Moda Masculina

A Grande Depressão Americana: Imagens sobre a crise de 1929

Compartilhar

Olha só que sensacional estas fotos documentando a Grande Depressão Americana agrupadas pelo Denver Post. Essa coleção de imagens sobre a crise de 1929 é uma exibição patrocinada pela livraria do Congresso dos Estados Unidos. A seguir, você vai conferir algumas das poucas imagens coloridas registrando os efeitos da crise nas áreas rurais e a população das pequenas cidades.

Para quem não sabe, a Grande Depressão de 1929 foi uma enorme crise econômica que teve início em 1929 e durou até o final da Segunda Guerra Mundial. É considerado o pior e mais longo período de recessão econômica do século XX, cansando altas taxas de desemprego, quedas drásticas no PIB de diversos países, retração da produção industrial, despencamento no preços das ações, e problemas em praticamente todo tipo de atividade econômica, em diversos países do mundo.

As fotografias foram tiradas pela “Farm Security Administration / Office of War Information”, um órgão criado pelo governo durante a crise, com o objectivo de solucionar o problema agrícola do país. O grupo contava com vários fotógrafos recrutados com a missão de retratar os migrantes nas zonas rurais dos EUA, registrando as dificuldades da população e documentando a evolução dos programas sociais que buscavam ajudar os agricultores.

Essas ações faziam parte das políticas do New Deal, que juntamente com programas de ajuda social, ajudou a minimizar os efeitos da Depressão nos Estados Unidos. O poder e a atuação do governo Americano cresceu além do que a população estava acostumada, mas os efeitos foram positivos no país naquele momento, e consequentemente no mundo.

Antes da crise, os EUA viviam uma época de abundância! Menos emprego significa menos dinheiro para gastar com roupas e outras trivialidades. O foco neste novo cenário deixou de ser comprar novidades a cada temporada (como a famosa cena das camisas no filme Great Gatsby), e passou a ser reaproveitar, reutilizar, e remendar o que se tinha.

O entretenimento floresceu como nunca, enquanto as pessoas procuravam válvulas de escape para se distrair com positividades, dando início a Era de Ouro de Hollywood. A popularidade dos esportes também aumento, principalmente do baseball e do boxe. A música também passou por grandes mudanças, e foi na década de 1930 que surgiram as revistas em quadrinho. As pessoas procuravam ocupar a cabeça com coisas positivas, e as roupas também entraram nessa história.

A década de 30 é considerada o auge da elegância masculina. Mesmo que o homem comum não fosse capaz de participar do mundo da moda, ele gostava de observar o estilo daqueles que podiam. Os filmes de Hollywood se tornaram um farol de esperança para a classe trabalhadora. Homens e mulheres admiravam a elegância de estrelas como Fred Astaire, Clark Gable, Cary Grant e Gary Cooper.

Se vestir, mesmo com menos opções, era uma maneira de manter uma atitude positiva. Os homens perceberam que a roupa não deve ser usada para esconder as linhas do corpo, mas, sim, para complementá-las. Os cortes começaram a destacar o físico masculino, e o terno da época é um bom exemplo disso. “Drape Cut” era o corte popular, desenhado para projetar a imagem de ombros largos e peitos fortes. Uma forma de compensar? Talvez… mas esses ternos eram cortados pensando no sucesso. Hoje, a década é considerada uma referência de elegância.

Enquanto os Gatsbys e os Hollywoodianos vestiam smokings impecáveis e ternos luxuosos, a maioria das pessoas não tinham emprego para comprar um sapato novo. Quando vi as fotos abaixo, comecei a reparar nas roupas e tive a sensação que mesmo neste período caótico e incerto, cada um procurou manter, como podia, o orgulho na forma de se apresentar.

Não é coincidência que a confiabilidade do workwear e a febre do heritage tenham explodido novamente, mais ou menos junto com a crise de 2008.

Se você gostou das imagens, uma dica é pesquisar por livros de fotografias desta época. Você encontra várias fontes muito bacanas na Amazon, além de livros que contam um pouco mais sobre o contexto desta época desafiadora.

Publicado por
Lucas Azevedo