Review Omnes Original Goods: Carteira Continental e Cinto Cobra

Omnes Original Goods carteira e cinto

Você procura uma carteira masculina feita à mão? Então deixa eu te apresentar a Omnes Original Goods, fundada em 2018 pela equipe de mãe e filho, Guilherme e Hélia. Todos os acessórios em couro são feitos à mão num pequeno ateliê, em Franca SP.

Conheci a Omnes quando o Guilherme entrou em contato me perguntando se eu gostaria de conhecer melhor os produtos que ele faz. Fiquei de olho na carteira bifold Continental e recebi a encomenda há pouco tempo. Se você acompanha o no Instagram deve ter assistido ao unboxing com minha percepção inicial.

Agora, depois de uma semana usando a carteira, me sindo mais confiante para uma review e vou compartilhar o que achei até agora mas adianto que gostei tanto que agora elas estão disponíveis na loja online do Só Queria Ter Um.

Carteira Omnes Continental

A carteira masculina Omnes Continental também está disponível nas cores café e preto, mas foi a vinho que chamou minha atenção. Pela cor, tipo de couro e acabamento das bordas, é uma carteira mais sofisticada do que outras carteiras artesanais que tenho.

O material é firme e tem boa consistência. O exterior é feito em couro vinho full grain, com superfície muito suave e um rico tom frio. Também é importante notar que esse couro não é oleado do tipo pull-up. Ou seja, ele não fica mais claro quando dobra e estica. A cor permanece uniforme com o movimento e tende a escurecer.

O interior é em couro preto fosco e a combinação de cores tem um ar sofisticado. O design possui três bolsos para cartões e dois bolsos ocultos para dinheiro dobrado e carteira de habilitação.

Ambos os lados são marcados com o logotipo da Omnes e achei um pouco grande. Entendo porque as marcas precisam fazer isso, mas prefiro produtos sem marcação externa.

Construção e acabamento

A construção de qualquer carteira é relativamente simples. No entanto, são os detalhes do artesanato que muitas vezes definem o estilo da carteira e separam um bom produto de um ótimo produto.

A costura da carteira continental é manual com linha e espaçamento médio. Lembrando que quanto mais pontos por milímetros e quanto mais fina a linha, mais elegantes os produtos tendem a ser.

O acabamento das bordas é simples mas as curvas suaves dos bolsos são bastante agradáveis. As bordas são brunidas mas ainda é possível ver onde um couro se separa do outro, ao contrário do que fazem em carteiras mais sofisticadas usando ferramentas como fileteuse. 

Atualização: O Guilherme mudou o acabamento desde que fiz esse review e as bordas agora são extremamente polidas, deixando o produto ainda mais refinado.

No conjunto a carteira é muito bonita. Ela mede cerca de 11 cm de altura x 8 cm de largura x 1,3 cm de altura fechada com todas as minhas coisas.  Tem um excelente preço, além de ser uma ótima opção de carteira vertical para quem busca um produto um pouco mais refinado sem perder o toque artesanal.

Cinto Cobra Whisky

Algum tempo atrás, eu aprendi que existem cintos de couro por aí que são diferentes dos outros. Isso foi uma enorme surpresa para mim, pois durante muito tempo eu comprava qualquer cinto que encontrava pela frente. O tempo não faziam bem para eles, e a superfície meio plastificada descamava e craquelava nas dobras. Não era bonito.

Então, eu comecei a comprar cintos feito de couro de qualidade que eu pudesse usar por muito, muito tempo. Depois que eu comecei a pesquisar sobre o assunto, cheguei até os produtos feitos com English Briddle Leather.

O nome refere-se ao propósito original do couro que era para tiras no capacete e nas rédeas e bridão de um cavalo. Como resultado, o nome do produto é sinônimo de qualidade, valor e durabilidade. Afinal de contas, ele tinha que ser confortável na pele e ao mesmo tempo forte e durável.

Contei essa história porque eu “julgo” muitos cintos e carteiras com essa base de comparação. Faço o mesmo com sapatos, quando comparando com bons couros que tive a chance de calçar.

A combinação de maleabilidade e firmeza, de suavidade com força, são os principais diferenciais de um bom cinto para mim. Afinal, um cinto é basicamente uma tira de couro. Em designs simples como esse, não tem outro fator que impacte mais a qualidade.

O toque do Omnes Cobra Whisky me fez lembrar o meu cinto favorito. A superfície é suave e o material aparenta ser bastante resistente,  com grãos bem firmes. Não é a mesma coisa, mas também é um material muito bom.

Ele é feito em uma soleta whisky pull up. Pull-up significa que a medida que o couro dobra e estica, certas partes ficam mais claras devido aos óleos e ceras.

O corte e furações são 100% feitos a mão, assim como a costura com linha encerada. As bordas são polidas mas de forma simples e rústica. Não é um cinto para você usar com terno mas ele também não chega a ser bruto demais, principalmente por causa da fivela, que é relativamente fina e pequena em aço escovado.

Visto calças tamanho 33 (EUA) e escolhi o cinto M! Essa é minha referência, mas no site tem um guia de medidas para você se basear.

Assim como a carteira, é uma boa escolha por R$ 139,90. A cor é perfeita para qualquer amante do raw denim e o couro pull up vai envelhecer muito bem ao lado dos seus jeans e botas masculinas.

Eu normalmente sou muito cético quando leio uma resenha que fala muito bem de algum produto, e ainda assim não consigo pensar em nada negativo sobre o trabalho da Omnes pelo preço que eles estão cobrando. O material é realmente bom, e não tenho nenhuma crítica tirando algumas melhorias de acabamento (que de certa forma fazem parte da estética).

No Brasil temos mania de “só pode haver um” (um ídolo, um craque, um site de tênis, etc), então é muito bacana ver que várias marcas deste tipo conseguem seu espaço no cenário nacional.

Hoje, você não tem motivo para comprar uma carteira ou cinto em shopping center em alguma marca de algum grupo empresarial. Temos excelentes opções independentes fazendo um trabalho artesanal de primeira, inclusive a preços mais acessíveis do que muitas grifes.

Vamos todos dar boas-vindas e desejar vida longa à Omnes Original Goods!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.