Bota Chelsea Masculina: As melhores Chelsea Boots, como usar e onde comprar

chelsea boots viberg

Botas chelsea masculinas são extremamente versáteis, sendo boas companheiras tanto do jeans, quanto da alfaiataria. Além disso, o ar cool e a diversidade de detalhes permitem usar a chelsea boot com estilos diferentes. Para completar, o seu elástico na lateral é muito prático de calçar.

Hoje em dia, a bota chelsea é uma peça coringa que tem seu lugar em qualquer guarda roupa masculino. Se você está em dúvida sobre como usar, ou ainda não encontrou o modelo ideal, continue a leitura e utilize as dicas abaixo.

Como surgiu a Chelsea Boot Masculina?

As chelsea boots começou a surgir na era vitoriana. O design é atribuído ao sapateiro real da Rainha Vitória, seu nome era J. Sparkles-Hall e ele registrou a patente em 1851. A ideia era criar uma bota prática e confortável e por isso, a bota Chelsea tem elásticos laterais.

Ao decorrer dos anos, a bota com elástico passou por evoluções em materiais, modelos e estilos até ganhar o apelido de Chelsea Boot em meados da década de 1950. O nome faz referência a um bairro em Londres que jovens artistas, cineastas e outros grupos criativos frequentavam. A mídia apelidou esse grupo de ‘Chelsea Set‘, e as botas foram renomeadas por assossiação.

O pico de popularidade desde tipo de bota aconteceu na década de 1960, quando os Beatles e os Rolling Stones aderiram ao modelo. Outros artistas deste período também gostavam muito de vestir a botina, que graças aos jovens descolados de Chelsea, havia se tornado sinônimo de uma nova maneira de viver e se vestir.

Agora que você já sabe um pouco da origem e história dessa bota, separamos algumas dicas para você utilizá-las e indicações de onde pode comprar uma chelsea boot. Continue lendo!

Como usar bota chelsea masculina

Não é difícil usar a chelsea boot. Como já vimos, o modelo é bem versátil, e tem amplas variações de cores e estilo que se adequam a qualquer visual. Ainda assim nunca é demais apresentar algumas sugestões de como aproveitar bem essa bota!

Mas antes vamos ver algumas variações que podem que impactam na elegância ou casualidade de uma bota chelsea para dpeois saber em quais ocasiões elas funcionam melhor:

O formato da bota

Cor

Repare as duas chelsea boots acima. Ambas tem o cabedal em couro preto liso, mas o formato dessas botas é bem diferente. Concorda que a bota esquerda tem um visual mais elegante do que a bota direita? Essa bota na esquerda, mais robusta, se encaixa melhor com um look workwear (camisas xadrez, jeans, raw, jaqueta de couro). A bota na esquerda, é bem mais social.

A cor de um sapato é um dos principais incicadores de formalidade. Sendo todos os outros detalhes idênticos, a bota mais formal é a preta, seguida pela marrom escuro. Quanto mais claro o calçado, mais casual ele fica.

Material

O couro liso é menos casual do que o couro camurça. A chelsea de camurça vai bem com jeans, calças de sarja ou chinos, nos looks mais casuais. As de couro liso, dependendo do formato, podem até substituir sapatos sociais. A bota chelsea masculina feita de couro granulado não é tão casual quanto uma de camurça, nem tão formal quanto a de couro liso, então é um meio termo para looks que misturam elementos mais descontraídos com outros que fazem parte do repertório formal. A sua escolha vai depender de você pretende usar.

Na hora de comprar uma chelsea, pense em como a cor, o tipo de couro e o formato da bota vão se encaixar com o jeito que você quer usar. Veja a seguir algumas inspirações.

Inspiração para usar chelsea boots masculina

Como a bota chelsea tem o cano justo, ao contrário de uma engineer boot encorpada, por exemplo, você pode usá-la com um jeans mais justo. Se quiser deixar o detalhe do elástico a mostra, basta dobrar a barra um pouco como na foto acima. Para usar botas com calças mais ajustadas, prefira aquelas de proporçoes mais leves.

As chelsea boots são bem discretas, portanto é possível combiná-las com roupas básicas sem que elas chamem muita atenção. Basta escolher um modelo bem casual, e aqui eu prefiro as de camurça em tons de marrom.

Avançando ainda mais no estilo casual, existem chelseas bem rústicas, como a Blundstone. Essas versões de bico mais alto e sola grossa fazem muito sucesso entre as pessoas que gostam de se vestir com um estilo robusto. Elas combinam muito bem com calças jeans brutas, chinos mais largos, camisas de flanela e jaquetas militares.

Existem outras chelseas que também fogem das características lustrosas de uma Beatle boot e fazem um meio termo excelente entre o super casual e o formal. Os modelos da Viberg, construídos como tanque, e as botas australianas da RM Williams, e da Clarks são algumas das minhas favoritas.

Eu também gosto bastante da combinação de chelsea boot e calças mais largas com a bainha curta. É um estilo menos tradicional, para quem pode se vestir com um pouco mais de criatividade.

Chelseas com o bico mais fino e ar sofisticado funcionam perfeitamente com alfaiataria, complementando o traje com elegância. As diversas cores podem complementar diferentes tipos de terno.

Onde comprar bota chelsea masculina

No Brasil, a disponibilidade dos calçados varia conforme a sua popularidade. Quando a Chelsea Boot está em alta, você com certeza vai encontrar em qualquer coleção. Quando ela não está em alta, você precisa recorrer a sapatarias mais tradicionais.

O preço e os tipos de bota chelsea variam muito. Se você estiver inspirado por alguma referência, se preocupe menos em replicar exatamente o que a pessoa está vestindo, e mais em observar como é a combinação de cores, texturas, proporções e formato da bota. Fica mais fácil encontrar algo parecido para montar uma proposta semelhante.

Aqui no Brasil, eu gosto das chelsea boots da Louie. A Ollis é a mais elegante, enquanto a cúmbia e Sufolk fazem a linha casual. A Elie também tem algumas chelsea boots interessantes: A Chelsea Masculin Sharjah e a Mesaieed Floresta são mais robustas e casuais, a Élie Manif mais social.

Lojas como Zattini, tem sempre alguma opção, como esta chelsea de camurça ou esta aqui de camurçca mais clara. Eu achei estas duas de couro liso conhaque e couro liso chocolate, assim como essa da Democrata bem interessantes. Uma excelente opção que encontrei é esta em couro nobuck oleado. Ela vai ficar muito bonita com o tepmpo de uso!

Outra opção legal, que eu encontrei para os que preferem uma chelsea mais rústica, é este modelo Bigioni . Ainda mais rústicas, são as chelseas country (tem um exemplo aqui, um segundo aqui e outro exemplo aqui).

Fiquem de olho também no site O Melhor do Sapato. É a loja da fábrica Anatomic Gel, que fabrica para lojas como a Black Boots e a Richards. Lá, você consegue dar a sorte de encontrar alguns modelos com preço bem abaixo do que o das lojas/marcas.

Chelsea boots fora do Brasil

A minha chelsea favorita é gringa, feita pela RM Williams, acima. Elas são feitas com um pedaço inteiro de couro, e tem apenas uma costura no calcanhar. O salto é mais alto (tanto nas solas de couro quanto de borracha) o que deixa ela um pouco mais casual. Você pode comprar na Mr Porter ou procurar no Google por sites australianos que vendem.

Outra marca internacional que eu gosto muito, é a Crocket & Jones. Eles tem várias opções de chelsea boots com “lasts”(formas) diferentes. São incrivelmente bem feitas, na região mais tradicional da Inglaterra. Tem uma opção de formato para cada estilo e várias opções de couro e cores. Elas estão a venda no site da marca e também na Pediwear, que costuma ter umas promoções.

Também elegantes, feitas em construção goodyear welted, porém um pouco mais acessíveis, você encontra Chelsea Boots da Meermin. Eu tenho essa de Snuff Suede e gosto muito. A sola de borracha é perfeita para caminhar e a camurça só melhora com o tempo.

Um nível super acima, estão botas de marcas como John Lobb, Edward Green, Graziano Griling e St Crispin. Essas, costumam todas ser bastante elegantes, e o preço é bem alto. Você encontra em lojas de luxo como a Leffot, Leather Soul, The Armoury e Skoaktiebolaget

Ok, pouca gente vai usar botas chelsea com terno, então para uma bota bem rústica é a Blundstone, que também tem um bom preço. É bem tranquilo de achar, inclusive na Amazon e Zappos.

A Viberg e a inglesa Trickers, que já são bem mais caras, também tem boas botas com aquele aquele aspecto “pesado”, mas que não são tão rústicas/caipiras.

Sei que muita gente quer mesmo são aquelas chelsea boots masculinas com sola de crepe que o Kanye West apareceu usando várias vezes. O modelo “original” é da marca Common Projects. Você acha em várias lojas online, como por exemplo a End Clothing, que também vende as botas de camurça com crepe da marca Italiana Astorflex. Uma opção mais barata, é essa bota mais em, da New Republic, marca fundada pelo Mark McNairy com proposta de calçados bem acessíveis. Custa menos de $100 dólares!

E é isso! Espero que tenha gostado de explorar a história da bota chelsea, ler algumas dicas para ecolher o tipo de chelsea boot que combina melhor com o seu estilo, e das inspirações mostrando como você pode usar esse tipo de calçado. Torço para que você encontre a sua bota na lista de indicações!

4 comentários em “Bota Chelsea Masculina: As melhores Chelsea Boots, como usar e onde comprar”

    1. Vou a SP no fim do mês e espero encontrar a loja da Pacco aberta. Quero muito ver os produtos de perto, as fotos do site deixam a desejar. São muito diferentes ao vivo?

  1. Michell Anderson de Sousa Oliveira

    Quero comprar direto de fabrica ,para revenda no Maranhão ,vcs tem representante aqui?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *