Como limpar sapatos de camurça: Cuidando de seus calçados

como limpar um sapato de camurça

 

Não há nada de errado em surrar uma bota, mas vale a pena dar uma limpada de vez em quando; não somente para melhorar a aparência, mas também para aumentar a vida útil. Eu falei como gosto de limpar um sapato de couro liso. Agora vou mostrar como faço com sapatos de camurça. O maior problema que tenho são manchas feitas pelo azul de jeans brutos, fora outras marcas de sujeira que vão aparecendo com o tempo.

A melhor maneira de resolver é comprar uma escova com cerdas aramadas e uma borracha para camurça (uma borracha escolar branca também resolve). Este fim de semana dei um trato em uma desert boots Clarks e aqui está o resultado:

O que você precisa: Escova para camurça, borracha (tem uma para camurça, mas pode ser uma borracha branca de lápis), água, mãos.

1, Limpe a superfície do calçado usando a escova em uma direção para remover a poeira.
2. Molhe a ponta da borracha com água
3. Escove as manchas com a borracha
4. Esfregue o local manchado com a escova. Pode ser para cima e para baixo, levantando a camurça para remover a sujeira que está em baixo. A mancha vai sair, ou pelo menos ficar menos visível
5. Passe a borracha novamente até conseguir limpar
6. Escove para tirar os pedacinhos de borracha
7. Pronto

O tornozelo e o calcanhar desta bota estavam precários, mas consegui limpar bastante! Se eu não tivesse deixado as manchas acumularem, a bota teria ficado como nova.

Antes:

 

Depois:

     

5 comentários em “Como limpar sapatos de camurça: Cuidando de seus calçados”

    1. Sim. São uma excelente opção. Tem algumas pessoas que dizem que sprays a base de silicone podem danificar o couro, mas é só suposição. Eu utilizo um spray da Saphire, e acho muito bom. Não recomendo em sapatos de couro liso, mas funciona muito bem em camurça.

  1. Outro ótimo post! Deixe-me perguntar, para hidratar a camurça você utiliza algo? Costumo passar um pouco de condicionador (de cabelo msm) misturado à água com a ajuda de um pano, só molho a ponta do dedo e passo, costuma remover boa parte da sujeira e deixa com um aspecto bom, mas existe algo específico q você utilize?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.