de uma pessoa normal, mostrando muito bem como se faz. Todas as imagens são do Tumblr Voxsartoria.

Não sei muito sobre ele, só que precisa vestir gravata todos os dias da semana. O seu blog tem excelentes exemplos de combinações de cores, mas principalmente de corte e silhueta; ou seja, de como a roupa deve se encaixar no corpo de uma forma balanceada e proporcional.

O corte do terno faz a diferença na silhueta que você apresenta

Como usar terno azul marinho

A silhueta é a primeira coisa que você precisa analisar na hora de comprar um terno. Ela é o formato que a roupa é projetada para ter ao vestir seu corpo.

Também chamada de corte, ela nasce no projeto de uma peça. Existem algumas variações comuns, mas a silhueta “clássica” ganhou esse nome porque favorece nosso corpo mais do que qualquer outra. Um paletó que veste perfeitamente no seu corpo, mas tem um corte ridículo, é inútil.

O Sr. Voxartoria prefere um corte de ombros naturais levemente acolchoados. O paletó é ligeiramente acinturado e “saia” aberta e arredondada. As lapelas, são retas com larguras moderadas. As calças, seguem uma linha reta perfeita, com bainha italiana terminando exatamente sobre sapato, às vezes com um pouco de quebra.

Na minha opinião, essa é uma silhueta que favorece a maioria das pessoas pois tem espaço suficiente para esconder imperfeições enquanto esculpe o tórax.

O corte do seu terno favorece o seu corpo?

exemplos de combinação para terno e gravata com colete

Em seguida, vem o encaixe dessa silhueta em seu corpo. Ou seja, a maneira como um certo corte, em uma numeração específica, veste uma determinada pessoa.

Muitas pessoas querem vestir uma silhueta slim, e para isso compram cortes tradicionais em tamanhos menores do que deveriam. O resultado, é um costume que veste slim em certas partes do corpo e desconfigurado em outras. É provável que o ombro fique estreito, as costas apertadas, as lapelas se curvem e o pescoço não encaixe bem no colarinho da camisa.

Ao tentar forçar a silhueta desejada, a pessoa acaba errando em como a peça se encaixa no corpo humano. Quando o terno é projetado para ser slim, ele tem a silhueta para encaixar corretamente no corpo de uma pessoa que veste determinado tamanho.

O mesmo vale para o corpo que não tem as proporções necessárias para certa silhueta ou corte. Nenhum dos tamanhos prontos irá vestir perfeitamente. Para isso, existem possíveis ajustes na peça pronta; ou o processo sob medida em casos mais extremos.

A minha dica é que você observe a proposta do estilista/marca/alfaiate e analise se o corte que ele(a) encaixa corretamente no seu corpo. Tenha calma, e experimente o máximo de opções que estiverem disponíveis. As lojas trabalham com diferentes modelagens e nem sempre as mais caras são as que vestem melhor em você.

A segunda dica é sempre pensar nos possíveis ajustes. Uma jaqueta com silhueta sofisticada que não se adequa às peculiaridades do seu corpo pode ser ajustada para te receber melhor.

Observe as fotos abaixo para ter uma base de comparação realista, proporcional e sem os exageros que aparecem nas fotos de moda e street style:

terno cinza claro bem cortado   como um terno deve vestir no corpo como combinar blazer azul marinho com calça cinza blazer de tweed marrom com gravata terno estilo jaquetão com abotoamento duplo e listas risca de giz blazer azul com caimento perfeito blazer azul e calça bege combinação clássica qual camisa e gravata usar com terno bege  terno azul com gravata marrom como usar terno bege kahki

engineer boot goodyear weltedPowered by Rock Convert

1 thought on “Como Escolher um Terno: Escolha o costume certo para seu corpo”

  1. Avatar
    Gabriel

    Muito bom investir num corte mais tradicional, a maioria dos homens peca hoje porque confundem o acinturado com o apertado, acabam usando paletós ridiculamente apertados. Equilíbrio é tudo. A roupa deve vestir você,e não ao contrário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *