Lifestyle

Manutenção de motos antigas: 6 cuidados essenciais

Compartilhar

Parece óbvio, mas muita gente se esquece que a manutenção de motos antigas requer alguns cuidados especiais, além de muito carinho. Afinal, não é fácil manter uma relíquia com a aparência e desempenho de quando ela foi fabricada.

E esse é o maior barato de ter uma moto antiga, não é? Poder sair com ela, aproveitando tudo o que um marco da história da motocicleta pode oferecer.

No entanto, se para as motos novas a manutenção periódica já é importante, para as antigas o cuidado é essencial. Neste post, separamos 6 dicas de cuidados que você deve ter com a sua moto clássica para deixá-la segura e bem conservada sempre. Confira!

1. Mantenha sua moto em local protegido

Para manter sua moto antiga com uma boa aparência e conservar suas partes mecânicas, é necessário protegê-la das intempéries do tempo. Não tem problema querer um visual “gasto”, mas é preciso cuidado para dar vida longa à máquina.

Os raios ultravioletas do sol mancham a pintura e ressecam os componentes de borracha e de plástico. Já a chuva e o sereno trabalham para acelerar a corrosão das partes metálicas e também podem queimar a pintura. Além disso, poeira e sujeira que se prendem na moto também ajudam na deterioração.

Assim, é importante encontrar um local coberto e fechado para guardá-la. Se não for possível, você pode utilizar uma capa para protegê-la. Se esse for o caso, lembre-se de não cobri-la enquanto a moto estiver molhada.

2. Cuide dos pneus

Uma moto parada por muito tempo é ruim para vários dos seus componentes. Os pneus sofrem bastante com isso. Assim, lembre-se de calibrá-los sempre que sair com ela (você pode fazer isso em casa com um compressor de ar). Se os passeios são raros, você pode utilizar uma pressão um pouco maior do que a recomendada pelo fabricante.

Ao guardá-la, coloque-a sobre o cavalete para aliviar a pressão nos pneus.

3. Lubrifique sua moto

Motos antigas, principalmente as que são pouco usadas, precisam de lubrificação constante. A corrente da transmissão e toda a relação devem ser limpas e lubrificadas periodicamente. Assim como os cabos de freio, acelerador e embreagem, para que não haja fricção excessiva.

4. Verifique a bateria

Nas motos clássicas, a bateria original não é selada e pode haver evaporação da água. Assim, é preciso verificar sempre o equipamento e completar seu nível caso esteja baixo. A água utilizada é destilada e pode ser encontrada em lojas especializadas (aqui você encontra um galão de 5 litros).

E, para não ficar na mão após um tempo de moto parada, não deixe-a suspensa apenas sobre o cavalete em contato direto com o solo. Ele atua como um aterramento, ajudando a descarregar a bateria. Colocar um pedaço de madeira ou borracha, como uma câmara velha, sob o cavalete evitará esse efeito.

5. Encha o tanque

A corrosão do tanque de combustível é outro problema bastante recorrente em motos antigas. Isso acontece porque, em contato com o ar e a umidade, o tanque metálico oxida. Assim, é recomendável que, antes de parar sua moto na garagem, você encha o tanque.

Dessa forma, a gasolina deixará pouco espaço para o ar, evaporação da água e gases corrosivos. E procure sempre utilizar gasolinas de confiança, que possuem menos solventes.

6. Troque o óleo

A troca do óleo do motor é um item importante na manutenção de qualquer moto e você já deve saber disso. Mas o que muita gente esquece é que não basta seguir a quilometragem recomendada para cada troca. Os óleos para motores, que você pode comprar até mesmo na Amazon, geralmente, possuem uma validade de seis meses.

Assim, se a moto roda pouco, é preciso agendar uma troca semestral rigorosa do óleo e do filtro, para que não haja problemas mais graves, que podem até fazer o motor fundir.

Como vimos, a manutenção de motos antigas é essencial para deixá-las com suas aparências clássicas e desempenhos característicos que as tornaram as relíquias que tanto amamos. Seguindo nossas dicas, sua moto estará sempre pronta para impressionar e garantir momentos de prazer!

Publicado por
Equipe SQT
Tags: motocicletas