A cerveja irlandesa é mundialmente conhecida pela sua qualidade. Além de ser um dos países mais tradicionais desse setor, alguns dos rótulos mais famosos foram criados na terra de São Patrício.
Naturalmente, as cervejarias são muito importantes para a economia desse país. Mas a importância da bebida para a cultura da Irlanda é ainda maior. Além de frequentarem os pubs massivamente, os irlandeses também estão acostumados a consumir cervejas durante o almoço e o jantar com frequência.
Os principais grupos de cervejas islandesas são as Pale e Bitter Ales, e as Porters/Stouts. Essa característica está diretamente ligada à produção local. Mas não são somente esses tipos que podemos encontrar no país.
Acompanhe o post e conheça agora as mais famosas que tornaram as cervejas irlandesas um verdadeiro ícone:
A Guinness é, sem sombra de dúvidas, a cerveja irlandesa mais famosa do mundo. A sua forma mais clássica tem um sabor marcante, com o equilíbrio perfeito entre o amargor e o doce, com toques de café e chocolate.
A marca está no mercado desde o século XVIII, mas a bebida que conhecemos só começou a ser produzida na década de 50.
Nos dias de hoje, a Guinness é dona de 80% do mercado de cervejas pretas de todo o mundo.
Uma curiosidade interessante é o fato de que a marca foi, de fato, a criadora do Livro dos Recordes.
A primeira edição era um panfleto sem grandes ambições, criado apenas para gerar conversas na mesa do bar. Atualmente, é um dos maiores sucessos editoriais no mundo.
A Murphy´s não é tão famosa quanto a Guinness, mas definitivamente está entre as cervejas irlandesas mais conhecidas.
Existem dois tipos preferidos da mesma marca: a Irish Red e a Irish Stout. A primeira delas é bastante avermelhada, com toques de frutas e caramelos.
Mas o que faz seu sabor ser inconfundível e muito amado são o frescor e paladar seco. Sua alta gaseificação também é bastante característica.
A Stout, por outro lado, é bastante leve e adocicada, com sabores que sugerem o malte e o caramelo.
Bastante ligada à sua região de produção, em Cork, as pessoas se dividem entre quem bebe a Murphy´s Irish Stout e quem prefere a Guinness.
Essa é uma cerveja irlandesa bastante tradicional. Os especialistas se referem à sua fórmula como da “velha escola” das cervejarias.
Mas tudo isso é devido a uma crença muito forte de que os velhos hábitos produzem bebidas melhores.
Verdadeira ou não, essa motivação é responsável por uma das cervejas mais conhecidas e consumidas em solo irlandês.
Sua receita é, de fato, como nos tempos antigos, pois leva apenas lúpulo, levedura, cevada e água.
A Harp Lager é um respiro entre a maioria das cervejas irlandesas. Isso porque ela não é encorpada como as outras – tem corpo leve, sem deixar de lado a presença.
Indicada especialmente para a época do verão, o início do gole é amargo. Mas essa sensação é rapidamente substituída por um sabor refrescante.
Muito parecida com as boas cervejas brasileiras, é a mais vendida em solo irlandês. Sua fama veio com sua irmã de distribuição, a Guinness.
Ancorada em todo esse suporte de marketing, o slogan “Harp permanece afiada” provou seu poder ao acertar em cheio o que o público consumidor desejava: a distância das cervejas mais tradicionais.
A Kilkenny tem sua origem nas mais tradicionais cervejarias irlandesas, e sua fórmula certamente remete a toda essa história.
Ela é cremosa, e daí vem seu nome, com um aroma rico de malte torrado – mas, ao mesmo tempo, preserva toques adocicados ao paladar.
A cerveja é produzida pela Guinness e distribuída pela Diageo. Essa combinação de sucesso deu à Kilkenny Irish Cream Ale um imenso potencial de alcançar um público cada vez maior ao redor do mundo.
A Smithwick Irish Ale é a mais antiga cervejaria ainda em produção na Irlanda, com mais de 300 anos na ativa. Mas não se engane: seu apelo não está somente na história por trás do rótulo.
O que chama a atenção dos apreciadores ao redor do mundo é o toque de malte caramelizado, com uma leve presença do lúpulo.
De cor avermelhada, a cerveja tem também um leve adocicado, que lembra o sabor de frutas.
A Porterhouse é uma Stout que faz jus à sua família de cervejas: é a favorita dos irlandeses quando falamos em cervejas escuras e aromáticas.
A peculiaridade da bebida está impressa no nome. Isso porque sua fórmula trabalha sabores de grãos, lúpulo e também ostras.
Essas nuances de sabor só são possíveis graças ao fato de que ostras frescas são, de fato, imersas na bebida durante a sua produção. Uma ousadia que é recompensada em todos os goles!
Essa é uma cervejaria independente dos grandes grupos, o que torna o seu sucesso ainda mais admirável.
Ao pé da letra, a Beamish Stout pode ser confundida com a Guinness. Isso porque ambas trazem o sabor do chocolate em suas bebidas escuras.
Mas o grande diferencial dessa cerveja é o toque sutil apimentado que o seu corpo leve tem. Seu processo de fabricação é longo, o que garante o perfeito equilíbrio entre o café e o lúpulo.
Quando comparamos a Galway Hooker com os outros rótulos aqui citados, ela definitivamente é jovem.
Mas isso não a faz menos importante nessa lista: presente na maioria dos pubs irlandeses, essa Pale Ale faz jus à tradição de seu país.
Seu nome faz referência às embarcações da costa irlandesa e, apesar de ser clara, o toque de caramelo de seu paladar é muito similar ao das cervejas vermelhas irlandesas.
Essa é uma característica bastante apreciada pelos cervejeiros, o que garantiu ao rótulo uma série de premiações desde 2007.
Essa é uma cervejaria que não pode ser deixada de lado durante uma viagem à Irlanda do Norte. Isso porque seu sabor traduz fielmente a tradição específica dessa região.
Algumas de suas fórmulas mais completas são desenvolvidas por 35 anos até que estejam prontas para o consumo.
Com certeza, é um néctar que deve ser degustado por aqueles que desejam conhecer mais sobre essa cultura. Sua Pale Ale tem aromas florais e amanteigados, além de toques suaves de mel misturado com maltes leves.
O simples fato de muitas das cervejas dessa lista terem fórmulas antigas e próximas às originais já prova que a Irlanda é um país extremamente ligado a essa bebida.
Ver Comentários
Todas sao de excelente qualidade. Tem uma sra por nome sra kethleen collins.os senhores poderiam me informar se a conhecem e qual a marca da cerveja preta q ela e a proprietaria.
Um forte abraço