Tropical Jungle Jacket: Antiga jaqueta de combate ideal para o dia-a-dia

tropical jungle jacket
Powered by Rock Convert

Adoro jaquetas. Recebo bem qualquer oportunidade de usar sobreposição, só que moramos em um país sem inverno. Casacos pesados quase não tem vez, mas basta uma leve queda na temperatura para eu colocar a minha tropical jungle jacket. Ela tem a robustez de um uniforme de campo mas é apropriada para o dia-a-dia de uma pessoa comum.

Ela funciona em climas amenos porque está mais para camisa do que jaqueta. Podem até ser vestida sem nada por baixo porque esta jaqueta foi desenvolvida pelo exército dos Estados Unidos, na década de 1960, para combate em climas tropicais.

Um artigo do NY Times responsabiliza os movimentos jovens dos anos 60 e 70 pela transformação das jaquetas do exército em trajes civis. O estilo militar foi realmente parte do guarda-roupa civil em massa quando movimentos de contracultura as transformaram em símbolos contra a guerra. Combine a história simbólica com filmes marcantes, como Taxi Driver, Annie Hall e Serpico, e você tem os ingredientes de uma peça casual clássica.

Mas como é que podemos usar a moda militar no nossa dia a dia hoje? Separei no conteúdo várias dicas para sobre isso e também alguns lugares para encontrar uma tropical jungle jacket.

O que é a Jungle Jacket?

A Jungle Jacket evoluiu do uniforme dos paraquedistas da Segunda Guerra Mundial e foi projetada para uso das tropas das Forças Especiais no Vietnã. O uniforme completo consistia de jaqueta e calça, feitas originalmente em popeline de algodão tingido no tom de verde-oliva 107 . Mais tarde, o tecido foi substituído pelo rip-stop ou sarja.

É um raro exemplo onde o exército combina praticidade e conforto. Ao contrário das field jackets pesadas anteriores, ela é desestruturada e um pouco mais curta para vestir quase como uma camisa. É mais leve, e ajudava na proteção contra o Sol, insetos e outros perigos tropicais.

Jungle Jacket Vietnã

Existem três versões do uniforme de combate tropical  usado no Vietnã, com o terceiro estilo sendo dividido em duas subcategorias.

As três compartilham algumas semelhanças. A característica marcante são os bolsos inclinados, dois no peito e dois bolsos de fole no quadril. Cada um desses bolsos tinha dois botões e o casaco tinha um fechamento frontal com um flap cobrindo os botões.

O corte folgado prioriza a ventilação e dissipação da umidade. O jeito certo de vestir era fechado e para fora da calça, com o cinto de utilidades por cima da jaqueta. A altura dos bolsos no quadril permitia que ficassem abaixo da linha do cinto. As mangas tinham dois botões para regular o punho, mas eram muitas vezes eram dobradas ou até cortadas por causa do calor.

O conceito básico é o mesmo, mas houveram variações no design.

1st Pattern Jungle Jacket:

As primeiras jungle fatigues foram adotadas em 1963. Eram feitas em popeline de algodão de algodão de 5,5 onças tingido no tom Olive Green 107. Cada bolso tinha dois furos no fundo para drenagem. As mangas tinham pulsos ajustáveis para permitir que fossem enroladas, e tanto os bolsos da jaqueta quanto das calças tinham os botões expostos.

jungle jacket 1st pattern

A primeira jungle jacket possuía dragonas e tiras com botões ajustáveis na lateral. Os botões do fecho frontal da jaqueta eram cobertos por um flap, e outro flap interno servia como aba protetora. Podia ser abotoada internamente proteger reduzir a entrada de gases e outros elementos externos pelo espaçamento.

2nd Pattern Jungle Jacket:

O exército ordenou uma revisão do uniforme em agosto de 1964 porque resolveram esconder os botões expostos. Os botões do casaco e da calça foram cobertos, mas as dragonas, as abas laterais e a aba de gás ficaram.

jungle jacket 2nd pattern

O tecido mudou e passou a ser popeline de algodão de 6 onças para aumentar a durabilidade.

3rd Pattern Jungle Jacket:

A terceira modelagem foi lançada oficialmente no final de 1966, simplificando ainda mais a jaqueta.

As tiras ajustáveis na lateral, o flap de gás e dragonas no ombro saíram e duas opções foram produzidas. A Classe I em OG-107, e a Classe II, com camuflagem predominantemente de verde ou marrom, dependendo da região de uso.

jaquetas americanas exército vietnã

A Classe I OG-107, foi produzida inicialmente em popeline de algodão, mas o ripstop passou a ser o material preferido em 1969.

A Jungle Jacket camuflada foi produzida pela primeira vez em 1967 em popeline mas também passou a ser em ripstop. As primeiras versões foram entregues em variações de verde ou marrom (dependendo do terreno). Depois, o padrão foi unificado para simplificar o processo.

Todas as três versões são jaquetas legais e confortáveis, excelentes de ter no guarda-roupa casual. Os 1º e 2º Patterns são os mais difíceis de encontrar enquanto as mais comuns são as feitas no 3rd Pattern.

Onde Comprar

É difícil encontrar uma boa jungle jacket, principalmente nos modelos mais antigos. As jaquetas BDUs são semelhantes, mais comuns e mais “simples” no design. Eu não acho elas tão versáteis quanto a jungle jacket, que com seus bolsos inclinados consegue um visual mais próximo da alfaiataria.

jaqueta uniforme vietnã

Se você realmente quiser uma, tem que pesquisar no eBayEtsy ou brechós com lojas online como Broadway & Sons, The Quartier Co. e Wooden Sleepers. Esteja preparado para gastar menos pelo terceiro modelo e muito mais pelo primeiro, principalmente em bom estado.

As com muitos patches e personalizações são mais caras. Com roupas militares geralmente é assim, quanto mais antiga e quanto mais detalhes, mais rara e mais cara. Isso é bom para a pessoa que gosta apenas para uso casual, pois as sem detalhes são as mais versáteis.

A 3Sixteen tem sua versão das BDU Shirts, que não chega a ser uma jungle jacket mas aproveita o detalhe dos bolsos inclinados no peito. A Buzz Rickson tem a sua reprodução, a maneira mais fácil de você comprar uma jungle jacket 1st pattern com todos os detalhes originais. Pechincha você encontra de vez em quando na Uniqlo.

Como usar

tropical jungle jacket

Você pode usar uma com uma calça jeans surrada, tênis de lona e camiseta branca. Se o dia estiver frio de verdade, com bota e uma camisa aberta entre a jaqueta e camiseta para criar uma sobreposição interessante. Complemente com alguns acessórios. Caso você realmente goste, pode criar seu uniforme pessoal em torno dela, pois é uma jaqueta de cor muito versátil.

Para algo um pouco mais elegante, experimente com uma camisa para dentro, calça de alfaiataria e derby marrom. A combinação de militar/workwear com alfaiataria é um contraste muito legal, na minha opinião. Alguns detalhes da jungle jacket, como os bolsos fole inclinados que lembram os blazers de safari e cavalaria mais antigos, ficam melhores com alfaiataria do que algo 100% grosseiro.

O Ethan e o Spencer do Street Sprezza e o Alessandro Squarzi (onde peguei minha inspiração de jeans branco) mandam muito bem nesse sentido:

jaqueta-militar-vietna

A jungle jacket no tom clássico OG-107 é um clássico no guarda-roupas masculino, mesmo mais de 40 anos depois da sua aposentadoria honrosa da lista de uniformes do Exército dos Estados Unidos! Com seu corte retrô que lembra certas peças casuais de alfaiataria, histórico vinculado aos movimentos jovens e uso civil moderno, ela não consegue manter o impacto de uma jaqueta vintage sem exagerar na robustez.

O melhor, como é leve e cheia de bolsos, é útil e agradável para nosso clima tropical. Fique de olho. Vasculho as lojas vintage e garanta a sua. Não vai se arrepender!

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!