Ripple Sole: A inovação da sola ondulada por Nathan Hack

instagram só queria ter umPowered by Rock Convert

A Ripple Sole é uma sola dentada de borracha que volta e meia dá as caras sob o cabedal de um sapato casual ou bota masculina.

Você provavelmente acha que solas onduladas são uma invenção da indústria da moda para chamar atenção, certo? Pensa de novo! Na minha ignorância, eu também já considerei as Ripple Soles uma espécie de novidade que alguém pensou na falta do que fazer.

Eu estava errado em descartar a sola ondulada como uma mera novidade por quê ela tem uma história genuinamente legal. Em nossa defesa, ela realmente não é um dos principais tipos e geralmente só aparecem em produtos de marcas especializadas de empresas como a Yuketen e Fracap, ou alguma marca com muito mal gosto buscando inovar “daquele jeito”.

A história da cultura material está nos objetos e na vida dos que os inventaram. Nathan Hack inventou e patenteou esse solado em 1955, e por trás do sucesso comercial de outrora, da redescoberta por pequenas marcas e a adoção do visual por grandes grifes, existiu um homem e sua vontade de melhorar a vida das pessoas ao seu redor.

Nathan Hack e suas patentes

Patente da Ripple Sole, 1955

Patente da Ripple Sole, 1955

A Ripple Sole é fruto do otimismo de um empreendedor que viveu tentando solucionar problemas da esposa, soldados, veteranos de guerra e crianças carentes por calçados ortopédicos.

Nathan Hack nasceu na Polônia, e aos 16 anos de idade atravessou o Atlântico. Ele começou a vida nos Estados Unidos em Nova Yorque, antes se mudar para em Detroid em busca de emprego. Foi por acaso que ele começou a trabalhar na indústria calçadista. Motivado pela ideia de solucionar dificuldades ortopédicas da esposa, e sensibilizado por um hospital infantil localizado ao da primeira loja em que trabalhou, ele logo desviou seu interesse para os sapatos ortopédicos.

Juntos, o casal Nathan e Pauline Hack fundaram a “The Hack Shoe Company”, em 1916. Pauline monitorava as operações e Nathan gastava o tempo fazendo o que gostava de fazer, criar. Foram 16 patentes registradas ao longo de sua vida! Nathan nunca parou de pensar: a primeira foi uma “sola pneumática” em 1935, e a última foi uma variação da Ripple Sole em 1967. Ele costumava dizer que jamais se deve parar,  porque as pessoas nunca são velhas demais para criar.  (fonte)

EM 1946, aos 62 anos, ele se mudou para a Califórnia mas não se adaptou a vida de aposentado e começou a prestar serviços voluntários em um hospital para veteranos de guerra, onde acabou desenvolvendo e patenteando um andador. Foi também depois de aposentado que ele começou a colaborar no UCLA Performance Lab e desenvolveu a Ripple Sole.

Desenvolvimento da Ripple Sole

coturno militar vintage com sola Nathan Hack Ripple Sole

Coturno militar vintage com sola Nathan Hack Ripple Sole

O empreendedor criativo se envolveu com uma pesquisa que visava desenvolver um solado que reduzisse o risco de lesões entre os paraquedistas das forças armadas.

Testes com uma série de ondulações em uma chapa de borracha indicavam que a sola dentada reduziria o impacto na coluna em 40% e alongaria a passada em 6 polegadas. Na prática, o resultado não foi considerado um sucesso militar, mas vários paraquedistas que vestiram os calçados durante as preliminares ficaram espantados por uma sensação de estar flutuando.

A descrição da sola, de acordo com o caso apresentado ao tribunal de patentes:

“A resilient shoe sole formed with a series of spaced parallel resilient projections extending transversely of said shoe sole and at right angles to the length thereof, said projections being inclined rearwardly, whereby weight thereon causes a straight forward movement of the sole as said projections yield under weight.” 

sola ondulada ripple sole

A patente foi aprovada no dia 14 de Junho de 1955 e começou a ser produzida exclusivamente para o mercado dos Estados Unidos. Uma única fábrica produziu em torno de 40 mil pares de solas no primeiro ano, 300 mil no ano seguinte e dentro de cinco anos já estava produzindo cerca de 10 milhões de pares!

O Sucesso da Ripple Sole

Robert Culp e Bill Cosby

Robert Culp em “I Spy” com uma wallabie de sola ondulada

Nathan Hack  viajou pelo mundo promovento a invenção com o entusiasmo de um missionário. Firmou acordos de licenciamento com fabricantes no Canada, Europa, Oriente Médio e Austrália. Chegou a declarar em uma entrevista para o New Yorker que chegaria o dia em que 95% das pessoas no mundo usariam sapatos com este tipo de sola. (fonte).

Esse dia nunca chegou, mas a sola foi aplicada a muitos tipos de sapatos:

  • Na Australia, uma desert boot parecida com a inventada por Nathan Clark utilizou a sola ondulada, e foi um grande sucesso.

 

desert boot com sola dentada

  • Nos Estados Unidos, a New Balance desenhou seu primeiro tênis de corrida, Trackster, usando o solado de Hack como peça chave em seu marketing

new balance trackster

  • Não sei se a sola chegou a ser utilizada ou se é prática para ambientes militares mas a Altama tem uma versão da bota desert storm com a Ripple Sole aprovada para uso militar. Provavelmente confortável para guarnição ou areia.

bota militar altama sola ondulada

A grande idéia por trás dessa invenção era reduzir a quantidade de lesões nas pernas dos pára-quedistas ao aterrissar. O objetivo das ondulações era melhorar a tração e proporcionar mais amortecimento na queda.

Hoje em dia, eles são usados principalmente em botas de alpinismo italianas e em calçados inspirados no que é conhecido como “american heritage”, os designs que prestam homenagem a uma suposta era de ouro que representa os valores americanos. Por causa do visual extremamente disinto, dividem a opinião das pessoas. Algumas, adoram o estilo atrevido, enquanto os olhos mais conservadores acham esse solado ridículo.

Na minha opinião, a sola não é muito versátil fora do contexto casual mas dá um aspecto bruto para qualquer tipo de calçado, sem deixar ele pesado demais. Digamos que é uma opção com mais peso visual do que um sapato social, porém mais leve do que um Dr. Martens ou bota de trabalho.

Bota Fracap com Ripple Sole Mocassim Yuketen com Ripple Sole Oxford Yuketen com Ripple Sole

Oxford Yuketen com Ripple Sole

Bota Viberg com Ripple Sole

Oxford Viberg com Ripple Sole

Já calcei sapatos com essa sola e ela realmente dá uma sensação de conforto e “impulsiona o pisar”. Em áreas urbanas é realmente uma opção muito confortável. No entanto, como não é utilizada por fábricas técnicas e especializadas em conforto, tração, ou segurança, eu cheguei a conclusão que solados melhores nestes quesitos devem ter sido desenvolvidos desde então. A Vibram, lista a Ripple Sole como uma “sola casual” em “solas de lifestyle”.

Assim, apesar de confortáveis, o principal atrativo desse solado hoje é a estética retrô e a agradável história do Sr. Hack e suas inovações ortopédicas. Para você ver como na moda masculina, até as coisas que parecem mais insignificantes, costumam ter uma incrível história utilitária por trás.

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo