Self Edge. Costa leste ou costa oeste, lá estou. Sempre visito esta loja. De longe, participo do clube pela internet, desfrutando da transparência dessa loja especializada em jeans masculinos desde 2006. A primeira Self Edge foi aberta em São Francisco pelo Kia Babzani e a esposa Demitra. Desde então eles abriram mais quatro lojas, que conectam consumidores do mundo inteiro. Essa foi a primeira vez que visitei a Self Edge Los Angeles, aberta junto da 3Sixteen. Ela é a maior loja entre as cinco, mas mantém a mesma sensação intimista dos espaços pequenos em NY e SF.
Pra entender a Self Edge tem que falar do Kia. Aos 18 anos ele começou a se ligar nos jeans e na fascinação dos japonesa por roupas americanas. Mais ou menos uma década depois ele abriu uma das primeiras lojas do Estados Unidos com essa especialização. Agora a Self Edge tem cinco lojas que vendem os melhores jeans do mundo, e o Kia continua super ativo falando sobre sua paixão onde começou, na internet, completamente acessível através de painéis de mensagem, e-mail e redes sociais. A Self Edge é a loja mais transparente que conheço, seja na comunicação sobre o produto, ou no atendimento físico e online, com presença forte em inúmeros canais.
Vamos a loja! Eu adoro o atendimento da Self Edge e em Los Angeles não foi diferente.O produto que eles vendem é caro, mas tão incrivelmente bem feitos que você é transportado para um novo universo denim. As pessoas lá dentro são super legais, cheias de informação, solícitas e legais. Bem, na verdade costuma ser uma pessoa trabalhando e alguns clientes engrossando o caldo. Dessa vez dei sorte de trombar com o Johan, que ainda não conhecia e é um dos donos da loja de LA e fundador da 3Sixteen.
A loja de Los Angeles bem maior do que as outras. A mesa com roupas, botas e acessórios me lembrou de NY, e te recebe como um banquete de marcas japonesas incríveis. No canto da loja fica um armário de vidro com jóias e acessórios, e no fundo um maravilhoso armário de madeira lotado de denim indigo. Do outro lado, as famosas araras feitas com ganchos de ferro e o provador, com sua cortina azul.O segundo andar abriga a seção de calçados e mais roupas, e lá de cima você não vai deixar de reparar os três relógios antigos na parede. A loja segue um padrão sem parecer uma franquia, pois vendem alguns produtos diferentes e tem detalhes que tem mais a ver com o público local.
Agora sobre os produtos… Alguém discorda que as calças jeans estão entre as peças mais importantes do guarda roupa de qualquer homem? Não importa a profissão ou o estilo de vida, tenho quase certeza que todos passam boa parte do tempo com as pernas cobertas por denim. A versatilidade do tecido não tem limites e mesmo sendo bem semelhantes, as calças são capazes de incorporar o estilo invididual de cada um. O denim é um tecido que agrada todas as classes sociais e culturas. Ele ultrapassou a finalidade original de uniforme de trabalho, ao ponto das pessoas nem se lembrarem mais disso. A idéia por trás dos produtos sem tratamentos da Self Edge é usar o denim bruto mesmo, todos os dias, sem parar, para transformar esse antigo uniforme de trabalho em uma espécie de digital do seu estilo de vida.
Eles são caros, bem caros, mas são OS produtos. Algumas pessoas enlouquecem com cerveja, vinil, motos, ou quadrinhos, e outras perdem a cabeça com denim. Isso inclui usar a mesma calça todos os dias durante um ano, saber tudo sobre cada costura, tensão dos fios, tintura, e fábricas pelo mundo. Pode parecer estranho, mas comece pensando se as roupas que você compra são descartáveis e em como são feitas. Quando quiser uma versão mais pura, que não foi tratada com produtos químicos, e saber como elas foram feitas, vai começar a entender o que é um par de jeans vendido na Self Edge, que seria a evolução dessa preocupação até chegar nos mínimos detalhes.
É como um café especial ou uma carne diferenciada, mas não aqueles lugares que parecem ter sido abertos e decorados perfeitamente para se encaixar em um modismo. A Self Edge é aquele pequeno lugar especializado onde onde o dono é presente e todo mundo realmente gosta do que vende. É caro, mas não é esnobe como uma loja de luxo. Os produtos são discretos e sem etiquetas então a marca não é tão importante. Os clientes e os vendedores buscam transmitir algo que vai além de palavras chaves como selvedge e raw. É um espaço para pessoas que gostam de como esses produtos são feitos e querem trocar experiências.
Falei de selvedge e raw que são palavras não significam muita coisa. Raw é o jeans bruto, sem lavagens. Também conhecido como loomstate. Selfedge, diminutivo de “self edge” é a borda do tecido. Essa borda aparece nas calças feitas com tecidos de teares mais estreitos. É uma espécie de “auto acabamento”, pois como o tecido é largo o suficiente apenas para a boca da calça ele não precisa ser cortado e depois ter as bordas costuradas. A Old Navy vende calças assim, a Gap Vende, todo mundo vende.Termos como “selvedge”, “raw”, que sozinhos não significam nada, tem pouca importância na loja, para falar a verdade.
O que você encontra na Self Edge é uma variação muito mais aprofundada. Existem muitas opções de caimento, pesos, tecidos com fibras variadas, muitas textura, estilos de tintura, etc. Você encontra denim que foi chamuscados, mercerizados e calandrados, e por isso tem uma cor mais uniforme e visual limpo. Outros, tem personalidade forte, com fios mais soltos e textura slubby por causa de teares antigos. Os japoneses estão sempre desenvolvendo coisas novas e experimentando com fios e diferentes tensões para criar tecidos com características interessantes. São muitos detalhes e muitas histórias para ficar limitado a tirinha listrada na barra da calça, a diversão por lá vai além.
Esses jeans vão durar mais do que uma calça normal mas não vão necessariamente durar mais do que vários jeans baratos que completem o mesmo valor. Sou bem realista e a justificativa de compra não é bem preço x tempo que vai durar. Ele vai ceder, afinal, no fim das contas é feito algodão e nenhuma costura é costurados. Comprar uma coisa cara não quer dizer que ela vai durar para sempre: O preço está mais no gosto que os consumidores tem por como eles são feitos e pelos detalhes artesanais. A fabricação especializada, ou artesanato de qualquer produto produto, não querem dizer durabilidade, mas sim passar uma preocupação extra na fabricação que encanta as pessoas ao ponto de elas pagarem um premium pelo produto final. Os jeans, as roupas, e os acessórios que você encontra na Self Edge compartilham este mesmo DNA.
Não é para todo mundo e confesso que é difícil explicar esse gosto por denim, mas pensa na sua coisa favorita e no apreço que você tem por sei lá… por uma cerveja, ou um bom restaurante, um carro, ou uma jóia. É igualzinho, mas a comida que nos liga uns aos outros some rápido, enquanto o denim dura e resiste ao momento imediato do consumo, rendendo mais experiências. A mágica das roupas está no fato de que elas recebem a marca humana, nosso suor e nossa forma, moldados pelo ir e vir, revelando o legado de uma vida. E se denim não for a sua praça, vale conhecer um pouco mais da Self Edge só para ver um exemplo de como uma loja impulsiona (junto com um pequeno grupo de pessoas), através do relacionamento com as marcas e comprometimento inabalável com a missão original de vender os melhores jeans do mundo. É um verdadeiro movimento de consumo mais consciente – sem chatisse, um enorme contraste com shoppings que banalizam o consumo, com lojas liquidação, e produtos de temporada divulgados pelo blog do momento.
Uma compra pode ser mecânica ou impulsiva para a maioria das pessoas, mas não precisamos de tanta coisa e na Self Edge a experiência vai além do consumo cego, envolve aprendizado, toque, e diversão. Se você curtiu e quer saber mais sobre este tipo de jeans não pense duas vezes, pode me mandar um recado, ou quem sabe direto para a Self Edge. Sucesso Kya!