Russell Moccasin – Rugged Style

bota moc toe russell mocassin
Powered by Rock Convert

 

A Russell Mocassin começou em 1898, com Will Russel. Dá para acreditar que as mesmas botas que calçaram presidentes, generais, reis, estrelas de cinema, e caçadores do mundo inteiro, ainda são feitas no mesmo prédio coberto por videiras há 108 anos?

A História da Russell Mocassin

botas russell mocassin feitas nos estados unidos

A história é funcional, compartilhada com muitas marcas de botas. Will Russell começou fez uma bota durante o boom da indústria madeireira em Wisconsin. Os caçadores da região reconheceram o conforto da bota, e o sucesso veio com o boca-a-boca.

O herdeiro da empresa foi o funcionário Bill Gustin. O colaborador começou como vendedor na década de 20, e acabou comprando a empresa quando Will Russel faleceu, em 1924. Praticante de pesca e caça, ele identificou outras necessidades que os esportistas tinham, e ampliou a linha de produtos. Bill Gustin atuou como presidente da Russell Moccasin por 55 anos, e foi sucedido em 1956 por seu filho e atual gestor, Ralph Fabricius.

A Russel Mocassin também vendia sapatos em lojas que eram especializadas em atividades ao ar livre, tanto com a marca própria quanto customizados para as lojas. Ficavam ao lado de roupas de caça, material de acampamento e equipamentos para safari em lojas como a Orvis, Eddie Bauer, e Abercrombie & Fitch.

Antigamente, existiam sapatarias que recebiam pedidos feitos por correio. Era um serviço muito bacana. As pessoas recebiam os catalogos com todas as opções… modelos, couro, sola, etc. O catalogo também vinha com uma página para você medir o seu pé e uma ficha para enviar o seu pedido. A Russel fabricavam os sapatos com base em folhas de papel com o contorno do pé, desenhado pelo próprio cliente. Hoje estes catalogos vintage estão a venda no eBay, e podem custar mais de 300 reais!

A verdadeira construção Mocassin

Pouca coisa mudou nestes 108 anos. A Russell ainda fabrica os produtos no mesmo lugar e da mesma maneira, em uma fábrica na cidade de Berlin, Wisconsin. Os sapatos e botas ainda são feitos um a um, cortados, montados, costurados e acabados à mão. Você pode pedir da mesma forma, por catalogo de papel ou então pelo catalogo do site. A operação tem várias etapas que não podem ser replicadas por máquinas, e por isso, o processo é bem lento.

bota russell mocassin feita à mão bota russell mocassin feita à mão

O grande diferencial do produto Russell é o couro que eles usam e a verdadeira construção mocassim. Os couros que eles usam são bem espessos, verdadeiros tanques, escolhidos para quem vive um estilo de vida rústico. A construção mocassim, de verdade, é feita a partir de um pedaço de couro (a gáspea) que forma tipo uma maca que se ajusta confortavelmente ao formato do pé. A ideia veio dos calçados indígenas, que basicamente embrulhavam o pé com um pedaço de couro, que era costurado na frente. A Russell é um dos poucos que fazem três tipos, a tripla, dupla e normal:

Untitled-1

  • O cabedal triplho é formado por três camadas de couro, com costuradas em pontos alternados. Uma é fechada por cima, a outra em baixo, e outra na lateral, por exemplo. Essa inovação de design vem lá de trás, antes de membranas impermeáveis existirem. Como nenhum ponto fica exposto, a água é impedida de entrar pelas costuras.

Untitled-2

  • O cabedal duplo utiliza duas camadas de couro, costuradas em pontos diferentes para impedir a água de entrar. Na foto dá para ver que uma peça é fechada em cima, e a outra não.

Untitled-3

  • A construção mocassin simples usa só uma camada.

sapato-russell-mocassin-couro

  • Espessura do couro vista de cima.

Os Produtos

O ciclo da moda também deu uma volta, chegando novamente nas portas dos sapatos feitos à mão. A indústria calçadista dos Estados Unidos é famosa por seus mocassins costurados à mão, e essas fábricas são as poucas sobreviventes do país. O ambiente está bem favorável para este tipo de produto, e hoje elas fazem vendas e colaborações com lojas de lifestyle do mundo inteiro.

Os produtos da Russel podem ser divididos ente botas de caça, camping oxfords, e mocassins macios. Todos os três são rústicos, e mostram sinais de trabalho manual. Eu gosto muito de um sapato chamado Fishing Oxford, do Sport 1075, e da Double Vamp Chukkas. Todos podem ser comprados em várias combinações de couro, e combinados com várias solas, também listadas no site.

botas moc toe feitas à mão pela russell mocassin 8 botas moc toe feitas à mão pela russell mocassin 7

botas moc toe feitas à mão pela russell mocassin 6 botas moc toe feitas à mão pela russell mocassin 5 botas moc toe feitas à mão pela russell mocassin 4 botas moc toe feitas à mão pela russell mocassin 3 botas moc toe feitas à mão pela russell mocassin 2 botas moc toe feitas à mão pela russell mocassin sapato oxford russell mocassin moc toe vinho sapato oxford russell mocassin moc toe preto sapato oxford russell mocassin moc toe sapato oxford russell mocassin bege

Como Usar

Todos os três são meio gordinhos, uma qualidade que fica muito bem combinada com calças jeans e chinos mais largos. Não é uma bota ou um sapato worker, como por exemplo o Oxford da Redwing. A Russell está mais para marcas como a Danner, ou as Timberland Adventure. A pegada é bem para esportes outdoor.

São botas e sapatos bem casuais, com essa história que gira em torno do universo da pesca e caça. Por isso, ficam perfeitos com roupas utilitárias e complementam aquele visual “rústico urbano”.

Na década de 50, os estudantes americanos das universidades Ivy Leagues começaram a pegar roupas utilitárias e levar para o dia a dia no campus, principalmente pelo conforto e durabilidade. Usar os oxfords com roupas mais “tradicionais”, estilo Ivy League, é outra combinação certeira e muito estilosa.

A construção mocassim deixa o pé cercado e moldado no couro. O couro pode ser espesso, mas o sapato fica muito macio. Além disso, a opção de comprar o sapato sob encomenda possibilita que a Russell faça pequenos ajustes no modelo para deixá-lo mais confortável. Esse tipo de sapato ou as botas chukka de cano médio ficam bacanas com bermuda, uma opção para quem quer fugir do tênis.

dicas de como usar sapato russell mocassin 4

dicas de como usar sapato russell mocassin 10

dicas de como usar sapato russell mocassin 7

dicas de como usar sapato russell mocassin 11

dicas de como usar sapato russell mocassin 6

sapato oxford marrom russel mocassin usar 1

dicas de como usar sapato russell mocassin 5

dicas de como usar sapato russell mocassin 12

dicas de como usar sapato russell mocassin 3 dicas de como usar sapato russell mocassin 2

dicas de como usar sapato russell mocassin 9

dicas de como usar sapato russell mocassin 1

dicas de como usar sapato russell mocassin 8

Onde Comprar

Você ainda pode pedir um sapato customizado para a Russel. A operação é pequena e cada pedido tem seu tempo de espera, que pode chegar a alguns meses. Essa página tem vários modelos que podem servir de inspiração.

Também pode comprar modelos feitos especialmente para lojas como a Haven, Context e Sid Mashburn.

Fique atento e também é possível conseguir uma super compra, pois eles tem uma página de promoções e até uma conta no eBay, aonde de vez em quando vendem sapatos com um super desconto.

Boa caça!

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!