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Só Queria Ter Um – Botas, Jeans, Classicos e Workwear
Inspiração

Alfaiataria Clássica e Moderna na The Armoury

A The Armoury, uma das minhas lojas de favoritas, lançou um canal no YouTube. Sou fã por vários motivos; modelo de negócio, visão, estética, produtos e a beleza em tudo o que executam. O universo das roupas sob medida passa uma certa pretenciosidade e a Armoury conseguiu quebrar esse estereótipo.Ao longo dos anos o conteúdo da loja contribuiu bastante para uma compreensão mais ampla sobre roupas masculinas.Este novo formato visual deixa tudo ainda mais fácil de entender, com clima bem amigável.

O canal tem vídeos sobre o caimento de um terno e os principais cortes disponíveis na loja. Os cortes são bem italianos, com silhueta definida mas não apertada, sempre pensando no conforto de quem vai usar o dia inteiro. Tem três detalhes que chamam bastante a minha atenção. Primeiro, o ângulo das lapelas, retas, ou mais côncavas do que convexas. Segundo, os ombros, com pouco enchimento mas alongados. Terceiro, o corte da calça, com cintura bem alta que fecha o paletó e não deixa a blusa aparecer. Esse vídeo mostra esses detalhes muito bem:

O problema de muitas lojas de alfaiaria modernas é que elas começaram a fazer roupas muito apertadas para agradar a moda slim. Roupas assim não são praticas, além de proporcionalmente feias. A pessoa que gosta de produtos deste tipo não quer parecer moderna e ousada. Ela quer estar bem vestida com boas roupas, que não precisam acompanhar o rápido ciclo da moda. A Armoury não tem esse problema. Tudo é verdadeiramente clássico e feito por artesãos, que fazem a ponte ente o passado e o futuro. Eles pegam uma estética antiga e catapultam para os dias de hoje.

O ultimo upload no canal foi um video com um desses artesãos, o mestre sapateiro Koji Suzuki, da Spigola. Provavelmente virão vídeos com participações especiais de outros gênios, como Orazio Luciano, Ambrosi, St. Crispin e Nackymade, entre outros vários artesãos parceiros. O mais incrível da loja, é claro, são as marcas que eles carregam. Calçados reluzentes da Carmina e St. Crispin, alfaiataria italiana macia do Orazio Luciano e Liverano, sapatos bespoke do Koji Suzuki, pocket squares e gravatas costuradas à mão da Drake’s, cheios de cores e estampas vibrantes, entre outros produtos formais e casuais para completar o guarda-roupa.

 

Muitas das lojas e marcas no mercado de luxo não sabem como reagir à perda de controle que veio com o boom das redes sociais, onde os consumidores e os influenciadores tem muito mais poder. O principal desafio é que o consumidor já não se identifica com uma ou outra marca. O designer original pode não estar presente na conversa entre seu cliente o seu produto. Muitas vezes, a única interação que as pessoas tem com uma marca é através de uma pessoa nas redes sociais, uma campanha, ou um jovem vendedor. Lojas como a The Armoury preenchem esse vazio.

Elas tem uma visão clara. Os fundadores estão na ativa, ali no dia-a-dia, ao lado da equipe, conversando com os clientes. Eles fazem toda a diferença na experiência. Fora isso, o cliente poder interagir com um vendedor especialista faz uma enorme diferença. Ao longo dos anos o Tumblr e Instagram da The Armoury, e de algumas pessoas envolvidas, como o Ethan, Alan e o Mark, geraram muito conteúdo extremamente educacional e convidativos. Este novo formato de vídeos deixa tudo ainda mais fácil de entender, com clima bem amigável.

O bacana é que a interação com os clientes é uma troca de pontos de vista. E loja tem uma opinião, e tenta ajudar o cliente a entender de onde ela vem, mas não apresenta sua visão como a única opção correta. Mais uma vez, isso é algo que uma marca muitas vezes não pode fazer. A estratégia das marcas é construída a partir de uma visão forte, revelada nas passarelas a cada seis meses. Enquanto isso, você pode visitar uma das lojas deles em HK, NY, ou interagir diretamente com os fundadores e funcionários, todos entusiastas e entendedores do assunto, para simplesmente conversar sobre roupas de homem.

Fica então a dica do canal no Youtube da The Armoury. Se você ainda não conhecia a loja, dá uma fuçada nas redes sociais. Tem muita coisa bacana nos arquivos!


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