Terno para o Verão. O tecido Solaro.

Powered by Rock Convert

 

Tava lendo essa entrevista do Lapo Elkann para o Blog do Kadu. O primeiro terno é muito legal, mesmo com as lapelas gigantescas. O tecido tem um efeito furta cor interessante. Isso acontece por causa da tecelagem. O pano se chama Solaro, e é resultado de um experimento fracassado. 

O solaro é um tecido espinha de peixe com trama vermelha e urdidura bege. A maior parte dos fios vermelhos ficam no lado de dentro, mas o pouco que fica aparente do lado de fora se mistura com o bege e complica a cor do tecido.

Tecido Solaro

A razão de este tecido existir é médica! As colônias britânicas no começo do século 20 sofriam com pragas tropicais. Os pesquisadores debatiam se estes surtos eram causados por microrganismos ou pelo clima quente. Os defensores da segunda teoria argumentavam que a pele escura protegia os nativos do sol, e por isso eles não ficavam doentes. A parte de dentro vermelha, e os fios aparentes, tentavam simular o efeito protetor da pele, refletindo o sol. A parte bege, do lado de fora, era para diminuir a temperatura, já que cores claras seguram menos calor.

Terno para o verão feito do tecido solaro

Terno para o verão feito do tecido solaro

Terno para o verão feito do tecido solaro

Não demorou para essa teoria cair por água abaixo, e a grande inovação médica do século vinte veio por acasu, e foi algo que ingerimos, e não que vestimos. O tecido é feito de lã ou algodão, e mesmo sendo um pouco pesado, tem uma tecelagem aberta, que permite a passagem do ar, e o vermelho reflete um pouco da luz do sol, uma boa opção de tecido para climas quentes.

Terno para o verão feito do tecido solaro Terno sob medida feito com o tecido Solaro

Terno sob medida para o verão feito com o tecido solaro

Luca Rubinacci com terno solaro de verão

Lapo Elkann com terno de verão em entrevista no Brasil

 

engineer boot goodyear weltedPowered by Rock Convert

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *