0
Só Queria Ter Um – Botas, Jeans, Classicos e Workwear
3Sixteen Kibata Shadow Selvedge Fades
Roupas Test Drive

3Sixteen: Review do jeans Shadow Selvedge

É muito chato comprar uma roupa que serviu perfeitamente na loja só pra usar algumas vezes e ela perder totalmente o caimento. É bem comum isso acontecer com calças jeans, inclusive de marcas bem caras, que perdem a forma ficando mais feios com o tempo. Pode ter certeza que isso não acontece com uma calça 3Sixteen.

Tenho falado bastante ultimamente sobre o que eu acredito ser um jeans melhor. O bom jeans cru (raw denim) é um tecido que eu gosto muito. A calça feita com este tipo segue uma jornada diferente daquela calça que eu falei aí em cima. O jeans cru começa rígido e áspero e termina macia e suave. O resultado é um caimento melhor do que quando ela era nova e marcas de uso personalizadas por você.

Aquele tipo de jeans desapontador só tem alto custo porque a marca tem nome. Eles são feitos com tecidos de baixíssima qualidade usam lavagens e acumulo de detalhes para disfarçar essa falha fundamental. Ao invés de melhorar com o uso as calças feitas com tecidos ruins ficam mal-ajambradas. Sua felicidade vai lá em cima no momento da compra e lá em baixo algumas semanas depois.

Uma das minhas marcas de jeans favoritas (recomendei outras nessa postagem) quando o assunto é jeans cru é a 3Sixteen. Ela não é especializada em reproduzir calças jeans antigas mas não busca modernizar o produto.

As calças da 3sixteen são feitas com tecidos desenvolvidos especialmente para eles e cortes modernos com detalhes discretos. Ao mesmo tempo, ele tem os tipos de caraterísticas que conseguem agradar um fã de denim mais hardcore. São as calças ideais para quem quer um excelente jeans que vai ficar maravilhoso com o uso.

A 3Sixteen

A 3Sixteen foi fundada em 2003 por Andrew Chen e Johan Lam. O nome da marca é inspirado por um versículo da Bíblia, João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

A marca começou em Nova York fazendo camisetas e por volta de 2010 decidiu concentrar-se no denim. Eles começaram a comprar tecidos japoneses da Kuroki Mill e fizeram uma parceria com a Tanner Goods, que fabrica os patches de couro. Os jeans são feitos nos Estados Unidos, em São Francisco.

De lá pra cá anos, a 3Sixteen conseguiu mais do que a maioria das pessoas no negócio do denim que ousam sonhar. Trabalham com tecidos desenvolvidos especialmente para eles e além da marca, cada fundador ainda opera uma filial da loja Self Edge em suas respectivas cidades, Nova York e Los Angeles.

Os Jeans da 3Sixteen

jeans na banheira para encolher

O preço das calças jeans da 3Sixteen varia entre $ 220 e $265. Os tecidos que eles usam tem um toque suave, e essa pode ser uma das razões para o sucesso comercial da marca.

O denim da linha principal é sanforizado e calandrado mas mantém um nível bem legal de personalidade, com bastante textura. Ele desbota com rapidez e bastante contraste, bom para quem quer aquele aspecto vintage rapidamente. Todas as calças vem com as pernas bem longas para a pessoa fazer a bainha na altura que agradar.

Além do jeans padrão, eles também trabalham com uma linha não sanforizado. São os tecidos “kibata”, que em japonês significa “loomstate”que em portugues é tipo… direto do tear. É o jeans sem sanforização e nenhum outro processo pós ser tecido.

Cortes das calças 3Sixteen

3-Sixteen-Shadow-Selvedge-Fade-2

A 3Sixteen tem quatro cortes: SL, ST, CS, CT.

  • O SL é o “Straight Leg”, um corte reto e slim.
  • O corte ST é o “Slim Taper”, um corte slim fit que afunila do joelho para baixo.
  • O corte CS é o “Classic Straight”, baseado na Levis 501 1947, com a cintura mais alta e perna mais espaçosa do que o ST.
  • Por último, o CT é um corte “Classic Tapered”. Ele tem a cintura alta, coxa mais ampla do que o ST e também afunila do joelho para baixo.

O corte da minha calça é o SL, Straight Leg.

Assim como a Levis tem o 501, a 3Sixteen também tem uma nomenclatura específica para as calças, que tem nomes como CT-101x e ST-120xk

  • As primeiras duas letras se referem ao corte;
  • O primeiro número indica a cor do fio da urdidura. O número 1 representa urdidura indigo e 2 é preta;
  • O segundo número indica a cor do fio da trama. O número 0 é branco, 2 é preto, 3 é branco e pesado e 4 é marrom;
  • O terceiro número indica a série, e os jeans da mesma série seguem uma sequência;
  • O “x” indica se a calça é selvedge;
  • A última letra, k, mostra que o jeans não é sanforizado.

O modelo da minha calça é o SL-120xk.

Review da calça 3Sixteen Shadow Selvedge

3sixteen-shadow-selvedge-faded

Desde que eu vi a foto do primeiro shadow jeans eu fiquei encantado como rico contraste do azul meio coral com um marinho intenso. Descobri que esse jeans desbota com muito contraste porque tem o urdume preto e a trama azul escura. Logo depois, eu vi a foto acima (não é o meu jeans) no blog da 3Sixteen de um shadow selvedge totalmente desbotado e decidi que iria comprar essa calça.

Estava na loja Mister Freedom, em Los Angeles, encontrei o ator Milo Ventimiglia que estava vestindo uma calça bem legal com uma bonita bota Wesco´s. Puxei o papo mas suspeito do mundo (“Olá, calça e bota legal”) mas o ele entendeu e começamos a conversar sobre vintage, Inspiration La, botas e motocicletas. Ele confirmou que era o Shadow Denim da 3Sixteen, e que a Self Edge Los Angeles ficava bem na esquina. Isso foi em Fevereiro do ano passado, quando resolvi que era hora de finalmente comprar o meu!

Olha a gente aí, com os jeans e a bota em questão:

bota wesco preta

3Sixteen Milo Ventimiglia

Andei até a Self Edge, uma das lojas de jeans mais legais do mundo, e como sempre, recebi um atendimento de primeira. Você pode ter certeza que sempre será bem atendido pela equipe, seja nas lojas ou no site. A compra foi ainda mais especial porque um dos fundadores da 3Sixteen, o Johan, estava lá para o Inspiration LA.

Como é a numeração do Straight Leg da 3Sixteen?

Pessoal, o corte é reto mas ele não é largo. A cintura também é baixa, diferente de calças retrô. É um corte bem reto moderno.

Como a calça encolhe, eu comprei o tamanho 36. Para vocês terem uma base de comparação, visto tamanho 34 nos jeans Levis Vintage Clothing 1944 e 1933 e tamanho 33 no jeans LVC 501 1966 e 1957 (todos também não sanforizados).

O bacana é que a 3Sixteen tem todas as medidas dos jeans no site dela, inclusive com comparativo entre antes e depois. Esse foi o primeiro jeans não sanforizado que comprei. Existem duas opções de Shadow e eu fui preferi escolher a Kibata, que não passou pelo pré encolhimento.

Gostei mais do toque e da textura irregular que o tecido tem. Foi fundamental ter a ajuda do vendedor e informações ricas da própria marca, que já calcula o encolhimento e pode te recomendar o tamanho ideal.

Shadow Selvedge Kibata – O que torna este tecido tão especial?

3-Sixteen-Shadow-Selvedge-Sao-Paulo-(1-of-1)

O jeans é muito legal. Ele é meio grosseiro, irregular. A sanforização, para quem não conhece o conceito, é um processo de pré encolhimento. Esse processo também achata as fibras e deixa o tecido mais liso e uniforme. O denim não sanforizado saiu quentinho do tear e permite apreciação dos detalhes do tecido antes dele ser “corrigido”

O tecido Kibata da 3Sixteen não é apenas não sanforizado. Os fios da trama também foram modificados e a tecelagem foi executada com uma tensão muito baixa. O resultado é um tecido ainda mais áspero e… crocante, acho que seria a melhor palavra mesmo. O tecido é mais próximo dos jeans vintage, feitos antes das fábricas desenvolverem a tecnologia para fabricarem produtos mais padronizados.

Mais irregularidades na trama significa que o tecido vai envelhecer de um jeito especial. As partes mais altas nessa irregularidade vão desbotar mais rapidamente e as partes mais baixas vão demorar mais para desbotar. Além do contraste, você também vê muitos tons de azul diferentes quando olha a calça de perto.

Antes e depois – Altos contrastes na evolução desse denim incrível!

Blue Blue Japan Indigo Sashiko Hunting Jacket

O mais legal de usar uma calça assim é que a sua felicidade não diminui com o tempo. Existe uma regrinha de comportamento humano que diz que a nossa felicidade vai la em cima com uma nova experiência, atinge o pico, e depois desce e estabiliza nos níveis normais. Você só sente impacto emocional novamente se perder aquela novidade. Por exemplo, feliz pra caramba quando compra um carro e depois vira uma coisa normal na vida.

É o mesmo pra um produto simples como uma calça jeans. O fato do tecido jeans cru estar em constante mudança mantém você apaixonado pela sua compra e interessado por muito mais tempo. Quer usar e curtir para ver o que vai dar!

A calça começa quase preta, como na foto acima (eu tinha acabado de comprar) e com o tempo fica assim:

3Sixteen Kibata Shadow Selvedge Fades

Estava preocupado com a perda de cor se eu deixasse de molho para encolher, mas depois de ver várias fotos no Instagram eu decidi seguir a recomendação do guia elaborado pela 3Sixteen e coloquei a calça na banheira com água quente por 30 minutos. A água ficou azulada, mas o jeans não perdeu muita cor e desbotou maravilhosamente com o uso.

Olha só como ele ficou interessante, e reparem como a parte de dentro é preta:

3Sixteen Kibata Shadow Selvedge Fades

3Sixteen Kibata Shadow Selvedge Fades

3Sixteen Kibata Shadow Selvedge Fades

3Sixteen Kibata Shadow Selvedge Fades

Já estou usando há mais de um ano e ela é totalmente minha. Super confortável e inclusive está bem mais azul depois que lavei logo após ter tirado essas fotos.

Eu recomendo a 3Sixteen para quem quer um jeans moderno feito com um denim interessantíssimo. Isso pode parecer banal mas geralmente as marcas que partem para a proposta minimalista e contemporânea tem tecidos brutos mas bem genéricos sem relevo e textura diferenciada. Com a 3Sixteen você consegue parte do que é legal na proposta vintage sem precisar se comprometer com o visual retrô.

Como sempre, estou a disposição se você precisar de ajuda para efetuar a sua compra ou se tiver mais alguma dúvida! Pode enviar um e-mail para [email protected] ou me passar um direct pelo Facebook ou Instagram.

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

    Deixe uma Resposta