Moda Masculina

Terno quadriculado: Como usar costumes xadrez com elegância

Compartilhar

Vestir um terno quadriculado é como atravessar o Rubicão. Conhece essa história?

O Rubicão é um rio na Itália. Na época da República Romana, ele demarcava o território onde um general romano não podia avançar com suas legiões. Essa medida visava impedir manobras de grandes legiões no entorno da capital. Ao atravessar o rio no caminho de volta para Roma, os generais deviam liberar suas tropas ou deixá-las acampadas.

No dia 11 de Janeiro de 49 a.c., Julio César atravessou o Rubicão com suas legiões,  declarando guerra civil. Foi quando ele disse a famosa frase “alea jacta est” , ou “a sorte está lançada”. Era vida ou morte para César; ou tomava a cidade, ou seria destruído.  Nada foi o mesmo, e a ação marcou o início da queda da República, que mais tarde se transformaria em Império.

Mas Lucas, o que isso tem a ver com esse terno quadriculado? Calma, eu vou responder.

Os riscos e recompensas de um terno quadriculado

A padronagem que nós vamos abordar é a window pane. Explico: no vocabulário inglês existe uma palavra para cada tipo de estampa. Detalhistas, né?

Esse terno quadriculado window pane é aquele com xadrez formado pelo cruzamento de linhas finas e espaçadas, uma na horizontal e uma na vertical, formando um desenho que lembra a moldura de uma vidraça. O contraste entre as linhas e o fundo pode ser muito ou pode ser em tom sobre tom, sendo esta última bem mais discreta e fácil de combinar.

Não importa onde você está e nem onde vai usar. Essa padronagem vai chamar atenção, sempre. Ela não é comum no vestuário de negócios de nenhum lugar do mundo. Também é chamativa como terno social, e mais ainda como terno casual.

Estar no Brasil é um agravante extra mais no Brasil. Quase não usamos terno. O que dizer de um terno quadriculado!

Ou seja, sair de casa com um terno quadriculado window pane é assumir um risco que pode dar muito certo ou muito errado. Atravesse o Rubicão e prepare-se para ser visto como elegante ou como palhaço. Esse tipo de risco é reservado para quem, assim como César, está disposto a colocar tudo em jogo.

Como usar um terno quadriculado?

Ternos sólidos, ou de textura sólida, são seguros. Eles sempre vestem bem, mas podem entediar os adeptos da alfaiataria mais dedicados.

Riscas, ou xadrezes muito detalhados, dificultam combinações se você estiver com vontade usar uma camisa detalhada ou uma gravata listrada, por exemplo. O acúmulo de linhas pequenas pode cansar.

Linhas discretas possibilitam mais combinações

Com o window pane, quadriculado largo e limpo, você consegue montar combinações variadas com mais facilidades se escolher bem as listras e estampas da gravata ou camisa. O contraste, para não brigarem entre si, fica mais fácil. É uma boa ideia para quem procura um terno com mais força do que um sólido, sem abrir mão da versatilidade.

Olha o exemplos abaixos, com distinção clara entre as listras da gravata e do costume:

Quebre as regras com discrição: Tons complementares

Na minha opinião, a dinâmica visual do terno quadriculado é a mesma de um costume risca de giz, com um leve twist. As linhas finas são mais sutis do que outros tipos de xadrez. Se você escolher uma combinação de cores discreta, com tons complementares ou tom sobre tom, pode quebrar normas convencionais sem sair muito do centro.

Cuidado com o contraste: Amenize com os acessórios

Já o window pane com muito contraste, como na foto acima, é forte demais para o meu gosto. Eu não me vejo usando e todas as fotos que vejo, acho muito excêntrico. Na minha opinião, deixa de ser elegante, com algo discretamente fora do lugar, e passa a gritar por atenção. Só funciona se você for um certo tipo de pessoa!

Uma maneira de amenizar, é trocar a calça por um tecido sólido, como na segunda foto abaixo:

Excentricidade camuflada!

Além da combinação de cores, a distância entre as linhas do xadrez também é importante. Se forem muito próximas, a repetição de pequenas caixas fica repetitiva e cansa os olhos. Quando distantes, algumas dessas padronagens são tão discretas que só podem ser vistas bem de perto. Uma surpresa interessante para os que se aproximam para apertar sua mão.

Vale a pena comprar um terno quadriculado?

Um terno quadriculado definitivamente não deve ser o seu primeiro costume. Quem precisa de versatilidade, vai estar muito melhor servido com um bom azul marinho ou cinza sólidos.

Agora, os que precisam ou gostam de estar sempre vestindo alfaiataria, e já estão bem equipados com os básicos, tem no quadriculado discreto uma opção que permite aproveitar, com certa facilidade, todo o panteão de camisas e gravatas.

O quadriculado e bom para quem está com vontade de expandir a cartela de opções para trabalhar a criatividade. Na hora de pensar em um terno diferente, não tenha medo de atravessar esse Rubicão!

Publicado por
Lucas Azevedo