Como hidratar botas de couro?

Bota Red Wing Iron Ranger

Eu amo botas! Estou sempre calçando as minhas. Quero poder usá-las por muitos anos, e para mantê-las em bom estado e prolongar sua vida útil, estou sempre com os cuidados em dia.

No dia-a-dia, gosto de seguir este guia para limpar botas de couro, mas se faz muito tempo desde que a bota recebeu algum tipo de manutenção, o couro pode estar resecado. Se isto acontecer com as suas botas, o ideal é renovar e hidratar o couro para evitar problemas no futuro.

Neste post, você encontra tudo que precisa para dar esse “trato” na sua bota ressecada. Tudo que precisa é um pouco de paciência e alguns produtos simples. Siga este passo a passo para restaurar a vida de qualquer calçado de couro!

1. Compre alguns produtos e materiais de limpeza

Para hidratar e condicionar o couro da sua bota, você vai precisar de alguns produtos. Se você possui todos os itens dessa lista, pode pular para o segundo passo. Se ainda não tem, deixei links indicando aonde você pode comprar sem sair do conforto da sua casa.

A lista é bem pequena, porque você não precisa de muita coisa:

Estou indicando alguns produtos fáceis de comprar, mas se você pesquisar por essas palavras (principalmente em inglês) vai encontrar muitas outras opções muito boas.

Agora, se você nunca fez isso antes, esse vídeos sobre como limpar botas de couro e como limpar sapatos de couro vão te ajudar a ter uma noção geral dos próximos passos:

2. Tirar os cadarços da bota para limpar o cabedal

Antes de começar, remova os cadarços da sua bota para conseguir tratar toda a superfície. Se estiverem muito sujos, pode lavar à mão ou na máquina de lavar.

Com os cadarços removidos, utilize um pano úmido para limpar toda a superfície. Tire o máximo de sujeira que conseguir. Caso a bota esteja suja de lama, você pode usar um pouco mais de água e deixar secar antes de seguir em frente.

3. Dar um “banho” no couro para remover as impurezas

Na lista de produtos, haviam alguns para limpar couro. Aplique o que você comprou, seguindo as instruções na embalagem. Normalmente, basta colocar um pouco do limpa-couro em uma escovinha e esfregar por toda a bota.

O objetivo aqui é literalmente dar um bom banho em sua bota. Ataque cada vinco e cada ruga do couro para remover todas as impurezas!

Depois, eu gosto de limpar a escova e deixar ela úmida. Dou mais uma esfregada com a escovinha molhada para tirar o resto de sujeira antes de enxaguar o sabão.

Deixe a bota secar (evite deixar no sol), antes de seguir em frente. Se ela estiver MUITO detonada, você pode repetir essa etapa.

4. Hidratar o couro da bota

O couro é uma pele, certo? A água e o sabão removem a sujeira, mas também vão ressecar o material. O sabonete especial para couro é feito para minimizar esse impacto e deixar o couro o mais natural possível, mas você ainda quer hitradar a pele depois do banho.

Mais uma vez, seguindo as instruções do produto hidratante que você comprou, aplique o condicionador de couro nas botas e deixe-as de molho. Sinta-se à vontade para aplicar com uma escova, e não deixe escapar a vira nem outras áreas difíceis como a língua.

Repita este passo se a botas estivere com muita sede. Dependendo do estado e do tipo do couro, vai ser preciso aplicar mais de uma camada. O couro ressecado suga bastante!

Pra finalizar, deixe descansar um pouco e depois utilize a escova de lustrar, que tira o excesso de produto e dar um brilho no couro.

Pronto. Agora e só você colocar o cadarço de volta e sair por aí com a sua bota nova em folha!

Próximos passos?

Esse passo a passo é o suficiente para recuperar uma bota ressecada se ela for feita em um bom couro. O resultado é surpreendente, mas tem como ir além. Existem produtos que ajudam a disfarçar as cicatrizes e arranhões que aparecem no couro com os anos de uso. Eu falei a respeito desses produtos aqui no guia para cuidar de sapatos sociais.

Você não precisa querer remover toda e qualquer marca do couro, até porque isso é impossível. Certas marcas, na minha opinião, deixam as botas ainda mais bonitas, principalmente as casuais. A menos que você esteja restaurando sapatos sociais, não precisa se preocupar tanto assim!

Comece o projeto de restauração com expectativas razoáveis. Se o objetivo é voltar no tempo e deixar as botas do jeito que eram novas, você vai ficar desapontado. No entanto, se você quiser dar uma segunda chance a um par de botas ou sapatos, acho que ficará feliz por ter se esforçado.

As dicas para hidratar botas de couro também podem ser úteis se você resolver comprar uma bota masculina usada. Eu já comprei produtos assim, conseguindo driblar os preços caros das melhores marcas de botas, e entrar no mundo dos calçados de alto nível.

Na internet, você encontra botas usadas incríveis, como por exemplo uma Red Wing Iron Rangers, em excelente estado, por um preço mais baixo. Só preste atenção na sola, pois se ela estiver muito danificada, o custo da troca pode não justificar a compra.

A troca da sola deve ser feita por um especialista, mas a limpeza e revitalização do couro você resolve em casa. Botas de couro de alta qualidade são feitas para durar. Na pior das hipóteses, você só precisa hidratar o couro surrado precisando de carinho. Esse passo a passo vai te mostrar como.

Tenta aí, e me conta no que deu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *