0
Roupas

Calça Jeans Levis 501: Guia de Numeração Para a Linha Levi’s Vintage Clothing

Calça Jeans Levis 501 da Levi's Vintage Clothing

Você sabia que a Levis tem uma linha de calças jeans dedicada a recriar a sua história? A Levis Vintage Clothing busca inspiração no passado e resgata os designs mais marcantes na história da marca.

Os principais produtos da Levis Vintage Clothing são reproduções de versões do jeans Levis 501 lançadas ao longo dos mais de 100 anos da marca que inventou a calça jeans.

Bem legal né? Mas agora vem a boa notícia…

A Levis Brasil disponibilizou essas calças Levis 501 premium em sua loja online. Agora se prepara: todos os jeans estão com um super desconto!

Eu aproveitei a promoção, mas não foi fácil comprar.

Cada modelo tem uma modelagem diferente. Os cortes são reproduções de jeans vintages, e a calça mudou bastante de uma década para outra.

Pensando nisso eu resolvi escrever escrever tudo o que sei sobre cada versão do jeans Levis 501 para ajudar você a aproveitar essa baita oportunidade.

A Levi’s 501, A Primeira Calça Jeans da História

A Levi Strauss & Co. fez a primeira calça jeans em 1873. O tecido resistente, hoje conhecido como raw denim, e os bolsos reforçados por rebites patenteados foram duas inovações. O jeans foi um enorme sucesso entre os trabalhadores da indústria de mineração e construção e entraram para a história do workwear.

O número 501 apareceu em 1890– provavelmente relacionado à numeração do lote de tecidos. A partir de então ele foi adotado para designar as já famosas calças denim.

Esse nome se manteve ao longo das décadas, acompanhando cada mudança do Levis 501. O jeans carro chefe da Levis passou por mudanças que refletiam o estilo de cada época. É um dos maiores ícones da moda, que acompanhou as mudanças culturais e quebrou todas as barreiras.

A linha Levi’s Vintage Clothing entrou em cena para resgatar esse passado riquíssimo. Ela reproduz o corte e os mínimos detalhes de alguns anos que marcaram a história do jeans. O nome das calças dessa linha é Levis 501 + o ano da calça original.

Porque o Levis 501 da Levi’s Vintage Clothing é Diferente

A principal diferença das calças Levi’s Vintage Clothing para a Levis 501 normal é a modelagem. O tamanho das calças variam. Elas tem cinturas diferente, larguras diferentes, etc. É por causa dessas diferenças que você precisa conferir qual é a sua numeração.

A segunda grande diferença é o tecido. Cada calça tem o seu tecido. A Levis trabalhou com seus fornecedores para recriar o denim com base em calças vintage.

Por último, cada calça tem pequenos detalhes que variam de ano para ano. Esses detalhes refletem o contexto histórico e enriquecem a história do produto.

A seguir vou explicar como essas diferenças impactam no tamanho que você deve comprar.

Tecido: Raw Selvedge Denim

Os jeans da Levis Vintage Clothing são feitos com selvedge denim. É um detalhe que existia nos jeans quando o denim era feito em teares mais estreitos. Esses teares foram substituídos por outros mais rápidos e esse detalhe na borda do tecido se perdeu.

Na maioria dos casos esse jeans também é raw denim (denim bruto) e não foi sanforizado (pré encolhido). O denim bruto não passou por nenhuma lavagem ou processo de desgaste artificial. O jeans é azul escuro e tem um aspecto áspero.

As com lavagens foram pré encolhidas. As lavagens reproduzem calças antigas que a equipe de historiadores da Levi’s garimpou.

Selvedge Denim

O selvedge denim tem menos aproveitamento. Ele foi abandonado quando as fábricas trocaram teares estreitos por outros mais largos e rápidos. O selvedge fica muito legal quando você usa a barra da calça dobrada.

O jeans de cada calça é diferente. Algumas são mais escuras, outras mais azul. Umas tem textura peluda, outras mais lisas. O peso também varia: algumas calças são feitas com denim mais leve, e outras com jeans pesado.

O 501 da LVC resgata o tecido original. Inclusive, eles usam o denim produzido pela Cone Mills, que fornece jeans para a Levi’s há mais de 100 anos. O vídeo acima conta um pouco dessa parceria histórica.

Leia mais sobre o Selvedge Denim.

Raw Denim

O raw denim é o jeans bruto, sem nenhuma lavagem. A Levi’s chama isso de rigid.

Por não ter sido lavado ele tem bem mais índigo e vai desbotar a medida que você usa. A ideia é que a calça jeans torne-se uma segunda pele, reagindo ao seu dia-a-dia. A calça jeans conta uma história!

Com o tempo você vai ter uma calça com o clássico “azul Levis” e aquela cara de surrada naturalmente que todo mundo gosta mas nenhuma máquina consegue reproduzir.

Leia mais sobre o raw denim.

Sanforização: É Aqui Que o Bicho Pega

A Sanforização é um processo de encolhimento. Quando você vê que um tecido é “pré encolhido”, ele foi sanforizado.

As calças encolhem no comprimento (principalmente) e um pouco na largura quando são lavadas pela primeira vez. A cintura e a largura cedem um pouco com o uso, mas é impossível recuperar o comprimento.

Antes desse processo ser inventado, as pessoas compravam as calças jeans e deixavam de molho antes de usar. Em uma cena famosa do filme Quadrophenia, o personagem principal veste o jeans molhado para ele se moldar ao corpo enquanto encolhe.

O raw denim da LVC não foi sanforizado para resgatar esse “ritual” e porque o tecido fica mais irregular, com uma textura bem rica.

Pode ser necessário comprar um tamanho maior para acomodar essa margem de encolhimento. Eu tenho algumas calças assim e documentei o processo. Veja o antes e depois de um dos meus jeans não sanforizados.

Lista de Jeans 501 Que Não São Sanforizados no Site da Levi’s Brasil

Para facilitar eu compilei uma lista de todos os jeans no site da Levi’s Vintage Clothing que não são sanforizadas e vão encolher mais do que o normal quando entrarem em contato com a água pela primeira vez.

As seguintes calças são feitas em raw denim não sanforizado e vão encolher cerca de 5 cm no comprimento, 3 cm na cintura, e um pouco na largura da perna:

É difícil dizer ao certo quando cada calça encolhe porque isso varia de tecido para tecido, da temperatura da água, e do tempo que ela ficar na água.

Não da para colocar uma regra geral porque além disso tudo, cada calça tem seu corte e suas medidas. O melhor conselho é comparar as medidas da tabela com as de uma calça que te sirva bem.

Se algum desses modelos estiver apertado ou curto quando vestir pela primeira vez, troque na hora.

Corte: As Diferentes Modelagens da Levi’s 501

Calça jeans Levis 501 da Levis Vintage Clothing

Ok. Agora todo mundo já sabe que algumas calças Levis da linha vintage vão encolher bastante depois de ver água pela primeira vez.

Pra acertar na hora de comprar o jeans online preste atenção nas medidas da calça!

A modelagem dos jeans Levis 501 mudou muito com o tempo. No início, o jeans tinha botões para suspensórios e eram bem largos. Nos anos 40, eles começaram a ficar mais justos, e por aí vai.

Legal né? Cada modelo reflete o estilo de sua época.

Antes de entrar em mais detalhes sobre cada modelo eu acho legal explicar como medir a sua calça jeans e também como é o sistema de numeração da Levis.

Como Medir a Calça Jeans

As Levis 501 tem duas numerações no sistema americano: Waist (Cintura) e Lenght (Comprimento).

Essas numerações estão na etiqueta externa e na etiqueta interna. Na loja online da Levis aparece no seguinte formato: 30 x 34, 32 x 34, 36 x 34, etc.

O primeiro número é o tamanho da cintura. Ele deveria significar quando mede (em polegadas) a cintura do jeans. O problema é que a etiqueta nem sempre reflete a medida real.

O segundo número, é o comprimento. Esse comprimento é medido pela parte de dentro da perna. Lembre-se que aqui é onde a calça mais vai encolher depois de lavar.

  • Como Medir a Cintura da Calça (Waist)

Como Medir a Cintura da Calça

  • Como Medir o Gavião da Calça (Front Rise)

  • Como Medir a Coxa da Calça (Tight)

  • Como Medir a Boca da Calça (Leg Opening)

  • Como Medir o Comprimento da Calça (Inseam)

Como Medir o Comprimento da Calça

Agora pegue uma calça, tire as medidas, e compare com as medidas de cada jeans 501 da Levis Vintage Clothing nas tabelas abaixo.

Lembrando que as medidas são antes de lavar a calça. Subtraia uns 3 cm na cintura e 1,5 cm na coxa.

Medidas das calças jeans Levis 501 da Levis Vintage Clothing

A tabela de medidas no site da Levi’s está errada. Ela mostra a mesma medida para todos os 501, mas cada um tem um corte diferente. Desconsidere aquelas medidas!

Lembre-se: As calças brutas não sanforizadas vão encolher em média 1 numeração depois que lavar. Você não precisa deixar de molho antes de lavar mas as marcas de uso podem ficar em lugares estranhos se o jeans encolher demais. Veja aqui como encolher a calça antes de começar a usar.

As calças com lavagem não encolhem. A medida delas vai ser menor do que a dessas tabelas.

  • Levis 501 XX 1890

Calça Jeans Levis 501 1890

O jeans Levis 501 de 1890 é uma reprodução da primeira calça jeans criada.

Ele é feito com denim de 9 onças (12 onças depois de lavar) não sanforizado. Essa calça vai encolher um tamanho. Se você veste 32, compre 33.

O corte tem cintura alta e perna reta. A calça tem apenas um bolso atrás, rebites expostos (incluindo na virilha), botões para suspensório, fivela ajustável e patch de couro.

O famoso arco no bolso de trás não é feito com uma máquina de costura dupla, mas sim duas passagens de uma máquina com uma agulha. Isso é bem legal porque a costura não fica completamente simétrica.

Tamanho Waist (cm) Front Rise  (cm)    Tight (cm)  Leg Opening (cm) Inseam (cm)
30 76,2 33,02 27,94 21,59 86,36
32 81,28 34,29 29,21 22,86 86,36
33 83,82 35,56 30,48 22,86 86,36
34 86,36 35,56 31,75 22,86 86,36
36 91,44 36,83 33,02 24,13 86,36
  • Levis 501 XX 1922

Calça Jeans Levis 501 1922

A Levis 501 1922 marca o primeiro ano que os passadores para cinto apareceram na calça. Elas agora tem tanto os botões para suspensório e a fivela ajustável quanto a opção de usar com cinto.

A cintura continua alta e o corte é bem solto. O jeans é de 9 onças (12 depois de lavar) e os rebites continuam expostos. Ao contrário da 1890, ela tem dois bolsos atrás.

A medida da cintura é bem maior do que a medida da etiqueta. Você pode comprar o seu tamanho normal que ela vai servir depois de encolher.

Tamanho Waist (cm) Front Rise  (cm) Tight (cm) Leg Opening (cm) Inseam (cm) 
30 83,82 31,75 29,21 22,86 91,44
32 88,9 34,29 30,48 22,86 91,44
33 91,44 35,56 30,48 22,86 91,44
34 96,52 35,56 31,75 22,86 91,44
36 99,06 36,83 33,02 24,13 91,44
  • Levis 501 XX 1944

Calça Jeans Levis 501 1944

Jeans leve, feito com denim de 10 onças da Cone Mills. Essa é a calça que aparece em todas as fotos da época da Segunda Guerra Mundial.

Os Levis 1944 501XX tem detalhes que refletem o racionamento têxtil imposto pelo governo dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Os rebites do bolso para relógio foram removidos, assim como o rebite na virilha (que nunca mais voltou) e a fivela ajustável atrás da calça. O detalhe mais curioso é que o famoso arco no bolso é pintado, para economizar linha. A tinta desaparecerá com o tempo.

O corte do 1944 é generoso, com a cintura ainda relativamente alta. Eu recomendo que você compre o seu tamanho normal.

Tamanho Waist (cm) Front Rise (cm)  Tight (cm)     Leg Opening (cm) Inseam (cm)
30 78,74 31,75 25,4 21,59 86,36
32 83,82 33,02 26,67 21,59 86,36
33 86,36 34,29 26,67 21,59 86,36
34 88,90 34,29 27,94 22,86 86,36
36 93,98 34,29 29,21 24,13 86,36
  • Levis 501 XX 1947

Calça Jeans Levis 501 1947

Esse é o primeiro jeans a cair nas graças do povo. Ele é feito com denim de 12 onças (14 depois de lavar).

Antes da Guerra a calça era utilizada apenas por operários e trabalhadores braçais. Depois da Guerra, muitos soldados voltaram para casa e continuaram vestindo as suas. O jeans começou a ganhar status de cool e rebelde.

As matérias primas voltaram a ficar disponíveis após a Segunda Guerra Mundial e o corte foi atualizado, ficou bem ajustado. 

A Levis começou a produzir a todo vapor para atender a grande demanda dos consumidores. O 501 de 1947 é feito com denim de 12 onças e seguiu sem os botões para suspensórios e a fivela ajustável.

Os rebites estão de volta, e pela primeira vez o arco no bolso é feito com uma máquina de costura dupla, formando o famoso diamante no meio.

O Levis 1947 501XX tem a perna reta e a coxa mais apertada. Compre um tamanho maior. O ideal é deixar uns 5 cm a 6 cm de folga na cintura para ele encolher. Se for pré lavado, pode comprar a sua numeração.

Tamanho Waist (cm) Front Rise (cm)    Tight (cm)     Leg Opening (cm) Inseam (cm) 
30 76,2 29,21 24,13 20,32 86,36
32 81,28 30,48 25,4 21,59 86,36
33 83,82 30,48 25,4 21,59 86,36
34 86,36 31,75 25,4 21,59 86,36
36 93,98 31,75 27,94 22,86 86,36
  • Levis 501 XX 1954

Calça Jeans Levis 501 1954

O primeiro 501 lançado oficialmente na costa leste dos Estados Unidos. Foi o primeiro Levis 501 a usar zíper e o corte não é tão reto. A perna faz um “taper” até a boca, que é uma das menores. Se você comprar o seu tamanho pode usar como se fosse um jeans mais skinny.

A cintura é alta e os rebites do bolso passam a ficar escondidos sob o tecido.

Deixe uns 5 cm de folga na cintura porque a calça vai encolher.

Tamanho Waist  (cm) Front Rise (cm)      Tight (cm)     Leg Opening (cm) Inseam (cm)
30 76,2 26,67 25,4 17,78 86,36
32 81,28 27,94 25,4 19,05 86,36
33 83,82 27,94 26,67 19,05 86,36
34 86,36 29,21 26,67 20,32 86,36
36 93,98 30,48 27,94 21,59 86,36
  • Levi’s 501 XX 1955

Calça Jeans Levis 501 1955

O 1955 tem o famoso corte dos anos 50, vestido por Marlon Brando e James Dean. A silhueta é meio boxy, com cintura alta. Agora o jeans bombou de vez! Algumas escolas chegaram a proibir os alunos de usar!

O corte mudou na direção oposta (o 1954 ficou mais apertado e no ano seguinte ele voltou a ficar mais parecido com os primeiros 501). É feita com denim de 12 onças e os rebites novamente estão escondidos. É a primeira calça 501 com a etiqueta vermelha dupla face (antes o Levi’s era só de um lado).

O Levi’s 1951 501XX é grande. Se comprar um tamanho acima ele vai encolher e você vai ter um corte mais relaxado. Se comprar o seu tamanho vai ter uma calça um pouco mais justa. A escolha depende do seu gosto.

Tamanho Waist (cm) Front Rise (cm)    Tight (cm)     Leg Opening (cm) Inseam (cm)
30 76,2 30,48 26,67 21,59 86,36
32 81,28 31,75 27,94 22,86 86,36
33 83,82 31,75 27,94 22,86 86,36
34 86,36 33,02 27,94 22,86 86,36
36 93,98 34,29 30,48 24,13 86,36
  • Levi’s 501 XX 1966

Calça Jeans Levis 501 1966

Uma grande mudança. As calças de 1966 não tem rebites.

Ao invés deles, os bolsos são reforçados por costuras “bartacks”. A Levis resolveu remover os rebites, que ficavam aparentes a medida que o tecido do bolso se desgastava, e arranhavam as mobílias.

A calça é feita de denim 12 onças e o patch não é mais de couro.

O corte reflete a tendência da época de roupas mais apertadas. A coxa da calça lembra a do Levis 501 1947, e a boca é mais apertada, como a do 1954.

Compre o seu tamanho se quiser um jeans quase slim com boca menor, ou um tamanho acima se quiser algo mais clássico.

Tamanho Waist (cm) Front Rise (cm)      Tight (cm)    Leg Opening (cm) Inseam (cm) 
30 78,74 27,94 25,4 20,32 86,36
32 83,82 29,21 26,67 21,59 86,36
33 86,36 29,21 26,67 21,59 86,36
34 88,90 29,21 27,94 21,59 86,36
36 93,98 30,48 29,21 21,59 86,36
  • Levi’s 501 XX 1978

Calça Jeans Levis 501 1978

O Levis 1978 tem a cintura bem mais baixa e é mais slim, assim como o 1966. Outra mudança foi a etiqueta. Ela passou a ter “Levis” com “e” minúsculo ao invés de LEvis com o “Big E”.

Tamanho Waist (cm) Front Rise (cm)      Tight (cm)    Leg Opening (cm) Inseam (cm) 
30 78,74 26,77 25,4 19,05 86,36
32 83,82 26,77 26,67 19,05 86,36
33 86,36 27,94 26,67 20,32 86,36
34 88,90 27,94 27,94 20,32 86,36
36 93,98 29,21 29,21 21,59 86,36

Acabou!

Aproveite que a Levis Brasil trouxe a Levis Vintage Clothing!

Infelizmente a confusão de numeração e o desconhecimento da diferença entre as linhas pode ter sido ou dos motivos para a calça entrar em uma promoção tão pesada. Espero que com este post você fique confiante na escolha do tamanho, sabendo que está comprando uma das melhores calças jeans do mundo, feitas com selvedge raw denim.

Depois dessa ação da Levi’s eu vou ter o Levis 501 1933, Levis 501 1944, Levis 501 1947 e Levis 501 1966. Já mostrei como é o meu 1933 em dois posts, aqui, aqui. Em breve vou fotografar os outros e mostrar as diferenças!

Caso não encontrem o seu tamanho no site e tenham interesse em algum dos modelos podem deixar um comentário que eu ajudo a encontrar!

Se você curtiu toda essa história por trás do jeans eu recomendo esse livro sobre a história da Levis.

Existem muitas outras marcas bacanas de jeans raw denim. Se o assunto interessa, eu recomendo que comecem com esse post sobre 11 marcas de jeans que você precisa conhecer e esta postagem com as minhas lojas favoritas para comprar jeans.

Você também pode gostar

10 Comentários

  • Responder
    11 Marcas de Raw Denim Que Você Precisa Conhecer
    09/07/2017 at 23:03

    […] Tem uma outra linha da Levi’s que é um pouco mais cara. A Levi’s Vintage Clothing reproduz jeans 501 antigos e cada modelo é batizado com o nome do ano de referência. As calças tem cortes diferentes e várias peculiaridades. Clique aqui para conferir todos os modelos da linha Levi’s Vintage Clothing e suas medidas. […]

  • Responder
    Kenny
    10/07/2017 at 10:21

    Excelente post Lucas. Comprei a Levi’s 501 XX 1954 e seu post me ajudou muito na hora de finalizar a compra pois estava com dúvida nos tamanhos porque jeans normalmente uso 42 mas como esse tem o lance da não sanfonização e tals acabei comprando o tam 44. Grande abraço.

    • mm
      Responder
      Lucas Azevedo
      10/07/2017 at 23:14

      Valeu demais! Espero que sirva.

      Se você preferir pode usar sem encolher, mas eu não recomendo. Tem o risco do jeans desbotar e as marcas ficarem em lugares estranhos quando tiver que lavar.

      Quando for colocar de molho regule o tanto que acha que precisa encolher pela temperatura e o tempo. Quanto mais quente a água e quanto mais tempo você deixar, mais encolhe.

  • Responder
    fulvioroberto
    10/07/2017 at 16:40

    Lucas, tudo bem? Destas calças que você postou o link acima, da lista “Lista de Jeans 201 que não são sanforizados no site da Levi’s Brasil”, você saberia me dizer quais delas são azul, daquele azul clássico da levis? Me parece que algumas são de outras tonalidades, mas é impossivel ter certeza devido à baixa qualidade das fotos da Levis. Obrigado

    • mm
      Responder
      Lucas Azevedo
      10/07/2017 at 23:12

      Oi Fulvio. Você consegue postar uma foto ou um link do que você chama de “azul clássico da Levi’s”?

      A cor dos 501 Raw (esses com a cor uniforme) é um azul bem escuro. Ele fica mais claro e azulado depois da primeira lavagem. É o azul que aparece em filmes antigos, da década de 1950, por exemplo. As desbotadas que estão no site é como elas podem ficar se você usar muito (em teoria).

      São feitos com tecidos próximos, o mais fiel possível, ao ano de fabricação da original (produzido pela mesma fábrica, a Cone Mills). Mais clásico do que eles não tem!

  • Responder
    Hugo
    11/07/2017 at 16:55

    Excelente post Lucas.
    Obrigado por compartilhar esse conhecimento.
    Saberia nos dizer qual destes modelos, após a 1ª lavagem, adere melhor ao corpo criando aqueles desgastes legais, os”fades”, tipicos de raw denim? Obrigado.

    • mm
      Responder
      Lucas Azevedo
      11/07/2017 at 17:41

      Oi Hugo. Tranquilo?

      Sabe a lista que tem no post com os modelos não sanforizados? Estes são os que vão desbotar melhor.

      Você tem duas opções:

      – Usar o máximo de tempo possível sem colocar ele na água, para depois lavar (vai encolher mais ou menos dependendo da temperatura da água e de quanto tempo ficar de molho).

      – Deixar de molho antes de começar a usar. O jeans vai perder um pouco do azul escuro.

      Dos dois jeitos vai dar certo!

      Abs!

  • Responder
    Hugo
    11/07/2017 at 22:24

    Obrigado Lucas.
    A maioria desses jeans tem o preço inicial de 200$. É bom vê-los com um preço mais acessível, ainda mais sendo Levis.
    Novamente obrigado pela dica.
    Forte abraço.

  • Responder
    Jeans Desbotados: O Passar dos Anos dos Meus Raw Denim
    24/07/2017 at 22:54

    […] de usar eu deixei ela de molho, então quem comprou um jeans da Levi’s Vintage Clothing pode ficar tranquilo que ele vai desbotar mesmo depois de molhar pela primeira […]

  • Responder
    Jeans Desbotados Naturalmente: A Incrível evolução do Raw Denim
    24/07/2017 at 22:58

    […] de usar eu deixei ela de molho, então quem comprou um jeans da Levi’s Vintage Clothing pode ficar tranquilo que ele vai desbotar mesmo depois de molhar pela primeira […]

Deixe uma Resposta