Denim

Selvedge Denim Feminino: O que come? Onde vive? Como se reproduz?

O denim selvedge, principalmente o japonês, é diferente de qualquer outro tecido. Os interessados em ter uma calça jeans feita com este tipo de tecido, encontram várias opções, normalmente com cortes clássicos que reproduzem calças antigas. Mas como ficam as mulheres que procuram um jeans com modelagem tradicionalmente feminina? Será que existe selvedge denim feminino? 

Jeans Sanforizado: Qual a diferença do denim não sanforizado e loomstate?

Se você gosta de selvedge denim, já deve ter encontrado expressões como “sanforizado” (sanforized), “não sanforizado” (unsanforized) ou até mesmo “loomstate”. Essas palavras descrevem, de uma maneira geral, os processos de beneficiamento envolvidos na produção do jeans. A sanforização é está entre os possíveis processos… 

Blank Space: Você pode comprar selvedge denim no Brasil

Suas roupas podem ser uma tela em branco para o seu corpo, certo? O veterano da indústria da moda, Rodrigo Manastarla, levou essa mensagem ao pé da letra para abrir o ateliê de denim Blank Space, em São Paulo. O objetivo? “As pessoas não procuram mais um rótulo, querem uma peça que imprima individualidade”. Por isso, como muitos de vocês já me avisaram, a marca incluiu o raw denim em sua linha de produtos.

Jeans Selvedge – O que é o Selvedge Denim

Existe um movimento, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Japão, que busca resgatar o que que há de mais especial nas calças jeans: a sua mudança perene. Essas marcas e pessoas procuram fazer e consumir calças com detalhes anteriores a década de 60, época em que o jeans deixou de ser símbolo de trabalho e rebelião para se tornar uma peça fashion. Além do tecido bruto, o principal detalhe que remete a essa época é o selvedge denim, com uma listra especial que percorre a borda do tecido

O selvedge é um detalhe estético fruto do processo de fabricação de teares antigos e estreitos. É uma marca registrada que nos remete a um período mais romântico do jeans, quando era apenas um tecido robusto e durável, sem necessitar de grandes cuidados no seu uso, utilizado essencialmente em roupas para trabalhos pesados e no campo. Essa é a imagem que inspirou e influenciou o público, transformando a calça jeans em um ícone.