Sapato Brogan Memphis Whisky: Unboxing e review completo

sapato brogan memphis whisky

E aí, beleza? Mais uma review de calçado nacional. Dessa vez, não é nem uma bota nem um sapato masculino tradicional. O produto da vez é o sapato Brogan Mephis Whisky, um derby moc toe totalmente casual.

Essa não é a primeira vez que falei da marca por aqui. Há algumas semanas, fiz a review de uma bota Brogan. Queria aproveitar para explicar que nenhum destes posts são pagos, ok?

Há alguns meses a Brogan, que começou apenas com botas, lançou seus primeiros sapatos e acessórios. O estilo é casual, com personalidade forte e couros chamativos.

Assista o vídeo para assistir ao raio-x completo do produto:

Um resumo do que eu falei no vídeo…

A Compra

Como disse da outra, vez, comprar no site foi bem tranquilo. A encomenda chegou antes do prazo, e os calçados vieram dentro de duas caixas embaladas por uma outra.

O sapato foi enviado com bastante cuidado. Cada caixa veio fechada com um lacre de qualidade e cada pé veio dentro de um saco plástico, junto com uma etiqueta com alguns textos sobre a proposta da Brogan. É bom calçados de couro embalados individualmente para evitar marcas durante o transporte.

Sapato Brogan Memphis Whisky

O sapato que escolhi foi o Sapato Brogan Memphis Whisky. É um sapato moc toe em couro marrom caramelo com um acabamento envelhecido um pouco exagerado demais.

Design e como usar

O Brogan Memphis é um sapato derby com uma costura decorativa no bico. Esse tipo de costura é chamado de “moc toe” porque lembra a costura utilizada na montagem de um sapato mocassim.

Eu gosto bastante deste estilo de sapato. O design é menos formal do que um oxfords, e mais incomum do que um brogue. Dependendo dos detalhes, um sapato assim combinam com tudo. Você pode usar com ternos formais e casuais, paletós e calças sociais, e até certos estilos de roupa casual, como a calça jeans.

O que determina essa versatilidade são os detalhes. O Brogan Memphis é de couro claro com um acabamento “queimado” que dificulta bastante o uso com um terno formal. Além disso, a sola de borracha é alta, o que joga o sapato bem mais para o lado casual. Na minha opinião, ele fica melhor com uma calça jeans ou calça chino. Dependendo do seus acessórios, pode até calçar com uma camiseta lisa no lugar da bota.

O look mais formal que vejo com ele é algo nessa linha:

Como com qualquer estilo de sapato masculino, quanto mais elegante a forma e a sola, mais refinado o calçado fica. Quando mais pesada a forma, mais casual e rústico o sapato fica.

Cabedal

O couro desse sapato Brogan é um caramelo muito bonito, que caí perfeitamente com uma calça jeans azul escura.

O acabamento queimado dá uma cara de usado, mas é forte demais. Os diferentes tons de marrom no cabedal não me incomodam, mas não gosto da intensidade do preto no bico.

O material é aquele padrão nacional que eu já comentei antes em review como das botas Louie e sapatos Louie também. Couro é fino e sem firmeza. É difícil explicar sem você sentir com as mãos. Coisa boa é que não reparei nenhuma marca ou arranhão. Parece que estou metendo o pau, mas para o Brasil, é um bom couro.

É difícil falar sobre o couro sem usar por muito tempo. Só o uso vai mostrar como o material se comporta com o tempo. Eu imagino que, como a maioria dos sapatos com couro nacional, ele vá apresentar marcas bem fortes.

Na última review de sapatos nacionais que fiz, recebi fotos de pessoas que tinham sapatos da marca há algum tempo e achei o couro com uma cara bastante “rachada”. A boa notícia é que por ser um sapato casual, você pode seguir usando com jeans mesmo com aspecto surrado

Construção e Acabamento

O sapato é todo forrado de couro. Isso ajuda a dar um pouco mais de estrutura e também conforto.

A palmilha é acolchoada, fixa, e também forrada em couro. Por baixo dela, eu senti uma estrutura que parece ser de EVA. Essa palmilha de montagem que dá um conforto a mais para o sapato. Por causa dessa estrutura, o sapato é macio logo de cara. Não precisa usar para amaciar.

Melhor, só se fosse de couro espesso, que consegue se moldar ao nosso pé, mas entre colocar de couro fino (só pra falar que é de couro) e de EVA, eu até prefiro essa acolchoada!

A biqueira e calcanheira parecem boas. É difícil opinar sobre isso sem cortar o sapato ao meio e saber de que são feitos. Pressionei e mantiveram a forma, mas só o tempo dirá.

O Brogan Memphis tem construção blaqueada. O que é isso? É uma costura que perfura a sola, unindo o cabedal, palmilha de montagem e solado. Uma máquina faz esse processo, e a fixação é melhor do que só colar. Poucas marcas fazem isso no Brasil, então a Brogan está muito bem.

Ele tem uma vira falsa pra completar o visual sapato inglês. Vira falsa é estética… essa costura que você vê na foto acima não está segurando nada, só cria a sensação de largura.

Resumo: Construção básica mas você não deve ter problemas com sola descolando.

Solado

O solado é de borracha. Tem tratorado em baixo, mas você não vê quando olha de perfil. Seguindo o espírito de “surrado”, ele já vem com manchas que simulam poeira. Essa sola foi uma boa escolha porque ela tem a aderência e a altura do tratorado, mas os dentes não ficam visíveis pra quem olha de lado. O sapato não fica com cara de calçado para trabalho, como o meu Moc Toe da Red Wing.

A borracha parece bem resistente e tem uma consistência bacana. Ela não é molenga mas consegui sentir amortecimento. Muitas vezes confundimos conforto com ser macio, mas o importante é ter estrutura e um bom calce. O salto da bota também é de borracha, mas entre a sola e o salto vem um material simulando o couro.

O meio da sola é de um material que simula o couro e tem um “patch” de couro com o logo da Brogan. No vídeo dá para ver melhor, mas eles tentam simular um “beveled waist“, que é cortar a sola com um ângulo na parte de baixo. É um trabalho que a gente só vê em sapato feito à mão. A Brogan deu uma lixada na lateral da sola que não é bem a mesma coisa, mas dá uma inclinação legal.

Sola bacana, de boa… Novamente, só o tempo dirá se a sola realmente é durável, mas minhas primeiras impressões foram boas.

Calce

Eu geralmente calço 43 ou 42. Comprei 42 e o sapato ficou bom no pé.

É um sapato macio. Seu pé fica bem acolchoado. Não tem tanta estrutura e firmeza, mas é confortável para caminhar.

Veredito final

Sim, a construção e os materiais poderiam ser melhores. A fábrica que faz as botas e sapatos da Brogan pode ser considerada uma das melhores do Brasil mas mesmo assim está bem abaixo de fábricas de botas lá de fora.

Independente de qualquer comparação, é um bom produto dentro da nossa realidade e nosso mercado. Está no limite de qualidade que as marcas conseguem oferecer por aqui sem sair da faixa de preço que o mercado consegue absorver. Lembre-se, apesar dos sapatos de fora serem melhores, ele são mais caros.

No fim das contas, é uma boa opção de sapato casual no mercado nacional. O design passa longe da formalidade de um oxford, como aquele no review do sapato Louie, mas não é tão comum quanto os brogues. É um sapato foge do comum e fica muito bem com uma calça jeans. Aquela opção pra você usar no lugar de uma bota ou um tênis, sabe? Dependendo dos seus acessórios, ele até passa com uma camiseta lisa.

É isso aí! Essa foi o meu unboxing do sapato Brogan. Compartilhe a dica se gostou, e deixe nos comentários qual produto nacional você quer ver na próxima review!

16 comentários em “Sapato Brogan Memphis Whisky: Unboxing e review completo”

  1. Henrique Caldas

    Primeiro, parabéns pela proposta e execução. Os blog e vlog são excelentes, você sabe muito bem do que está falando. Gosto bastante de acompanhar.

    Você considerou fazer um review de algum calçado da Wolken ?

    Abraço!

    1. Obrigado Henrique!

      Está na minha lista. Eu preciso escolher uma época boa para comprar o sapato para conseguir fazer a review antes do prazo limite para a devolução (rs).

      Abs!

  2. Muito bom… Agora a pergunta que não quer falar… Entre as marcas Brogan e Louie, qual seria a melhor opção em relação a qualidade? Obrigado!!! Adoro seus reviews.

    1. Oi Givanildo, tudo joia? Mesma coisa. Os produtos são feitos nas mesmas fábricas e alguns na mesma base (formato e sola). O que vai diferenciar é o design. A Louie é clássica, a Brogan é rústica. Forte abraço!

  3. Muito bom… Agora a pergunta que não quer calar… Entre as marcas Brogan e Louie, qual seria a melhor opção em relação a qualidade? Obrigado!!! Adoro seus reviews.

  4. Olá! Tenho acompanhado o blog e gostado bastante dos reviews, bem informativos. Gostaria de alguns reviews da loja CNS+, tem uns modelos bem bonitos lá também que seguem mais ou menos a linha da Brogan e da Louie.

  5. Olá! Dependendo dos acessórios como? Vc poderia explicar melhor? Desculpe minha ignorância, estou tentando agora começar a me vestir de uma forma um pouco mais organizada…

    1. Fala Ítalo. Eu acho que poderia ter me expressado melhor. Vou rever essa parte do texto.

      O que eu quis dizer é que dependendo do conjunto, dá para usar esse sapato com uma t-shirt sem estampas de uma forma bem despojada. Exemplo prático:

      – Calça jeans escura reta/slim ou uma calça chino verde oliva com a barra dobrada
      – Esse sapato
      – Uma t-shirt branca
      – Um relógio mais clássico + quem sabe uma pulseira de couro pra finalizar e um óculos escuro Wayfarer marrom/tartaruga (clássico)

      Fica legal!

      Pra ilustrar um exemplo que eu não acho que fica legal:

      – Essa sapato
      – T-shirt branca
      – Calça jeans
      – Relógio esportivo grande com pulseira de plástico e um óculos escuro Oakley daqueles de ciclista (os acessórios fizeram a diferença)

      A diferença entre os dois é a distância entre a casualidade das peças. O sapato tem características casuais (dentro do universo dos sapatos): couro claro, acabamento queimado, sola grossa de borracha, etc. A calça jeans escura, é casual… mas por ser escura fica menos despojada. A camiseta é super casual… mas como o jeans e o sapato não são tão formais, eles conseguem ficar em harmonia com alguns acessórios também clássicos.

      Se fosse um sapato preto super social, não ficaria bom nem com a calça jeans e muito menos com a camiseta.

      Fez sentido?

      Sou péssimo para dar conselhos pra se vestir!

      Abs

  6. Eu não conhecia essa marca antes e ela parece ter uma proposta maneira. Os modelos não são feios, gostei bastante do visual, principalmente do sapato, por ter costura Moc.

    Concordo sobre o bico “queimado” demais. Eles poderiam ter sido mais sutis nesse aspecto. De resto, tem uma cara agradável e a mistura de cores ficou diferenciada.

    Mais uma ótima review! Já te sigo no YT agora também rs

  7. O que vc acha da nova linha que eles lançaram para sapatos? Parece ser uma linha mais “premium”, os preços também são mais salgados. Se chana “eccellenza”, seria legal uma análise dela por aqui. abraço

  8. Você acha que esse modelo na cor preta também funcionaria para usar casualmente com calça jeans ou chino?

  9. Lucas. Bom dia, Poderia falar um pouco mais sobre o tamanho dos sapatos da BROGAN, acredito ser uma foram maior que outras maracas é?
    comprei um BROGAN e recebi ontem, mas o tamanho é descomunal maior em relação a outros sapatos que tenho da MESMA NUMERAÇÃO… (ficou muito grande visualmente no pé) eu medi e percebi uns 3cm maior que outros sapatos que tenho, vou fazer a troca junto a marca, mas ainda tenho receio de pedir um numero menor e ainda assim ficar grande no pé.
    Um forte Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.