Moda Masculina

O estilo durão de Clint Eastwood

Compartilhar

Clint Eastwood completou 90 anos ainda na ativa, com uma carreira invejável e versátil. Nenhum outro astro de Hollywood iguala os feitos do ator e diretor, que para muitos, é último “grande clássico” do cinema. O tipo durão dos faroestes, que se reinventou anos depois como explorador dos sentimentos mais intensos, continua trabalhando em ritmo incansável para a celebrar sua vida e sua paixão pelo cinema em plena forma. Qual é o segredo?

Carreira de Clint Eastwood em Hollywood

O caminho para o sucesso foi cheio de altos e baixos. Se você é fã do ator ou simplesmente tem curiosidade em saber os detalhes, eu recomendo a biografia Clint Eastwood: Nada censurado. A carreira como ator começou discretamente em meados da década de 1950, com pontas em filmes e papeis esporádicos em séries. Ele finalmente conseguiu um papel fixo como Rawdy Yates em Rawhide (Couro Cru), mas não tinha cara de alguém que iria muito longe. Ele mesmo não se enxergava como o tipo certo para a fama — alto, cabelos cor de areia e tímido. A época pedia morenos, mandões, românticos.

O diretor italiano Sergio Leone não via as coisas da mesma maneira. O papel de Eastwood em Rawhide foi um trampolim para sua ilustre carreira italiana, encarnando o mítico Homem Sem Nome da Trilogia dos Dólares. Ele tornou popular o caubói silencioso e durão, mas, para todos os efeitos, era ainda um galãzinho do “western spaghetti”, um gênero popularesco.

Quando retornou para Hollywood, teve mais facilidade em conseguir papéis mas seu status como ator não havia mudado muito. Trabalhou em filmes menores, como A Marca da Forca e Os Guerreiros Pilantras. Nem mesmo sucesso como Harry, o detetive agressivo e capaz de infringir a lei para chegar à justiça, de Perseguidor Implacável, de 1971, trouxe o reconhecimento dos seus méritos como ator. Ainda era um “canastrão”, escalado para uma série de filmes faroestes ou mais papéis de tira valentão.

A mudança aconteceu nos anos 1980. Apesar de um filme menor, Bronco Billy, que dirige em 1980, chamou a atenção dos críticos. A história do vendedor de calçados de Nova Jersey que decide virar caubói é uma reflexão sobre o deslocamento, a passagem do tempo, a liberdade e o faroeste. De certa forma, já anuncia a fase incrível que começa com Bird, de 1988, segue com Coração de Caçador, de 1990, e se firma de vez com a obra-prima Os Imperdoáveis, de 1990.

O que viria em seguida seria uma coleção de obras-primas, como Um Mundo Perfeito, As Pontes de Madison, Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal, Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro, Cartas de Iwo Jima, Conquista da Honra, , Gran Torino e A Mula.

O galã, que começou nos filmes de velho oeste, se tornou uma das maiores lendas de Hollywood, como ator e diretor. As rugas e os cabelos grisalho, o rosto de granito marcado por mais de 100 filmes, são sinônimos de persistência, crescimento profissional e capacidade de se reinventar de forma ativa, trabalhando feliz com o que gosta aos 90 anos. Acredito ser este um dos sonhos de qualquer pessoa.

A moral da história? Aguenta firme. Sair do chão é sempre a parte mais difícil, mas se você conseguir superar os desafios iniciais e aprender com eles, você pode muito bem decolar. Seu estilo é uma inspiração: O homem sem nome, durão, com poucas palavras e muitas ações. Na moda, de camisa polo ou de smoking, sempre com simplicidade, sendo a atitude o melhor acessório. 

Para completar o post, montamos uma lista com os nossos filmes favoritos, estrelados ou dirigidos, por Clint Eastwood. Comece a vasculhar o seu Netflix!

Os melhores filmes de Clint Eastwood

Uma pequena lista com os meus filmes favoritos do Clint Eastwood.

1. Três Homens em Conflito

A terceira e última parte da Trilogia dos Dólares de Sergio Leone, “The Good, the Bad and the Ugly” não é apenas o pináculo do gênero Spaghetti Western, é um dos maiores westerns já feitos e o filme mais icônico de Clint Eastwood. O épico Pistoleiro Sem Nome é um caçador de recompensa que é traído por seu parceiro, mas a dupla deve confiar um no outro para encontrar a maior recompensa de todas, na forma de ouro enterrado. O filme termina com os dois lutando contra uma terceira facção em um confronto épico que continua sendo uma das seqüências mais emblemáticas da história do cinema.

2. Perseguidor Implacável

Eastwood interpretou “Dirty” Harry Callahan, um policial de San Francisco, em cinco filmes ao longo de 17 anos, mas o primeiro da série é o melhor de todos. Inspirado pelo misterioso caso do Assassino do Zodíaco, o filme coloca o detetive no rastro de um assassino assassino em série conhecido como Scorpio. O estilo truculento de investigação e a justiça de um homem só que definiram muitos dos papéis de Eastwood vem a tona neste filme mais do que em qualquer outro.

3. Os Imperdoáveis

Os dois primeiros Oscars do ator vieram aqui: Melhor filme e melhor diretor. O filme é um thriller neo-western que reflete as preocupações do final do século XX. O filme que faz reflexões sobre o cinema, e o que o cinema de massa fez, neste século – especialmente o culto à violência. Eastwood interpreta um pistoleiro aposentado que aceita uma última recompensa de um grupo de prostitutas que procura vingança. Não é apenas um ótimo filme – é uma reinterpretação do gênero que fez do ator a estrela que é hoje.

4. Por Um Punhado de Dólares

Cigarrinho. Manto. Tiroteio. Fala mansa.  O primeiro filme da Trilogia dos Dólares de Sergio Leone apresentou Eastwood no papel do andarilho Homem sem Nome. A história é simples, transposta quase que de maneira integral de Yojimbo – O Guarda-costas, de Akira Kurosawa. Nesse início da trilogia, o pistoleiro solitário chega a uma pequena vila na fronteira dos Estados Unidos com o México, uma lugar dominado por duas famílias, os Baxters e os Rojos.

5. Menina de Ouro

Dirigido e estrelado por Clint Eastwood, que interpreta um treinador que passou passou a vida nos ringues, agenciando e treinado grandes boxeadores. Solitário e atormentado, esse é o mais formidável e complexo personagem vivido por Eastwood. O filme trata do embate da caipira Maggie (Hilary Swank) contra o conformismo e o preconceito do treinador machão que a princípio se recusa a treinar mulheres e não quer ajudá-la a iniciar na carreira de pugilista.

6. Alcatraz – Fuga Impossível

“Quem desobedece as leis da sociedade vai para a cadeia. Quem desobedece as leis da cadeia vem para Alcatraz”

O filme conta a história de um dos presídios de segurança máxima mais famosos do mundo e Frank Morris, detendo que ficou famoso por ser o primeiro a conseguir fugir de Alcatraz. Os amantes do workwear vão curtir a camisa chambray que é o uniforme dos detentos.

Essas são as minhas dicas para você começar a explorar o longo currículo desse ícone de estilo! Conta aí nos comentários qual o seu filme preferido do Clint Eastwood se ele estiver faltando na lista. Aproveite e confira siga o blog no Instagram para mais dicas de como trazer as referências do passado para o presente!

Ver Comentários

  • Revisei a trajetória de Clint Eastwood e me impressiona que os seus trabalhos tenham tanto êxito, um dos meus preferidos é Sully por que faz com que o espectador se sente a ver o filme. Quando leio que um filme será baseado em fatos reais, automaticamente chama a minha atenção, adoro ver como os adaptam para a tela grande.

    • Muito legal Lucia! Se você quiser escrever um pouco mais sobre o ator para complementar esse artigo, fique à vontade!

Publicado por
Lucas Azevedo