O trânsito, a correria da cidade, a rotina pesada do trabalho, a ida na academia… Parece que você não vai conseguir arrumar tempo para dar a atenção que a sua moto precisa, não é?
Mas logo você, que se destaca tanto pelo seu visual, não vai abandonar sua moto, parceira de tantos e tantos quilômetros, não é mesmo? Ela também precisa ser única, igual a você.
Então se liga na lista que nós preparamos para você personalizar motocicleta, rodar dentro da lei e mostrar ainda mais originalidade!
A lei
Antes de sair mexendo a torto e a direito na sua motoca, saiba que existem algumas regulamentações que devem ser feitas para andar dentro da lei, segundo as Resoluções nº 292, nº 319 e nº 382; além da Deliberação nº 75 e a Portaria nº 25 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Vamos a alguns tópicos que não podem ser alterados:
- Substituição de chassi e monobloco
- Rodas e pneus que ultrapassem os limites do para-lamas
- Aumentar ou diminuir o diâmetro da roda
- Instalação de fonte de descarga de gás em motos que não tinham o equipamento
O que mudar
Depois de saber um pouco sobre a regulamentação, vamos falar sobre a parte boa da customização? Elencamos alguns pontos bacanas para você personalizar sua companheira!
Piscas
As luzes da moto podem ser substituídas, assim como as capas das lanternas, que podem ser brancas, fumês ou laranjas (que são as mais tradicionais). Além disso, dá pra alterar o formato das setas (redondo, quadrado ou retangular).
Retrovisores
A variedade aqui também é imensa. Grandes, pequenos, cromados, foscos, com seta acoplada. Mas atenção! O retrovisor é imprescindível para a segurança do motociclista! Por isso, não pense apenas na estética.
Manoplas
Podem ser de metal, de gel, ergonômicas e as cores são as mais variadas possíveis!
Pneus
Quanto maior o pneu escolhido, maior a aderência e a estabilidade. Porém, você perde em velocidade, pois eles são mais pesados. E não se esqueça do detalhe proibido que já foi citado no começo deste artigo, ok?
Os pneus também podem receber detalhes, que são os famosos frisos. Eles podem ser refletivos, cromados, comuns, entre outros.
Alguns buscam tanto um detalhe a mais que personalizam a sua moto com ouro. Sim, isso mesmo que você leu. Ouro! Em pó no aro do pneu ou na pintura da moto!
Pintura e adesivos
Aqui, duas opções que dão um toque todo especial à sua personalização: pintura e adesivos. As diferenças entre os dois são pequenas. Adesivos são mais baratos e temporários; a pintura é mais cara e permanente.
Escapamentos
Além de melhorar o visual da sua moto com os mais variados modelos existentes no mercado, o escapamento traz também o diferencial do som. Fique atento à quantidade de decibéis que o equipamento emitirá, pois existe uma limitação na lei.
Quadro, motor e guidão
As alterações nesses dois componentes são muito visadas pelos motociclistas, pois é mais um detalhe que dá a cara do dono à moto. Muitos trocam totalmente o quadro, fazem adaptações no motor e substituem os guidões, tudo para personalizar a motocicleta e deixá-la tunada!
Os documentos da nova moto
Fez alterações na sua moto? Mudou cor, potência do motor, entre outros detalhes? Então você precisa pegar a nova documentação!
O primeiro passo é ir até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e solicitar as alterações desejadas. Feitas as alterações, o próximo passo é ir até uma oficina mecânica credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para a inspeção da moto.
Se aprovada, volte ao Detran com o laudo da oficina e busque seu novo documento, que constará as alterações solicitadas.